A Gestão de Estoque
Por: llimaa • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.892 Palavras (8 Páginas) • 294 Visualizações
Gestão de Estoque
Estoques são todos os bens materiais mantidos por uma organização para suprir demanda futura. Pode-se definir estoque, em outras palavras, como uma forma da organização proteger-se da imprevisibilidade dos processos com os quais lida ou está envolvida, a falta de qualidade de seus processos internos bem como dos externos dos quais depende pressionam no sentido de elevar o volume de estoques. A gestão de estoque é uma ferramenta essencial para apoiar os principais propósitos de toda empresa: lucro e a satisfação dos clientes. Uma gestão de estoque feita de maneira adequada é aquela que, preocupada com o capital do negócio, está sempre respondendo a cinco questões básicas:
Onde estocar?
Avaliação do espaço físico da área de estocagem: opte pelo ambiente, que permita as melhores condições de armazenamento, visualização, entrada e controle dos artigos.
O que está estocado e o que devo estocar?
Nem tudo deve ser estocado, principalmente, se estiver em quantidade não apropriada com o consumo previsto. Tudo irá depender dos riscos que se corre em deixar acabar o item no estoque e o que este fato altera a relação com o cliente, considerando ainda o risco de sobrar material com validade inadequada ou fora de moda.
Quanto estocar e por quanto tempo?
O nível dos estoques deve acompanhar a venda dos produtos. Quando se tem uma previsão de vendas para o próximo período e as quantidades estocadas de cada artigo, basta acrescentar o tempo e a quantidade mínima exigida pelo fornecedor para repor os artigos a serem estocados.
Como controlar?
Quanto maior o número de itens que você trabalha, mais fácil se torna o controle através de sistemas informatizados, entretanto, a percepção visual ajuda muito a detectar os itens faltantes. É essencial acompanhar diariamente toda a movimentação do que acontece nos estoques.
A armazenagem de mercadorias prevendo seu uso futuro exige investimento por parte da organização. O ideal seria a perfeita sincronização entre a oferta e a demanda, de maneira a tornar a manutenção de estoques desnecessária. Entretanto, como é impossível conhecer exatamente a demanda futura e como nem sempre os suprimentos estão disponíveis a qualquer momento, deve-se acumular estoque para assegurar a disponibilidade de mercadorias e minimizar os custos totais de produção e distribuição.
Na verdade, estoques servem para uma série de finalidades, ou seja:
Melhoram o nível de serviço;
Incentivam economias na produção;
Permitem economias de escala nas compras e no transporte;
Agem como proteção contra aumentos de preços;
Protegem a empresa de incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento;
Servem como segurança contra contingências.
Importância da Gestão de Estoque
Empresas que atuam como fabricantes ou montadoras, voltadas para a produção de bens, dependem fortemente de um estoque bem gerenciado por uma série de razões. Uma empresa que depende da produção não pode resistir sem um bom sistema de gerenciamento de estoques.
Vejamos então algumas razões para ter um bom sistema de gestão de estoques:
Atender às demandas de forma constante
A demanda por bens e serviços específicos não será a mesmo durante todo o ano. Por exemplo, roupas têm uma demanda muito sazonal, curtas no verão e longas e quentes no inverno. Um estoque bem planejado permitirá que uma empresa cumpra as exigências – e todos sabem que a chave para aumentar a receita é o atendimento integral da demanda.
Continuidade das operações
A gestão cautelosa dos estoques permitirá a uma empresa executar suas operações sem problemas, com continuidade. Por exemplo, se uma organização fabrica produtos que dependem de matérias-primas, é evidente que a empresa precisa de um bom estoque de matérias-primas para que as operações sigam sem contratempos.
Economia nas operações
Um sistema de gerenciamento de estoques bem administrado permite que uma empresa possa cortar custos. Os principais benefícios são que a empresa pode atender toda a demanda e quando compra em quantidade e de maneira planejada. Por exemplo, quando a época das festas chega e a empresa prevê um aumento na demanda por alguns produtos (como chocolate na páscoa), ela pode adquirir mercadorias em quantidade com antecedência, negociar preços e armazená-las para a temporada.
As práticas a seguir podem ajudar uma empresa a ter um estoque bem gerenciado:
Previsão da demanda
Esta é uma habilidade especializada. Uma empresa deve ser capaz de prever demandas de bens e produtos específicos em um momento específico do ano. A empresa deve criar e manter o seu sistema de inventário com base nas demandas, reais e previstas.
Monitoramento do sistema
Um inventário deve ter um mecanismo de monitoramento da quantidade em estoque, a todo momento. A empresa deve saber com exatidão a quantidade de estoque em qualquer ponto específico no tempo.
Qualidade de armazém
O armazém deve ser capaz de manter o estoque em boas condições. Materiais desperdiçados geram perdas de oportunidades e receitas.
Impacto da Gestão de Estoques na Logística Integrada
Quanto mais se vender, teoricamente o ganho obtido será maior, torna-se estratégico para qualquer empresa o controle adequado de seus estoques, de forma a reduzir os custos gerados pela existência deles. O ideal para as empresas seria efetuar as aquisições de estoques somente para atender aos pedidos de seus clientes e, assim, obter a redução dos custos envolvidos. Infelizmente, a assim chamada entrega Just in Time (a tempo) é muito difícil de obter, pois depende quase exclusivamente do fornecedor, e haverá situações em que este não cumprirá com o prazo estabelecido, afetando qualquer planejamento prévio que tenha sido feito por sua empresa. Portanto, caso não esteja bem dimensionado seu volume de estoques, a empresa pode acabar por ficar
...