A Falta De ética
Monografias: A Falta De ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thisenna • 11/4/2014 • 323 Palavras (2 Páginas) • 322 Visualizações
A falta de Ética gera prejuízos às empresas.
Conforme o desenvolvimento do mercado mundial e a supervalorização do capital se desenvolveram nos anos 90, houveram inúmeras divergências no que diz respeito ao exercício da Ética. Esse fato levou inúmeras organizações à falência, pois é simplesmente impossível esconder prejuízos e maquiagens em seus relatórios financeiros , envolve-se muito capital de terceiros e acaba gerando uma verdadeira bola de neve fiscal.
Conforme verificado nos casos das empresas Enron e Parmalat , que já estavam consolidadas no mercado e conscientes de sua grandeza no mercado ,optaram pela falta de ética para manter suas operações.
A Parmalat , que era uma das empresas líderes na fabricação de leite com processo UHT, tentou esconder seus prejuízos criando uma subsidiária nas ilhas Cayman agindo de forma totalmente antiética pois a subsidiária foi concebida e um paraíso fiscal para encobrir suas operações. e ainda entregou um falso documento para o Bank of America nas ilhas Cayman. O resultado da fraude foi a queda do valor das ações da Parmalat , pois antes de qualquer coisa por ter agido de forma antiética , acabou por perder sua credibilidade no mercado.
Tradicional companhia do segmento de serviços públicos, a Enron também trilhou o caminho da falta de ética e ao enxergar seus recursos como commodities, passou a negociar , vender e comprar deliberadamente dentro do mercado. Criou diversas parcerias com bancos, que possibilitaram manipular o balanço financeiro entre outros artifícios sujos para se manter no mercado. O fim da Enron não foi diferente da Parmalat , pois não há possibilidade de uma empresa permanecer por muito tempo usando de táticas antiéticas sem que hája alguma falha que fique visível as leis de mercado.
...