A EVASÃO ESCOLAR NA EJA NO ENSINO MÉDIO
Por: Sandraoliveira42 • 30/5/2017 • Projeto de pesquisa • 4.101 Palavras (17 Páginas) • 1.652 Visualizações
INSTITUTO CARREIRA
FACULDADE DA AMAZÔNIA
MBA EM GESTÃO EDUCACIONAL E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
LUIZ CARLOS RODRIGUES OLIVEIRA
EVASÃO ESCOLAR NA EJA NO ENSINO MÉDIO
BELÉM - PA
AGOSTO/2011
LUIZ CARLOS RODRIGUES OLIVEIRA
EVASÃO ESCOLAR NA EJA NO ENSINO MÉDIO
Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto Carreira, como requisito para elaboração da monografia de conclusão de curso. Orientado pelo Prof Ms Julio C. da S. Correa.
BELÉM - PA
AGOSTO/2011
SUMÁRIO
- PROBLEMA.........................................................................
- OBJETIVOS.............................................................................
- JUSTIFICATIVA.......................................................................
- REVISÃO TEÓRICA................................................................
- METODOLOGIA......................................................................
- CRONOGRAMA.......................................................................
- BIBLIOGRAFIA.........................................................................
- ANEXOS..................................................................................
1. PROBLEMA
Nos últimos anos nos defrontamos com profundas transformações mundiais, tanto no âmbito da economia, da política, da cultura, como da educação. Com isso, o desenvolvimento científico e tecnológico tem um papel fundamental na formação do cidadão para a vida e para o trabalho, colocando em discussão os fins da educação e a formação dos futuros profissionais, buscando assim soluções para evitar a evasão escolar e consequentemente garantir um ensino de qualidade para os educandos.
Dessa forma, novas propostas para a educação fazem-se necessárias. A inclusão e manutenção do aluno no ambiente escolar é um ponto a ser considerado no desenvolvimento intelectual da sociedade.
Neste sentido, o ensino da EJA é um mecanismo de recuperação que oportuniza ao aluno ingressar no processo de ensino-aprendizagem a qual esteja em distorção de série-idade, mas também nesta modalidade de ensino há o problema da evasão escolar.
Vale ressaltar, que o modelo de ensino tradicional, o qual predomina na EJA, transmitido muitas vezes apenas através da informação verbal e escrita, presente em quase todos os livros didáticos atuais e fortemente enraizado na cultura pedagógica da maioria dos profissionais da área, é impróprio para um efetivo aprendizado neste núcleo.
O aluno pode até "aprender" algumas habilidades na solução de determinados problemas específicos, mas na área de exatas principalmente, quase sempre aprende muito pouco ou quase nada. O que ele adquire muito rapidamente é um desinteresse pelo estudo desta área do conhecimento, pois, quando desvinculada da fenomenologia, ela perde seu maior atrativo e passa a ser uma ciência difícil de ser entendida pela maioria dos alunos. Mas é evidente também a dificuldade relacionada à área de linguagens, onde a interpretação e produção textual têm se apresentado de maneira precária diante das exigências do mercado de trabalho.
É importante ressaltar que os problemas sócio-ecônomicos, psicológicos, de ambientes familiares, questões culturais, as redes de relações, organizações estruturais e curriculares, ações metodológicas e pedagógicas, dentre outros, são elementos que influenciam a trajetória do aluno no processo de ensino. Neste sentido pergunta-se:
- O que leva o aluno do Ensino Médio da EJA a evadir o universo de sala de aula?
2. JUSTIFICATIVA REFEITA
Pretendemos apresentar para discussão as causas da evasão escolar, mais especificamente na Educação de Jovens e adultos, efetuada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Paulo Fontelles de Lima, localizada no município de Belém, no bairro da Pratinha.
O problema da evasão escolar muito preocupa a escola e seus representantes, ao perceber alunos com pouca vontade de estudar, alguns abandonando os estudos um mês após o início das aulas, apresentando grande atraso na sua aprendizagem. Os esforços que a escola, na pessoa da direção, equipe pedagógica e professores fazem para conseguir a freqüência e aprovação dos alunos não asseguram a permanência deles na escola. Pelo contrário, muitos desistem. É preciso considerar que a evasão escolar é uma situação problemática, que se produz por uma série de determinantes, entendida como resultado do fracasso escolar do estudante e da própria instituição escolar.
Portanto, a escola sente a necessidade de combater a exclusão social por meio de um efetivo trabalho educativo voltado a instrumentalizar o aluno com o desenvolvimento eficaz da aprendizagem dos conhecimentos científicos/conteúdos, trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento. Desta forma, esta pesquisa servirá de apoio aos professores e equipe gestora fornecendo dados valiosos sobre os problemas que devem ser combatidos a fim de evitar a evasão escolar.
3. OBJETIVOS
3.1. Geral
Promover uma análise acerca da evasão dos alunos da EJA no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Paulo Fontelles de Lima.
3.2. Específicos
- Identificar os fatores que causam a evasão escolar;
- Conhecer a visão do aluno sobre a escola;
- Analisar a relação aluno – professor – escola – família;
- Verificar a formação do Professor, inicial e continuada;
- Reconhecer as condições físicas, materiais e humanas das escolas;
- Conhecer o currículo das necessidades profissionais dos alunos da EJA.
4. REVISÃO TEÓRICA
Os jovens e adultos têm procurado a escola com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, para conquistar as condições necessárias ao perfil exigido no mercado de trabalho. Entretanto, constata-se que esse interesse não é suficiente para a permanência dos alunos na escola.
Às vezes a falta de interesse do aluno, traduzida na evasão escolar, é uma maneira de mascarar sua incapacidade para se esforçar. Mas em outras ocasiões não é desta forma. O aluno faria um esforço se percebesse que os conteúdos da aprendizagem são úteis, conectados com sua vida diária, atraentes o suficiente para que seu esforço em aprender valha a pena.
...