TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação a Distancia

Por:   •  15/12/2015  •  Dissertação  •  3.212 Palavras (13 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

ENSINO A DISTÂNCIA: MODERNIDADE OU BANALIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO?

Allan Felipe dos Anjos Ribeiro

Cíntia Teles Siqueira

Mikaelli Rodrigues Rocha

Pamela Roberta da Costa

Sonara Gonçalves Silva Cassa

Duque de Caxias

2014


INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

ENSINO A DISTÂNCIA: MODERNIDADE OU BANALIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO?

Allan Felipe dos Anjos Ribeiro

Cíntia Teles Siqueira

Mikaelli Rodrigues Rocha

Pamela Roberta da Costa

Sonara Gonçalves Silva Cassa

[pic 1]

Duque de Caxias

2014


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVO        

3        METODOLOGIA        

4        HISTÓRIA DA EAD NO MUNDO        

5        HISTÓRIA DA EAD NO BRASIL        

6        VANTAGENS E DESVANTAGENS DA EAD        

7        EAD: MODERNIZAÇÃO OU BANALIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO        

8        QUESTÕES CRÍTICAS        

9        CONCLUSÃO        

10   BIBLIOGRAFIA        


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, podem ser consideradas as seguintes modalidades de Educação: presencial e a distância. A modalidade presencial é a comumente utilizada nos cursos regulares, onde professores e alunos encontram-se sempre em um mesmo local físico, chamado sala de aula, e esses encontros se dão ao mesmo tempo: é o denominado ensino convencional.          Na modalidade a distância, os alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

A EAD busca corresponder às necessidades de uma pedagogia que se desenvolve por meio de novas relações de ensino-aprendizagem.  Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.

Essa modalidade de educação está crescendo globalmente e tem se tornado um instrumento fundamental de promoção de oportunidades para muitos indivíduos

  1. OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é relatar o nascimento da EAD no Brasil e no mundo elaborando um breve histórico de seu surgimento no mundo e sua chegada ao Brasil, bem como a evolução dessa modalidade de ensino ao longo dos anos até os dias atuais.

Tem por objetivo ainda mostrar as vantagens e desvantagens da EAD no Brasil em relação ao ensino presencial analisando se essa modalidade é fruto de uma modernização da tecnologia e do processo de ensino-aprendizagem ou se ela tem se tornado uma comercialização do ensino no país.

  1. METODOLOGIA

Para o presente trabalho, a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, baseada na leitura de artigos acadêmicos, artigos de revistas e leis que regem a educação presencial e a educação à distância.


  1. HISTÓRIA DA EAD NO MUNDO

A Educação à Distância tem uma ampla trajetória histórica. Porém, a delimitação das origens da EAD é um assunto que oferece controvérsias. Alguns autores consideram que a primeira experiência de EAD aconteceu com a invenção da imprensa, de Gutemberg, no século XV. O acesso ao livro, e, portanto, o saber e ao conhecimento acumulado, passou a não mais pertencer ao professor, dono do raro manuscrito que era lido em voz alta para os alunos nas escolas. O livro possibilitou pela primeira vez o ensino de massa, ou seja, a formação de classes de muitos alunos, pois antes da invenção do livro as classes eram pequenas, e o ensino, artesanal. O aparecimento do livro impresso deu início à alfabetização de grandes camadas da população e alavancou na Europa os processos educacionais.

A origem da EAD se encontra também nos cursos por correspondência, que tiveram início no final do século XVIII e atingiram seu desenvolvimento no século seguinte. Neste caso, a “grande invenção tecnológica” foi o sistema de correios, através do qual os protagonistas enviavam materiais (livros, apostilhas, cartas) para o desenvolvimento de seus cursos.  Do início do século XX até a Segunda Guerra Mundial, realizaram-se diversas experiências visando à melhoria das metodologias aplicadas ao ensino por correspondência, influenciados pelos meios de comunicação de massa, principalmente o rádio, com a utilização dos multimeios, desde impressos, televisão e Internet.  

A necessidade de capacitação rápida de recrutas norte-americanos durante a II Guerra Mundial faz aparecerem novos métodos que logo serão utilizados, em tempos de paz, para a integração social dos atingidos pela guerra e para o desenvolvimento de capacidades laborais novas nas populações que migram em grande quantidade do campo para as cidades da Europa em reconstrução.

A EAD esteve primeiramente vinculada à iniciativa de alguns professores, e já na segunda metade do século XIX, a EAD começa a existir institucionalmente.  Assim, em 1856, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt criam a primeira escola de línguas por correspondência, em Berlim; em 1891, Thomas J. Foster inicia, em Scranton (Pennsylvania), o International Correspondence Institute; em 1892, o Reitor William R Harper, que já experimentara o ensino por correspondência na formação de professores para escolas paroquiais, cria a Divisão de Ensino por Correspondência no Departamento de Extensão da Universidade de Chicago; entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com