TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ALUNOS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS

Por:   •  14/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE BIOLOGIA

Harianne Santos de Freitas

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PRÁTICAS DE ENSINO

SANTARÉM/PA

2013

[pic 3]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE BIOLOGIA

Harianne Santos de Freitas

PROJETO

“FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ALUNOS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS, SANTARÉM - PA.”

[pic 4]

SANTARÉM/PA

2013

APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Desde os tempos antigos, quando a espécie humana começa a se espalhar pelo planeta, o meio ambiente vem sendo alterado. O homem conhece o fogo; e talvez, sem perceber, começa a destruir a vegetação, entre outras coisas, passa a ser um produtor de lixo ativo, lixo esse, que é descartado no ambiente sem qualquer preocupação.

E ao passar do tempo, ou seja, ao longo de sua existência, o homem continua a provocar, com suas atitudes despreocupadas, o que chamamos de desequilíbrio ecológico, ou ambiental.

Fatores como o acelerado crescimento populacional, da urbanização e da industrialização, estão diretamente ligados com as mudanças ambientais que ocorrem diariamente. Nos processos de industrialização e urbanização, o homem apropria-se indiscriminadamente dos recursos naturais, sem se importar com a renovação da fonte ou com as consequências que a sua ocupação pode trazer ao espaço geográfico que o cerca.

Essas práticas se tornam cada vez mais normais e vem sendo passadas a novas gerações, o que causa grande preocupação para o futuro de nosso planeta.

Surge assim à educação ambiental, como instrumento de preservação ou de transformação da sociedade, que em verdade é uma discussão antiga e que novamente se torna protagonista no cenário ecológico.  para gerar na humanidade a necessidade de repensar suas práticas com o meio ao qual está inserida. Essa prática educacional foi à forma encontrada para promover mudanças na mentalidade humana, buscando uma reflexão de suas atitudes com ambiente e um comprometimento com o futuro do planeta.

E foi no contato com as escolas públicas, no município de Santarém, que se pode notar que os alunos trazem para o ambiente escolar algumas atitudes preocupantes, um exemplo clássico é o ato de jogar lixo (papel de balinhas, por exemplo) no chão da sala de aula, nos corredores do prédio escolar e é claro no meio da rua. Atitudes que provavelmente não ficam retidas no âmbito escolar, a final de contas se você não cuida de um lugar onde você usufruir diariamente, o que você fará em um bairro ou uma rua em que você está apenas de passagem?  

Para Moreira (2013, apud M.E, 2013):

É essencial trabalharmos uma consciência ambiental com as crianças e os jovens. Acreditamos que as crianças possuem um método de persuasão natural perante aos adultos. E com linguagem simples e pequenas atitudes, percebemos que elas representam uma mudança significativa na reeducação familiar nas questões ambientais.

Nesse sentido, surge o projeto “FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS”, Como uma campanha de conscientização ambiental, visando mudanças de pensamentos e atitudes nos alunos, que podem e deve ser transmitidas ao restante da comunidade escolar.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Mostrar aos alunos a importância do meio ambiente e despertar neles a consciência ambiental para uma efetiva mudança de atitudes, comportamentos e procedimentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Fornecer informações sobre a temática ambiental, para viabilizar cada vez mais a prática da Educação Ambiental (EA) na sala de aula;
  • Reconhecer responsabilidades individuais e coletivas para com o meio ambiente.
  • Apoiar a formação de uma consciência ambiental, buscando em longo prazo uma mudança de atitudes e comportamentos em relação ao meio ambiente;
  • Planejar ações que contribuam para transformações de qualidade de vida na escola.

REFERENCIAL TEÓRICO

Desde o descobrimento do Brasil as ações humanas deram início ao que hoje pode ser chamado de ‘caos ambiental’, pois com a colonização teve início a degradação do meio ambiente brasileiro. O nome Brasil deriva de uma árvore nativa denominada ‘Pau-Brasil’ e foi com o corte dessa madeira que os colonizadores deram início à destruição do meio ambiente, a ponto de extingui- lá do território nacional (MARQUES & PINHEIRO, 2008).

O meio ambiente inclui todos os fatores que afetam diretamente o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie incluindo a luz, o ar, a água, o solo e os próprios seres vivos que coexistem e habitam no mesmo ambiente (CARVALHO et al., 2001).

A sociedade como um todo é responsável pela preservação do meio ambiente, então, é preciso agir da melhor maneira possível para não modificá-lo de forma negativa (LIMA, 2007).

Durante a década de 60, tornou-se mundialmente reconhecida à necessidade de se ter uma educação voltada para o ambiente, sendo essa necessidade inicialmente suprida durante a Conferência da UNESCO sobre a Biosfera, em 1968, com a sugestão e criação de um programa integrado, contínuo e permanente de educação ambiental (GUERRA, 2000).

Com a necessidade de implantação de uma educação voltada para os problemas atuais e urgentes, preparando a população para viver num mundo interdependente e de recursos naturais limitados, respeitando os princípios e leis da natureza, surge à educação ambiental. (PORTO, 1996), que visa abordar de forma integrada e participativa a busca de soluções para a atual crise ambiental (DIAS, 1998; MERGULHÃO e VASAKI, 1998).

O que chamamos de educação a nível ambiental, nada mais é que um processo no qual são trabalhados compromissos e conhecimentos capazes de levar o indivíduo a repensar sua relação com o meio, de forma a garantir mudanças de atitudes em prol da melhoria da qualidade de vida da sociedade na qual está inserido, bem como reverter situações que possam comprometer a sobrevivência das espécies vegetais e animais e, consequentemente, a manutenção da vida no planeta (SANTOS & RUFFINO, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (548.4 Kb)   docx (213.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com