A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO ALUNO
Por: Bruna Pedroso • 7/9/2022 • Trabalho acadêmico • 2.790 Palavras (12 Páginas) • 120 Visualizações
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO ALUNO
NOME DE ALUNO 1
NOME DO PROFESSOR2
RESUMO
O tema sobre a questão ambiental nos últimos anos tem sido mais presente no dia a dia das pessoas, encadeando uma nova perspectiva do ambiente em que vivemos. Essa nova tomada de consciência vem sendo despertada desde cedo no âmbito escolar. Com o objetivo de demonstrar o processo de integração ambiental no processo de ensino aprendizagem, recorrentes a estudos e pesquisas iniciadas na área de educação ambiental e pratica pedagógica para uma pratica educativa referente à formação de cidadãos conscientes, demonstrando diversas atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos com vários materiais que podem ser reaproveitados. As modificações ambientais decorrentes das atividades humanas podem constituir em uma degradação do meio em que vivemos, adquiridas ao longo dos anos pela sociedade consumista e inconsciente. Por isso, é importante resaltar a importância da formação dos educadores para desenvolver o trabalho voltado à preservação do meio ambiente não só como ecologia, mas sobre o cotidiano do educando. Desenvolvendo a percepção critica dos alunos sobre o meio em que vivemos. Assim as consequências de suas atitudes no presente resultando o futuro das próximas gerações. Trabalhando a relação entre teoria e prática no ambiente educacional. Essas atividades práticas além das teóricas podem ser desenvolvidas em todas as fases do ensino fundamental com materiais produzidos pelos mesmos com diferentes recursos.
PALAVRAS – CHAVES
Educação. Ambiental. Aprendizagem. Educando. Integração.
ABSTRACT
The theme on the environmental issue in recent years has been more present in people's daily lives, chaining a new perspective on the environment in which we live. This new awareness has been awakened from an early age in school. With the objective of demonstrating the process of environmental integration in the teaching learning process, recurrent studies and research in the area of environmental education and pedagogical practice for an educational practice regarding the formation of conscious citizens, demonstrating several activities that can be developed with the Students with various materials that can be reused. The environmental changes resulting from human activities may constitute a degradation of the environment in which we live, acquired over the years by the consumer and unconscious society. Therefore, it is important to highlight the importance of training educators to develop work aimed at preserving the environment not only as ecology but also about the daily life of the student. Developing students' critical perception of the environment in which we live. So the consequences of their attitudes in the present resulting the future of the next generations. Working the relationship between theory and practice in the educational environment. These practical activities beyond theoretical ones can be developed in all the phases of the elementary school with materials produced by them with different resources.
[pic 1]
1 ACADEMICO DE PERIODO x UNIVERSIDADE X
2 Professor e Orientador sobre a disciplina X DA UNIVERSIDADE X
KEYWORDS
Education. Environmental. Learning. Teaching. Integration.
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir refere - se ao processo de integração ambiental na educação do aluno. Através deste discute se a inserção do tema Educação Ambiental na prática de ensino e aprendizagem. Esse processo é abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais que preveem a inserção do tema no desenvolvimento educacional das crianças.
O objetivo dessa proposta é promover a aprendizagem das crianças do nosso município através de diálogos que possam expressar o conhecimento já trazido pelo educando em do cotidiano. E incentivar o processo a conscientização e preservação sobre o meio em que vivemos e meio ambiente também como ecologia através de atividades de reflexão e pedagógicas.
As reflexões buscadas são sobre atitudes corriqueiras do educando em um ambiente que não seja escolar ou ate mesmo dentro dele. Ações que podem ajudar na integração do homem com o ecossistema da sociedade.
De acordo com documentos oficiais do governo federal (PCN,1997) “A Educação Ambiental traz aos alunos conhecimentos para que estes exerçam sua cidadania de maneira plena, reconhecendo seus direitos e consciente de seu papel na sociedade contemporânea atualmente percebemos que a integração da sociedade com o meio ambiente tem sido conflituosa, onde os aspectos econômicos se sobrepostos a qualidade de vida coletiva.”
A Educação Ambiental é vista como agente de transformação exigindo uma profunda mudança de valores, atitudes e conceitos de toda uma sociedade “Uma nova visão de mundo, o que ultrapassa bastante o universo meramente conservacionista.” BUGGER, 1999, p.34. Sendo assim a educação não visa somente apresentar e apontar problemas visa procurar e desenvolver soluções a esses problemas.
Através da analise desses valores, buscamos reconhecer as atitudes que nossos antepassados fizeram ao meio ambiente e suas conseqüências que podemos observar até nos dias de hoje. Buscando também dialogar sobre as
atitudes que a sociedade tem e as possíveis consequências que poderão deixar para as gerações futuras.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO ALUNO
O desenvolvimento de trabalhos que buscam a educação ambiental, assim como qualquer trabalho educacional não deve e não pode ser realizada de maneira fechada, ou mesmo constituída de práticas.
A Constituição Brasileira de 1988 incorporou em seu texto a Educação Ambiental, conforme o art. 225 ressaltando a qualidade de vida como integrante da própria cidadania. Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam a questão temas transversais do currículo do Ensino Fundamental, mas a sua efetivação no cotidiano escolar ainda deixa muito a desejar e ,em muitos caos , tem se limitando a ações isoladas e ou a entendimentos parcializados sobre a questão ambiental, orientados por uma visão excessivamente ecológica [...] ( SOARES, ET al, 2003, p. 9).
...