A GESTÃO EMPRESARIAL ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA ECONO + PAINÉIS SOLARES
Por: Rafael Caldeira • 4/1/2019 • Monografia • 12.549 Palavras (51 Páginas) • 224 Visualizações
RAFAEL DE CASTRO CALDEIRA
JOGOS ONLINE
A GESTÃO EMPRESARIAL ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA ECONO + PAINÉIS SOLARES NO JOGO DE NEGÓCIOS
Trabalho apresentado ao curso MBA em Gestão Empresarial, Pós-Graduação lato sensu, da Fundação Getúlio Vargas como requisito parcial para a obtenção do Grau de Especialista em Gestão Empresarial.
ORIENTADOR: Prof. José Carlos Abreu
Belo Horizonte
Julho / 2018
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
PROGRAMA FGV MANAGEMENT
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
O Trabalho de Conclusão de Curso
Análise do Jogo Online - A Gestão Empresarial através do desenvolvimento da empresa Econo + Painéis Solares no jogo de negócios
elaborado por Rafael de Castro Caldeira
e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso de MBA em Gestão Empresarial, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de especialização do Programa FGV Management.
Belo Horizonte, 05/07/2018
José Carlos Abreu
Professor Orientador
SUMÁRIO
I. CAPITULO I - O JOGO DE NEGÓCIOS 4
1. Introdução 4
2. O Jogo 5
3. Dinâmica do Jogo 6
3.1 Preparação 6
3.2 Planejamento 6
3.3 Implementação 6
4. Regras do Jogo 6
5. Avaliação 8
5.1 Como Vencer o Jogo 8
6. A Empresa do Jogo 9
6.1 As Diretorias e Responsabilidades 9
6.2 Os Concorrentes 13
6.3 Vantagens e Desvantagens competitivas 13
II. CAPITULO II – DESENVOLVIMENTO 15
1. Primeiro trimestre de atividades 15
2. Segundo trimestre de atividades 19
3. Terceiro trimestre de atividades 22
4. Quarto trimestre de atividades 26
5. Quinto trimestre de atividades 30
6. Sexto trimestre de atividades 33
7. Sétimo trimestre de atividades 37
8. Oitavo trimestre de atividades 41
III. CAPITULO III - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 45
1. Análise de Estratégia 45
2. Análise de Produção 52
3. Análise das Ações de Marketing e Vendas 54
4. Análise das Ações de Gestão de Pessoas 59
5. Análise da Gestão Financeira 61
IV. CONCLUSÃO 63
V. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 65
I. CAPITULO I - O JOGO DE NEGÓCIOS
1. Introdução
Com a evolução do mercado de trabalho e da globalização das sociedades, o profissional e sua carreira de trabalho tem mudado, não só sua característica, mas sua visão de futuro. Há um tempo atrás, o profissional acreditava que seu crescimento era ligado aos anos trabalhados por certa empresa, e assim uma melhor remuneração e reconhecimento.
Com o passar do tempo, essa visão vem mudando. O profissional começa a procurar oportunidades para adquirir conhecimento e se tornar protagonista da sua própria evolução dentro do mercado de trabalho. O crescimento da economia e as mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas, exigem uma adaptação dos profissionais em relação ao mercado. Para isso, o desenvolvimento da própria carreira se torna essencial para o profissional, buscando conhecimento amplo no âmbito empresarial e no ambiente que ele está inserido. Adaptando as expectativas e exigências das empresas, que também correm para se adequar as mudanças. Para atuarem com efetividade nesse ambiente, as empresas dependem da capacidade de seus dirigentes diagnosticarem a influência das mudanças ambientais nos resultados e escolher alternativas estratégicas mais apropriadas para manter a empresa ajustada, às demandas do meio onde atua.
Os jogos de empresas são utilizados como resposta aos desafios do desenvolvimento das habilidades de raciocínio e da integração do profissional, com as interações comportamentais. Segundo Sauaia (2000), os jogos empresariais propiciam "o desenvolvimento de habilidades de gestão expressas pelas variáveis, como praticar a tomada de decisões, praticar a análise de problemas e praticar o controle dos resultados", adequando-se com as propostas recentes de educação gerencial.
Podemos considerar o Jogo de Negócios, como um processo, que engloba não apenas a construção da Empresa, mas todo o processo que o profissional segue, sendo esses:
* Experimentar e avaliar o sistema interno empregado;
* Criar novos sistemas e novos processos;
* Simular as situações onde as experiências são difíceis;
* Construir planos e hipóteses considerando as observações disponibilizadas;
* Prever o resultado futuro, isto é, os efeitos produzidos por alterações no sistema ou nos métodos empregados na sua operação;
* Explorar situações com um menor custo, em ambientes simulados e minimizar os erros.
O objetivo
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