A Ergonomia e Segurança do Trabalho
Por: Guilherme T • 21/12/2022 • Resenha • 250 Palavras (1 Páginas) • 60 Visualizações
Trabalho referente ao documentário “Carne e Osso” para a disciplina de Ergonomia e segurança do trabalho – Curso Superior em Engenharia de Produção
O documentário Carne e Osso nos deixa claro que ainda nos dias atuais existem trabalhadores vivenciando atividades abusivas e prejudiciais à saúde em seus ambientes de trabalho. Observamos que os trabalhadores de frigoríficos são forçados, através da gestão do medo, a se adaptarem aos ambientes de trabalho. Isso fica claro devido ao excesso de movimentos executados, e também devido à necessidade de trabalharem sob pressão de seus líderes, em ambientes quentes ou frios e fazendo muita força.
Mesmo com as mudanças relacionadas à segurança dos trabalhadores que ocorreram após a revolução industrial, notamos que ainda precisamos melhorar muito. Os sindicatos estão a favor dos trabalhadores, porém muitas vezes as leis existentes não ajudam, prova disso é o caso das indústrias frigoríficas, que mesmo descumprindo diversas normas de segurança são multadas apenas em valores simbólicos.
Para que ocorram melhorias para os trabalhadores de frigoríficos, o primeiro passo é a revisão das legislações e normas de segurança, e aumento das multas. As mudanças só ocorrem quando atingem os bolsos dos empresários. Conseguindo as adequações, e fazendo com que as indústrias frigoríficas cumpram as normas os trabalhadores terão um ambiente de trabalho saudável e consequentemente trabalharão mais felizes, em contra partida a empresa possuirá uma quantidade menor de funcionários afastados e uma rotatividade mínima de colaboradores. Além disso, os empresários ainda podem utilizar a existência de ambientes saudáveis como estratégia de mercado.
...