A GUARNIÇÃO DO REMO
Por: rheynan • 6/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 2.940 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento de Estudo de Caso
Reinaldo de Jesus Santos
Trabalho da disciplina. Gestão de Pessoas e Competências
Tutor: Norma Cristina Cardoso Brandão
Local: Salvador
Ano: 2015
Estudo de Caso:
A Guarnição de remo do exército:
REFERÊNCIA:
No texto o autor busca entender quais os fatores determinantes para a construção de uma equipe vencedora.
Os autores abordam duas equipes da Academia Militar de West Point nos Estados Unidos; a guarnição do barco Varsity Junior que a três semanas ganhava da guarnição principal Varsity. Fato inédito a nove anos.
A guarnição do barco Varsity era composta pelos melhores remadores selecionados usando o mesmo padrão de seleção feito para competições do nível das Olimpíadas.
Para entender o porquê dos baixos resultados da equipe Varsity, o treinador busca formas de reverter a situação.
Levando em consideração uma pesquisa patrocinada pelo Comitê Olímpico Norte Americano, os fatores que levam uma equipe ao sucesso estão diretamente ligados a variáveis psicológicas, sendo este o fator mais importante. É claro que por se tratar de um esporte físico, fatores como força e resistência também são pontos de relevância. Testes ergômetros são realizados individualmente em “máquinas de remar” no solo. Este teste elimina fatores como relação entre os membros da equipe e instabilidade da água. Outra forma de avaliação individual é a medição de força física com exercícios de levantamento de pesos.
Como o remo é um esporte de equipe, os remadores também são avaliados como grupo. O objetivo de uma equipe de remo e remar em sincronia pelo máximo de tempo possível levando assim a equipe a vitória. Se um membro da equipe perde o ritmo das remadas cabe a ele encontra-lo o mais rápido, pois caso ele não encontre os outros membros terão que compensar suas remadas erradas, imprimindo mais força na realização das remadas em sincronia. Tornando mais desgastante todo o percurso e assim diminuindo as chances de vitória. O objetivo é a sinergia ou swingcomo os remadores chamam.
Durante a temporada de preparação, onde a Guarnição de Remo do Exército aperfeiçoou suas técnicas atingindo altas avaliações, o treinador estava preparado para experimentar seus remadores; o treinador selecionou os 8 melhores remadores e os direcionou ao barco Varsity, os demais foram alocados no barco Varsity Junior.
A escolha foi feita usando as disputas por carrinho, que são disputas em duplas onde uma dupla concorre com a outra na água por dois minutos. O treinador vai mudando as duplas e a competição continua até que o treinador encontre aqueles indivíduos que possuam tanto força física/resistência como capacidade de contribuir com a dupla. As duplas que atingirem maiores distâncias com o mesmo tempo, são avaliados acima das outras.
Depois que as equipes foram remontadas, a guarnição do barco Varsity ganhou facilmente da guarnição do barco Varsity Junior.
Quando a equipe vencedora retornou ao campus da Academia o treinador percebeu que a equipe não estava animada e nem feliz por ter vencido a outra guarnição.
Após o segundo confronto entre as guarnições, a guarnição Varsity Junior voltou a vencer a guarnição Varsity, levando o treinador a se questionar se a metodologia da seleção objetiva era mesmo válida.
Nos demais confrontos, o mesmo aconteceu, os melhores remadores, guarnição Varsity, perderam mais uma vez para Varsity Junior.
Então, o treinador começou a ampliar seus experimentos com pequenas competições em duplas e depois com grupos de quatro, na tentativa de identificar outros fatores que impediam que o grupo composto dos oito melhores remadores não conseguissem ganhar como equipe. Com os resultados das competições em mãos, o treinador compreendeu que a guarnição Varsity sempre ganhava com equipes menores de quatro componentes, mais quando os oito competiam juntos, eles perdiam, ou seja, a soma das potencialidades individuais não funcionava em conjunto de oito e o treinador não entendia o porquê.
...