A Gestão de Performance
Por: Sérgio Norton • 10/9/2019 • Resenha • 891 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
PARTICIPANTE: |
|
DISCIPLINA: | NEG 102 – Gestão da Performance |
PROFESSOR(A): | Flávio Richieri |
Atividade prévia.
Tarefa 1:
Balanced Scorecard tem como objetivo alcançar o alinhamento entre o planejamento estratégico da empresa e as atividades que ela exerce.
É por meio dele que é traduzida a missão da empresa e, assim, são criadas as estratégias e em objetivos e medidas que são organizados por meio de indicadores que tem por objetivo medir o desempenho de quatro perspectivas que devem estar de acordo com a missão e estratégias da empresa, são elas:
- Financeira: Visualizar as consequências financeiras das atitudes tomadas, expectativa do acionista;
- De clientes: Maneira pela qual a empresa entrega valor ao cliente e as expectativas dos mesmos;
- Dos processos internos: Criação de valor ao cliente e também aos stakeholders;
- De aprendizado e crescimento: Empresa deve identificar a estrutura a ser adotada para crescimento no longo prazo.
Dessa forma, a empresa teria todas as perspectivas do processo e seu alinhamento estratégico seria tomado não apenas visando o curto prazo e nem apenas diante de um dos fatores determinantes, como a financeiro que é o mais comumente utilizado, mas sim teremos uma visão macro da organização e os possíveis rumos indicando as melhores opções a serem tomadas para maior desenvolvimento da empresa no longo prazo.
Para que seja possível a realização com sucesso e de forma realista a medição do desempenho e, assim, possibilitando que sejam tomadas ações que irão atingir positivamente a empresa é necessário que a empresa:
- Esclareça e traduza a visão estratégica, ajudando os funcionários a entenderem o porquê das alterações e como poderão ajudar no caminho a ser traçado;
- Planejar, estabelecer metas e alinhar as iniciativas estratégicas. As metas , processos, desempenho financeiro, devem ser compartilhados pelos Gestores de forma a ditar o ritmo de crescimento que é esperado pela organização;
- Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico: É importante que seja realizado o acompanhamento, avaliação e revisão de metas de forma que se entenda se a estratégia adotada está de acordo ou se devermos altera-la.
- Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas: O objetivo aqui é que todos os níveis da organização compreendam as estratégias a longo prazo, objetivos departamentais e individuais estão alinhados entre si.
Para alcançar o contexto empresarial usarei a empresa em que trabalho como exemplo. Faço parte da thyssenkrupp Industrial Solutions, somos uma empresa de engenharia que faz parte do grande grupo thyssenkrupp e em nossa divisão realizamos a venda de projetos, sobressalentes e serviços para empresas de cimento e mineração. Ao mudarmos de CEO no ano de 2015 um novo plano de crescimento foi implementado, sendo chamado de "caminho 2020".
Neste plano de ação listavam pontos urgentes que deveriam ser alterados e adequados para que o plano seguisse. E dessa forma foi feito, semestralmente temos uma reunião de resultados com o CEO e é demonstrado o ponto em que estamos, o que fizemos e as possibilidades para a empresa no curto e longo espaço de tempo. Temos percebido grande alteração na empresa e o plano segue conforme planejado, é possível em cada reunião visualizar pontos que passaram a ser feitos em busca de alcançar o objetivo final em 2020.
...