A EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO
Por: ricardo240 • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.855 Palavras (8 Páginas) • 97 Visualizações
Leia atentamente a reportagem a seguir:
Caminhar ficou perigoso sem lombadas
Dos 42 atropelamentos desde dezembro, 22 ocorreram após início das aulas.
BLUMENAU - Desde que as 52 lombadas eletrônicas espalhadas pelas ruas mais movimentadas da cidade foram retiradas, em dezembro, andar a pé ficou mais perigoso. O número geral de acidentes se manteve estável, mas os atropelamentos aumentaram. Desde dezembro de 2010, 42 pedestres foram atingidos por veículos, um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior. No mês passado, quando as aulas começaram, a situação piorou quando comparada aos meses de férias: foram 22 pedestres atingidos por veículos. A Rua Amazonas é a mais perigosa, com oito acidentes do tipo entre dezembro e fevereiro e os números parciais de março não foram divulgados pelo Seterb*.
A aposentada Maria dos Santos é uma das vítimas. Quarta-feira, às 16h20min, estava na Rua das Missões, indo pedir autorização de uma cirurgia para a filha na Unimed, quando um carro a atingiu sobre a faixa de pedestres, a poucos metros do lugar onde, até dezembro, havia um controlador de velocidade. Maria fraturou a bacia, a pélvis e o fêmur esquerdo. Ficou internada até ontem à tarde.
- Foi muito rápido, não sei de onde apareceu aquele carro. Só senti a pancada e desmaiei. Lembro que ouvia o moço que dirigia o carro dizer que não tinha me visto - conta, segurando um terço azul na mão esquerda.
*Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau.
Fonte: SELL, Priscila. Caminhar ficou perigoso sem lombadas. Jornal de Santa Catarina. Jornal de Santa Catarina. 22 de mar. 2011. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,3247995,16736. Acesso em: 22 fev. 2013.
A partir do conteúdo estudado e da leitura , responda as seguintes questões:
a) Qual a relação entre fiscalização e aprendizagem no trânsito?
R: Segundo nossos estudos podemos observar que a principal relação existente entre fiscalização e aprendizagem é que as pessoas precisam respeitar e praticar os quatros pilares da educação aplicados ao trânsito, sendo que após adquirirem estes valores, passariam a ter uma aprendizagem eficaz, consciente, e sem sombra de duvidas haveria uma respeitável e consciente mudança de suas atitudes, diminuindo assim diversos problemas e acidentes de transito, sendo que após este avanço poderíamos até mesmo pensar um dia em deixar de existir a fiscalização através de lombadas eletrônicas, pois através de uma aprendizagem solida e comprometida com a segurança das pessoas e do trânsito, tornaríamos uma sociedade mais educada e segura obtendo assim em nossa sociedade e um convívio mais pacifico.
b) Poderá existir uma atividade educativa para o trânsito sem aprendizagem e, consequentemente, uma redução na violência viária? Justifique sua resposta.
R: Conforme estudos em nossa unidade de aprendizagem “Educação para o Trânsito”, seria praticamente impossível, pois conforme resposta anterior as pessoas precisam definitivamente exercer e praticar “os quatro pilares da educação”, buscando assim através deste valores a aprender a conhecer as leis de trânsito, a busca por novas tecnologias, cursos de aperfeiçoamento contínuo, aprendendo a conviver sem preconceitos (convivência pacifica), aprendendo a ser ético, valorizando o “ser”, buscando constantemente o respeito a educação e o equilíbrio pacifico como mola mestre e propulsora para um transito mais seguro, sendo assim com estes procedimentos conseguiríamos consequentemente obter uma redução no números de mortes e na violência viária em nosso país.
Questão 2 (3,0 pontos)
Leia o texto abaixo e assista o vídeo a seguir:
Nos últimos anos, observamos que as crianças e os adolescentes do Brasil têm sido vítimas frequentes da violência viária. As vítimas de acidentes provocados pelo trânsito vão além das estatísticas. Conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em 2008, 22.472 crianças e 22.803 adolescentes ficaram feridos devido à violência no trânsito.
O aumento da violência viária envolvendo crianças e adolescentes pode, entre uma de suas causas, ser contextualizado por alguns descuidos dos pais, conforme mostra o vídeo a seguir, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DG3EQQTvQrI&feature=player_embedded - Acesso em: 22 fev. 2013.
A partir da análise do vídeo acima e dos conteúdos estudados, elabore um texto entre 10 e 15 linhas descrevendo a contradição existente nas últimas cenas desse vídeo e como tais situações podem ser minimizadas para garantir a segurança no trânsito.
R: Após análise do conteúdo estudado e o vídeo acima podemos concluir que a violência viária envolvendo crianças e adolescentes, vem crescendo de uma forma assustadora, em relação as últimas cenas deste vídeo postado mostram de forma clara a grande preocupação dos pais, em relação a segurança do seu filhos como exemplo do vídeos onde criança Conforme Resolução N° 277 do Contran - Denatran,onde as cenas mostram a mãe colocando a sua filha na cadeirinha do carro com todo o cuidado necessário, conforme a lei, mas sua atitude no volante, por uma falta de responsabilidade ao olhar o celular, causou um grave acidente, pois desobedeceu art. 252 VI CTB - Dirigir Veículo Utilizando-Se De Telefone ...,resultando assim em mais um acicente de transito por falta de cumprimento da lei,onde consequentemente podemos observar a comparar com dados e estatisticas acimar relatados.Concluindo assim que a forma mais eficaz para diminuir e minimizar estas atitudes e situações como esta seria, colocar como meta a busca consciente e reflexiva na educação para o transito, construindo assim valores positivos e atitudes éticas. Sendo que para finalmente tudo isto se concretize precisaríamos de uma conscientização de todos, através de palestras, campanhas educativas, folders, seminários, cursos, entre outros para o fortalecimento da segurança no transito.
Fonte:
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao_Contran_277.pdf
http://www.mestresdotransito.com.br/2014/01/infracao-de-transito-art-252-vi-ctb.html
...