A Educação Ambiental
Por: EdileneAlves • 26/5/2015 • Dissertação • 888 Palavras (4 Páginas) • 182 Visualizações
Edilene Alves da Silva
Trabalho de Conclusão de Curso
Curso: Educação Ambiental
Tema: O patrimônio e o desenvolvimento sustentável
Educação Ambiental é uma prática que dialoga com a questão ambiental. E no senso comum, essa prática visa a uma mudança de valores, atitudes e comportamentos para o estabelecimento de outra relação entre o ser humano e a natureza, que deixe de ser instrumental e utilitarista, para se tornar harmoniosa e respeitadora dos limites ecológicos. Uma relação em que agora a natureza não seja mais compreendida apenas como um recurso natural passível de apropriação a qualquer custo para usufruto humano. Informações básicas conceituais sobre a Educação Ambiental (EA) e Cidadania sugerem atividades para a sua prática, fornecendo subsídios para a ampliação dos conhecimentos para que possamos expor os diversos mecanismos legais de ação individual e comunitária permitindo assim o exercício responsável e consciente da cidadania pela comunidade na busca da manutenção e melhoria da qualidade de vida por meio de experiências urbanas. Nesta perspectiva refletiremos o significado e a atuação do ser humano enquanto cidadão planetário para a formação da cidadania, estimulado por estudos e pesquisas que viabilizem soluções para as questões e os problemas ambientais percebidos pela comunidade acadêmica e planetária.
Segundo Guimarães (1995, p.11):
“O que se chama de natureza ou meio ambiente é um conjunto de elementos vivos e não vivos que constituem o planeta Terra. Todos esses elementos relacionam-se influenciando e sofrendo influência entre si, em um equilíbrio dinâmico”.
Observa-se nesta perspectiva que o ser humano é totalmente desintegrado do seu todo, não percebendo as relações de equilíbrio entre natureza e sociedade, agindo de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando assim grandes desequilíbrios ambientais e sociais .Para Dias (1998, p.158), “a Educação Ambiental pode e deve ser o agente otimizador de novos processos educativos que conduzam as pessoas por caminhos onde se vislumbre a possibilidade de mudança e melhoria do seu ambiente total”. Observa-se que a Educação Ambiental e Cidadania não são processos educacionais que caibam em uma sala de aula, pois vão além dos muros da escola, se relacionam com o que as pessoas fazem, desde o motivo porque o fazem e como o fazem. Desde o seu pensamento lógico, à sua consciência e seus sentimentos, até os seus hábitos e condicionamentos. Já para Pedrini (1997, p.285), “o processo pode partir da realidade encontrada, mas não prescinde da ética, do esforço, da solidariedade, da liberdade”. Assim o meio ambiente é tudo o que nos rodeia, o ar que respiramos, a água que bebemos, o solo que faz crescer nossos alimentos, todos os seres vivos, onde quer que vivamos, o meio ambiente estará sempre ameaçado.
Os desertos se alastram e as matas se encolhem, a poluição da água e a do ar ameaçam todas as formas de vida, nossa atmosfera está aquecendo à medida que a camada de ozônio que protege o planeta se desfaz, o aquecimento do mundo pode reduzir a produção de cereais, multiplicar as pestes do gado e favorecer o alastramento da malária e de outras doenças tropicais. As emissões químicas geradas pela queima de combustíveis fósseis combinam-se com a chuva e poluem rios e lagos, destruindo árvores e corroendo as pedras dos edifícios. Cada indivíduo pode desempenhar papel importante na proteção do meio ambiente através de atividades simples como o plantio de árvores, a economia de água ou eletricidade e a reciclagem do lixo podem fazer diferença porque a terra é o nosso lar comum, e assim representa o nosso futuro comum, coletivamente podemos restaurar sua saúde e conservá-la limpa e mais humana.
...