A Evolução Do Pensamento Científico E Sua Importância Para O Desenvolvimento Human
Exames: A Evolução Do Pensamento Científico E Sua Importância Para O Desenvolvimento Human. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Claudia27 • 30/11/2013 • 1.212 Palavras (5 Páginas) • 2.610 Visualizações
FPB
ENGENHARIA AMBIENTAL 2011.1
Cláudia Valéria de Araújo Pereira
A evolução do pensamento científico e
sua importância para o desenvolvimento humano
João Pessoa 2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo compreender como se deu a evolução do pensamento científico, abordará de forma resumida algumas teorias de séculos passados, mais que são referencias de estudos até hoje. Dentre as teorias mencionadas no trabalho, estão à teoria geocêntrica e a teoria heliocêntrica, sendo estes o início de toda nossa história.
Compreender os pensamentos de épocas anteriores é perceber que a ciência está sempre evoluindo de acordo com os variados tipos de pensamentos, imagine nos tempos atuais acharmos que a terra é redonda ou que o homem pode ser um macaco com evoluções, tais teorias ainda são discutidas.
DESENVOLVIMENTO
Tivemos no século passado dois momentos marcantes para a humanidade. O primeiro ocorreu no início do século quando cientistas conseguiram provar teorias através de observações astronômicas, que muitos consideravam incoerentes, pois contrariavam princípios já há muito tempo enraizado sobre nosso espaço exterior. O segundo aconteceu em meados da década de quarenta quando, infelizmente, descobrimos o real poder de uma bomba nuclear. O que foi um enorme avanço em nossa ciência, que se não usado para meios pacíficos, pode destruir totalmente o mundo que conhecemos.
O homem usa a ciência para tentar explicar suas perguntas de como as coisas acontecem ao seu redor. Com isto, tenta-se criar novas tecnologias para termos um mundo melhor em que vivamos. Existem campos da ciência que trazem benefícios incalculáveis para o homem como as comunicações, medicina, informática e muitos outros. Usa-se isto para a tomada de ações e decisões o que nos faz viver em uma sociedade baseada no conhecimento. Uma nação que quer ser forte não basta sê-la belicamente e monetariamente necessita ter também um grande controle do conhecimento científico. Porém, se temos um grande conhecimento e não usarmos corretamente nós poderemos estar indo para o caminho errado.
A ciência atual reconhece que não existem regras para uma descoberta, assim como não há para as artes. A atividade do cientista é semelhante a do artista. Os pesquisadores podem seguir caminhos diversos para chegar a uma conclusão.
Teoria Geocêntrica
Na falta de conhecimentos científicos melhores, essa era a teoria mais aceita na antiguidade. Ela se baseava não só em dados observacionais disponíveis, mas também em dogmas religiosos que supunham o homem como sendo o rei das criaturas existentes e, por isso, deveria ocupar o centro do Mundo. O modelo do Mundo Geocêntrico supunha a Terra fixa e tudo o mais girando em redor dela: a Lua, o Sol, os cinco planetas e as estrelas.
A ordem de colocação desses astros foi estabelecida supondo-se que quanto mais tempo o astro levava para dar uma volta em torno da Terra, mais distante ele deveria estar do centro. Com os conhecimentos da época, essa ordem era: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno e, finalmente, a esfera das estrelas “fixas”. Os planetas Urano, Netuno e Plutão não tinham ainda sido descobertos por não serem visíveis a olho nu.
Vejamos cronologicamente algumas teorias da evolução cientifica e sua importância para o desenvolvimento da humanidade.
Teoria Heliocêntrica
Os povos antigos acreditavam que o sol girava em torno da Terra. As religiões monoteístas, particularmente o catolicismo, transformaram isso em dogma, ao dar ao ser humano um lugar no centro do Universo. Por isso, a teoria proposta pelo astrônomo polonês Nicolau Copérnico, ao conseguir explicar a mecânica celeste de maneira mais racional, teve a força de um cataclisma filosófico, social e religioso, e que quase levou Galileu à fogueira, por apresentar provas científicas para a teoria. Depois disso, toda a ciência mudou, livrando-se da herança de Aristóteles para sempre.
Teoria da gravitação universal
O físico inglês Isaac Newton, representou uma solução teórica brilhante para o problema da atração entre massas, e explicou milhares de fenômenos naturais, particularmente na astronomia. Newton também inventou toda uma nova área da matemática para descrever fenômenos físicos dinâmicos, o cálculo diferencial e integral; revolucionando para sempre as ciências da natureza.
A célula
Os naturalistas descobriram, através do uso de um novo instrumento, o microscópio, que os organismos eram constituídos por unidades muito pequenas, denominadas células. Bactérias, protozoários e alguns tipos de algas são unicelulares, mas a complexidade da vida aumentou muito com o surgimento dos seres pluricelulares. Seu funcionamento pode ser explicado como uma cooperação integrada entre grupos de células especializadas em determinados tipos de funções, como suporte, nutrição, respiração e comando. A teoria celular deu origem também à medicina científica, ao levar-nos a entender que as doenças surgem em decorrência
...