A Gestão Sustentável
Por: Leticia Alcantarilha • 6/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 131 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LIDERANÇA E COACHING
Fichamento de Estudo de Caso
Nome do aluno (a) Letícia Cristina Bordin Alcantarilha
Trabalho da disciplina Gestão Sustentável
Tutor: Professora. Célia Lima Paradela
Jundiaí-SP
2019
Estudo de Caso:
Gestão Sustentável
Chá Unilever: Revitalizando a cadeia de suprimentos da Lipton
Referência: BRAGA, Tania e STREBEL, Heidi. Chá Unilever: Revitalizando a cadeia de suprimentos da Lipton, Caso número IMD556 (Lausanne, IMD 2012).
A Lipton estava na liderança do mercado mundial de chá, estando presente em mais de 110 países, sendo uma das maiores marcas da Unilever. Entre seus principais mercados estão a Europa Ocidental, América do Norte, Oriente médio e Ásia, com vendas em 2007, em torno de 3 bilhões de euros.
O mercado de chás, nas últimas três décadas, passou por sérias dificuldades, como o excesso de ofertas, fazendo com que os preços despencassem e deixando o produtor com uma pequena margem. Essa margem inviabilizava os investimentos, culminando na queda da qualidade e da produtividade do setor, onde os problemas começaram a aparecer, em relação as condições de trabalho e subsitência dos agricultores.
Diante desta adversidade, a Unilever acreditava que o aumento da demanda consumidora para os próximos anos, passaria a enxergar o chá como fonte de bebida saudável. A empresa também enxergou outra importante mudança, a necessidade de trocar o chá de folhas, pelo ché de saquinho.
Esta indústria é, gerealmente caracterizada por uma grande integração da produção, desde a sua plantação até a comercialização. Todo o processamento deve ocorrer em até sete horas após a colheita. No entando, este segmento enfrenta grandes problemas sociais, ambientais e econômicos, que são: baixos salários, contaminação do solo por pesticidas, entre outros.
A Lipton em 2005, não era vista pelos consumidores como uma marca forte, e desta forma, foi necessária a realização de uma revitalização de sua imagem, através de uma ferramenta desenvolvida pela empresa Unilever, chamada de exercício de impressão. Unindo conceitos sociais, ambientais e econômicos, esta proposta buscava atrais valores à Lipton, levando a marca a um grande crescimento perante os consumidores.
...