A Docent no Ensino Superior
Por: Silvanocapaleti • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.225 Palavras (5 Páginas) • 332 Visualizações
Unidades – 3 e 4 – DIDATICA NO ENSINO SUPERIOR
quais são as características necessárias a um bom docente de ensino superior?
PRINCIPIOS PARA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Texto: Silvano Capeletti Ferreira – 24 de abril de 2018
No passado, compreendia-se que os alunos do ensino superior seriam pessoas adultas, formadas intelectualmente e que não precisariam de um direcionamento pedagógico.
Bastava apenas uma boa comunicação e um conhecimento amplo no âmbito em que pretendesse lecionar. Conforme Silva e Borba (S.D.I) [...]Os estudantes universitários, por já possuírem uma “personalidade formada” e
por saberem o que pretendem, não exigiriam de seus professores mais do que competência para transmitir os conhecimentos e para sanar suas dúvidas”.
Além de um amplo conhecimento em sua área e bom desempenho pedagógico, o docente universitário deve ter uma base solida em conhecimentos gerais.
Isto é, “ir além do conhecimento em sua área, ter uma visão geral de tudo que passa ao seu redor e o que o discente anseia.
Desta forma, o Professor universitário deverá ter consciência do seu papel, sabendo que nos dias atuais, principalmente com a globalização, o aluno possui senso critico, visão holística sobre os assuntos abordados e poderá sempre refutar as ideias e métodos apresentados. Embora o docente tenha total controle do conteúdo a ser apresentado, “deverá sempre sair de sua zona de conforto”, buscando conhecer cada vez mais o universo, as aspirações do discente. Isto será possível com “pesquisa, domínio pedagógico e integração ao mundo globalizado”.
Pesquisas feitas com alunos durante os cursos de graduação, trás a maioria
das reclamações referindo-se a “falta de didática dos professores”. Por este motivo, aumenta a cada dia a oferta de cursos para Didática do Ensino Superior, este é um sinalizador de que “o docente deve se preocupar em como o conteúdo está sendo absorvido pelo aluno e não somente em aplicar o seu conteúdo programático”.
Para (Abreu e Masetto, 1986 apud Silva e Borba, S.D.I), uma das mais importantes opções feitas pelo professor, dá-se entre o ensino que ministra ao aluno e a aprendizagem que este adquire.
O Docente deve acompanhar o processe de entendimento do aluno, conhecer suas limitações e trabalharem juntos.
O termo didática, deriva do grego didaktiké, que tem o significado de arte do ensinar. Seu uso difundiu-se com o aparecimento da obra de Jan Amos Comenius (1592 – 1670). Didática Agna, ou Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos, publicada em 1657. (Silva e Borba (S.D.I),
O bom docente, consegue adequar a sua didática á uma boa relação, professor-aluno, incentivar o pensamento, desenvolver suas próprias ideias e também conflitos a serem resolvidos.
Segundo Santos (2001, p. 71) Toda atividade precisa ser significativa para o aluno (não mecanizada), ou seja, deve estar relacionada com conhecimentos, experiências e vivencias do aluno, permitindo-lhe formular problemas e questões de interesse, entrar em confronto experimental práticos relevantes, participar do processo de aprendizagem e transferir o que aprendeu para outras situações da vida.
REFERENCIAS
SILVA, DA N. R; BORBA, O. E. A Importância da Didática no Ensino Superior. Sem data indicada.
SANTOS, S. C.D. O Processo de Ensino-Aprendizagem e a Relação Professor-Aluno: Aplicação dos “Sete princípios para a boa pratica na educação do ensino superior”. São Paulo, V.8, N.1, janeiro/março, 2001.
MARTINS, Luiz Paulo. Afinal, o que é ser professor? - Disponível em:
SCHWART, Suzana, BITTENCOURT, Zoraia Aguiar. Quem é o "Bom Professor" Universitário? - Estudante e Professores de Cursos de Licenciatura em Pedagogia dizem quais são as (ideias) qualidades deste profissional. Disponível em:
SILVA, Léa Ribeiro da S. Docência na Contemporaneidade: Desafios para Professores no Ensino Superior.Disponível em:
SOMACAL, Criatiane Maccari; RIBEIRO Mayara F. de B. S. A Identidade do Professor Universitário – Disponível em < http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25079_13293.pdf>. Acesso em 22 abr. 2018
GUALDA, Linda Catarina. A prática docente no ensino superior: a relação professor-aluno e os desafıios de um ensino significativo. Anais dos trabalhos dos professores apresentados no 1º SEMTEC-Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico. , 30, 2014
LIBÂNEO, J. C. Questões de Metodologia do Ensino Superior – A Teoria HistóricoCultural da Atividade de Aprendizagem. Palestra realizada na Pontifícia Universidade Católica de Goiás no dia 05 de agosto de 2003. Disponível em http://www.ucg.br/site_docente/edu/libaneo/pdf/questoes.pdf acessado em 20 de abril de 2018.
RIOS, Gilma Maria; GHELLI, Kelma Gomes Mendonça; SILVEIRA, Ludiana Martins. Qualidades de um professor universitário: perfil e concepções de prática educativa. Ensino em Re-Vista, 23.1: 127-147.
...