A Gestão Ambiental
Por: vegetapotter • 5/5/2015 • Dissertação • 1.174 Palavras (5 Páginas) • 190 Visualizações
Faculdade Anhanguera De Guarulhos
Engenharia de Produção/Elétrica/Civil
César Augusto Bandeira – 8405996831
Felipe Garcia da Silva – 8409163909
André Luiz - 8492242445
Thierry Lucas Santana – 8409811704
Victor Hugo Correa Castilho – 8410167263
Relatório: Controle de Registros, Auditoria Interna, Analise pela Administração.
Gestão Ambiental eCertificação
Professor: Luiz Gustavo
Guarulhos
2014
Introdução
A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.
O que compõe a isso 14001?
Requisitos gerais
Política ambiental
Planejamento da implementação e operação
Verificação e ação corretiva
Análise crítica pela administração
Isto significa que devem ser identificados os aspectos de seu negócio que impactam o meio ambiente e compreender a legislação ambiental relevante à sua situação. O próximo passo é preparar objetivos para melhoria e um programa de gestão para atingi-los, com análises críticas regulares para melhoria contínua. O BSI pode periodicamente auditar o sistema e, caso conforme, certificar a sua companhia na ISO 14001.
Impactos ambientais estão se tornando um tema cada vez mais importante no mundo, com pressão para minimizar esse impacto oriundo de uma série de fontes: autoridades governamentais locais e nacionais, reguladores, associações comerciais, clientes, colaboradores e acionistas. As pressões sociais também aumentam em função da crescente gama de partes interessadas, tais como consumidores, organizações ambientais e não governamentais de minorias (ONGs), universidades e vizinhos.
Então, a ISO 14001 é relevante para todas as organizações, incluindo desde:
Sites únicos até grandes companhias multinacionais
Companhias de alto risco até organizações de serviço de baixo risco
Indústrias de manufatura, de processo e de serviço; incluindo governos locais
Todos os setores da indústria incluindo setores públicos e privados
Montadoras e seus fornecedores
Controle de Registros
Registros nada mais é que um tipo de documento onde, apresenta resultados ou informações de atividades realizadas que não disponibiliza revisões.
Entretanto controle de registro é puramente organizacional, esta organização deve estabelecer, programar e manter procedimentos, isto para a identificação, armazenamento e proteção dos mesmos.
Tipos de registros usados:
Relatórios de incidentes;
Registros de reclamações;
Informações pertinentes a empreiteiros e fornecedores;
Inspeção, manutenção, e registros de calibração;
Informações processuais;
Informações do produto;
Registros de treinamento;
Resultados das auditorias;
Registros de aspectos ambientais significativos;
Informações sobre leis ambientais e outros requisitos aplicáveis.
A organização deve implementar e manter procedimentos para adequar os registros ambientais, incluindo :
Identificação: Todo registro deve ser identificado claramente;
Legalidade: Todas as informações dos registros devem estar legíveis para o fácil entendimento do documento.
Armazenamento: Devem ser definidos onde os registros serão armazenados, em pastas, ou eletronicamente, garantindo que não se perda com o tempo.
Proteção: Os registros devem estar protegidos de danificação ou possível alteração que impossibilitem à consulta as informações.
Recuperação / rastreamento: Os registros devem ser facilmente encontrados e recuperados quando necessário.
Retenção: Devem ser estabelecido o tempo de arquivamento dos registros pela empresa, para possível consulta de um período a outro.
Descarte: Todo arquivo passa por uma analise antes de ser descartado, se for viável ele irá para o descarte, caso contrario ele permanecerá arquivado.
De acordo com a NBR ISO 14001:2004 registro é o documento que apresenta resultados obtidos, ou fornece informações de atividades realizadas, ou seja, os procedimentos documentados apresentam como determinado processo deve ser realizado, porém, são os registros que comprovam a realização de acordo com os procedimentos.
Auditoria Interna
Auditoria Interna é um processo independente documentado, onde é usado para obter informações e avaliá-las de uma forma objetiva para determinar quais critérios de auditoria serão estabelecidos pela organização.
A organização deve utilizar um programa de auditoria que considere a importância e o nível de impacto ambiental das operações, e também os resultados das auditorias anteriores.
Além do programa, a organização deve estabelecer, implementar e manter procedimentos de auditoria que definam a metodologia, responsabilidades, registros e os critérios adotados.
Classes de auditorias
Auditoria dos impactos ambientais: Auditoria feita para analisar as situações dos impactos ambientais na água, no solo e no ar, visando fornecer auxilio para ações de controle de poluição.
...