A FORMAÇÃO EDUCACIONAL NAS EMPRESAS
Por: Elianinhama • 28/9/2020 • Relatório de pesquisa • 1.421 Palavras (6 Páginas) • 123 Visualizações
ELIANA MARTINS DE ANDRADE
A FORMAÇÃO EDUCACIONAL NAS EMPRESAS
O trabalho é pré requisito para aprovação na disciplina Pedagogia nas Instituições Não Escolares do curso de Pedagogia, Prof.ª: Patrícia Medeiros da Silva
ERVÁLIA – MG
2020
Introdução
O trabalho envolve uma pesquisa exploratória realizada na empresa RE 9 - Marketing Digital, visando inicialmente identificar os procedimentos de gestão de pessoas adotadas na instituição. Envolve ainda a análise crítica do modelo de formação e treinamento dos profissionais desenvolvidos por essa empresa.
Fundada em 2015 por Anderson Cleiton Martins de Freitas é uma empresa de pequeno porte e fica localizada na cidade de Ervália.
1 – PESQUISA EXPLORATÓRIA INICIAL REALIZADA EM CAMPO
A Empresa Red 9 - Marketing Digital, começou suas atividades em 03/05/2015. A atividade desenvolvida é a de foto, Marketing digital e desenvolvimento de sites. Atualmente, por ser de pequeno porte, possui um departamento, e conta com um colaborador. Seu administrador, Anderson Cleiton Martins de Freitas, acompanha todos os processos para garantir um bom aproveitamento da equipe e para encontrar a melhor forma de gestão de pessoas do convívio diário.
Ele trabalha com um funcionário e Freelance, foram escolhidos através de seleção de currículos e portfólio. O processo de seleção é feito pelo seu administrador, que faz a entrevista de acordo com o perfil da vaga. Geralmente as vagas são para designer gráfico, para se candidatar o profissional dever ter experiência em produção e edição de vídeo, produção de conteúdo digital para site, redes sociais, materiais impressos e desenvolvimento de marca, domínio do pacote Adobe (Ilustrador, Photoshop, e Corel Draw)¸ para ocupar a vaga deve ser capacitado na área de tecnologia e jornalismo. Então é marcada a entrevista com o administrador e depois um teste prático. Se candidato for aprovado recebe a resposta em até uma semana para iniciar o processo de admissão.
Capacita os seu funcionário e freelance como manusear os equipamentos e alimentação de sites.
Por se tratar de uma empresa de pequeno porte e nova no mercado, não oferece plano de saúde, seguro de vida, vale alimentação ou um plano de carreira para seu funcionário, tem muita dificuldade de encontrar pessoas que queiram trabalhar, por isso trabalha com freelance.
Anderson Cleiton Martins de Freitas, além de ser o administrador é o dono do empreendimento. Assume uma postura integra, mas mostrando autoridade e conhecimento em todos os processos envolvidos.
Hoje, a Red 9 - Marketing Digital é uma empresa que mesmo sendo nova no mercado, busca atender com qualidade e satisfação os seus clientes e funcionário, acredita que só alcança o sucesso, quando se trabalhe em equipe.
2 – RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA
Hoje a Rede 9 - Marketing Digital é uma das empresas que vem buscando respeito na cidade no ramo que atua, está no mercado há cinco anos, o trabalho é duro e a dedicação do seu proprietário faz alcançar seus objetivos e vem proporcionando o sucesso da instituição.
Por se tratar de estabelecimento que oferece a prestação de serviço como produto final, a empresa oferece os funcionários treinamento a fim de que os mesmos possam dar informações corretas sobre o serviço oferecido pela empresa auxiliando o cliente a entender melhor aquilo que está contratando.
A Red 9 - Marketing Digital é uma organização moderna apresenta-se assim por ser uma empresa que desenvolve políticas positivas de bem-estar dos trabalhadores, de satisfação dos clientes buscando evitar qualquer tipo de desordem que possa impedir que a empresa cumpra com seu desígnio.
“Contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento de metas estratégicas da ordem da organização e ao crescimento continuo de suas atividades e serviços expansão de suas linhas de produtos”. (Torquato, 2004, p. 54)
Do ponto de vista econômico, não pode proporcionar vantagens econômicas expressivas a seu funcionário.
Do ponto de vista político, as organizações modernas desenvolvem um sistema decisivo centralizado, centrado na figura do chefe, que exerce um papel autoritário.
“(...) consenso ‘ espontâneo’ dado pelas grandes massas da população à orientação impressa pelo grupo fundamental dominante à vida social, consenso que nasce ‘historicamente’ do prestígio (e, portanto, da confiança) que o grupo dominante obtém, por causa de sua posição e de sua função no mundo da produção (...) (GRAMSCI, 1978)
Do ponto de vista ideológico, as organizações modernas não oferecem com um espaço de produção ideológica, mas buscam ajuda nos aparelhos ideológicos da sociedade global: a família, a escola, a religião.
Do ponto de vista psicológico as intervenções exercidas pelas organizações modernas se fazem pela intermediação da figura do chefe, considerando como sendo o instrutor do trabalhador.
O paradigma tradicional de gestão, desenvolvido ao longo da constituição e consolidação do paradigma fordista, se caracteriza por idealizar o processo da produção sobre abordagem da engenharia. A administração foi alcançada como um ato regulatório que visava modelar o processo de produção para o alcance de metas de custo e tempo. Dessa forma incumbia à gestão atuar no sentido de preparar os profissionais para o perfeito exercício da tarefa: para a posse do Know-how. O que significa que o trabalhador era adestrado nas habilidades previstas para o exercício das tarefas. O Know-how (sabe como)é capacidade de realizar a tarefa de acordo com o padrão de resultado e tempo previstos no planejamento.
O processo de gestão da empresa observada não está voltado para uma proposta de formação extensa participativa e crítica. As propostas de formação profissional estão comprometidas primeiramente com o interesse da empresa. São poucas as oportunidades oferecidas para uma promoção
...