A Educação Ambiental
Por: Vitória Roque • 28/4/2017 • Trabalho acadêmico • 946 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1]
Aluna:
Vitória Régia Lourenço Roque RA 1647487
POLO
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - DUTRA
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................ 1
DESENVOLVIMENTO........................................................................................................... 2
CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................... 3
REFERÊNCIAS........................................................................................................................ 4
INTRODUÇÃO
Ao longo do tempo, a humanidade utilizou dos recursos naturais para progredir, porém esses usos foram feitos de maneira agressiva e demasiada, o que resultou em impactos ambientais e em uma inconsciência da população com relação ao meio ambiente. Para diminuir essas consequências, ferramentas foram criadas e uma delas foi a Educação Ambiental (EA).
Segundo Cuba (2010, apud BRASIL, 1999) A educação ambiental ganhou notoriedade com a promulgação da Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que instituiu uma Política Nacional de Educação Ambiental e, por meio dela, foi estabelecida a obrigatoriedade da Educação Ambiental em todos os níveis do ensino formal da educação brasileira.
As instituições de ensino têm um papel fundamental na troca de informações e na formação dos valores dos cidadãos. É de suma importância a EA, pois vai além das questões ambientais abordando também o social, econômico e cultural.
O objetivo deste trabalho é explicar de que forma a inclusão do EA no âmbito escolar pode auxiliar no melhor desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º:
Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Dessa forma, os alunos percebem-se como integrantes do meio ambiente, além de assegurar para si o conhecimento para o uso racional dos recursos naturais, colocando em prática o Desenvolvimento Sustentável.
Segundo Medeiros et al. (2011, p 3), a EA no âmbito escolar prepara cidadãos capacitados em participar dos processos sociais, culturais, politicos e economicos referentes a questão ambiental.
A Educação Ambiental é obrigatória em todos os níveis escolares e é essencial aplicá-la nos baixos níveis escolares, onde as criancas ainda estão desenvolvendo o senso e o carater, para elas semearem e colherem um futuro sustentável e uma sociedade solidária, cooperativa, digna, respeitosa e tolerante com a diversidade.
A EA é trabalhada transversalmente com outras disciplinas como a Ciências e Geografia, de acordo com seu principio “o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas na perspectiva da interdisciplinaridade”, assim oferece o conhecimento teórico para ser colocado em prática diariamente, que proporciona colaborar com o desenvolvimento sustentável (Medeiros et al. 2011, p 4). Porém não é o suficiente, já que se passase a ser uma disciplina separada receberia maior importancia e reconhecimento.
A sua Politica Nacional tem como um de seus objetivos “o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade”.
Educar ambientalmente é educar para o crescimento sustentável, acabar com a pobreza, lutar pela igualdade e pela inclusão. A educação para o desenvolvimento sustentável fornece conhecimentos, valores e praticas que norteiam um futuro melhor (UNESCO, [2012]).
A Educação Ambiental é a chave para uma nova visão sobre o mundo, para a mudança de hábitos e estimula a ética ambiental e a cidadania. A EA possibilita o estudante a construir uma sociedade mais justa, ética, solidária, inclusiva, igualitária e sustentável. Semeá-la para as crianças germinaria melhores frutos.
...