A Função nas Ciências Ambientais
Por: mateussimas • 13/12/2022 • Trabalho acadêmico • 307 Palavras (2 Páginas) • 72 Visualizações
Como pedido nas instruções da realização da atividade atual trarei agora exemplos de duas das funções acima aplicadas no âmbito das Ciências Ambientais. Começando com uma função exponencial a aplicação que mais me chama atenção é em relação ao tempo da meia vida de elementos radioativos esclarecido pela função seguinte f(x) = n0∙e-c∙x (sendo -c.x expoentes de e), com ela podemos esclarecer o tempo de decaimento de radiação de metade em metade, tendo como domínio os números reais o contradomínio como reais positivos diferentes de zero, com a seguinte lei de formação f(x) =ax. A imagem do exemplo varia de acordo com os dados usados na ocasião, seguindo a mesma linha de raciocínio as assíntotas verticais e horizontais serão delimitadas de acordo com os valores do presente estado na qual a função será realizada, contudo devemos ter em mente que raramente existirão assíntotas verticais já que seu domínio é composto de números reais. Os limites da função podem ser determinados pelo Limite de Euler.
[pic 1]
A seguinte aplicação será de uma função exponencial a qual e perfeita para ilustrar por exemplo o crescimento de bactérias em um meio, já que as mesmas se reproduzem de forma assexuada dividindo-se em 2 com o mesmo material genético como dito na questao abaixo:
(PUC/MG - adaptada) - O número de bactérias em um meio duplica de hora em hora. Se, inicialmente, existem 8 bactérias no meio, ao fim de 10 horas o número de bactérias será:
[pic 2]
Resolução:
No tempo t = 0, o número de bactérias é igual a 8. No tempo t = 1, o número de bactérias é dado por 8.2 = 16. No tempo t = 2, o número de bactérias é dado por 8.2.2 = 32.
Em t=x o numero de bacterias e fornecido por [pic 3]tendo como resultado após 10 horas [pic 4]
[pic 5]
...