A Gestão de Estoques
Por: Antonio Silva • 4/5/2023 • Seminário • 888 Palavras (4 Páginas) • 144 Visualizações
Página 1 de 4
Gestão de Estoques: o impacto da implantação do processo judicial eletrônico no estoque de bens de consumo. O caso do fórum de Mogi das Cruzes
Felipe Ribeiro dos Santos
Antonio da Silva Alves
Suzano
Dez/2014
Introdução
Nos dias de hoje as organizações em geral tem buscado meios de tornar a sua gestão mais eficiente. Vários fatores podem contribuir para o atingimento desse objetivo, entre eles a redução de custos e a otimização do uso dos recursos materiais. Nos órgãos públicos, essa necessidade torna-se mais evidente, tendo em vista que o objetivo primordial é a prestação do serviço público com qualidade, mediante o uso racional de recursos financeiros, materiais e humanos.
Introdução
A informatização dos tribunais de justiça visa dar mais celeridade ao andamento dos processos, cada vez mais numerosos. O grande avanço está na adoção do processo eletrônico ou digital. A utilização dessa tecnologia pressupõe a redução do consumo dos insumos utilizados nos trabalhos cartorários, como carimbos, grampos, canetas e mais notavelmente o papel.
A elaboração deste artigo justifica-se pela necessidade de se verificar o efetivo impacto na gestão dos estoques de bens de consumo nos fóruns, informação essa importante para o planejamento da aquisição de suprimentos, do ponto de vista econômico, a médio e longo prazo.
Introdução
Pretende-se responder aos seguintes questionamentos:
1- Qual o impacto da implantação do processo eletrônico na gestão de estoque no poder judiciário (pontos positivos e negativos)?
2- É possível prever a demanda dos bens de consumo após a consolidação do processo digital em um fórum?
Introdução
Objetivos:
1- Avaliar se a implantação do processo digital gera uma redução dos estoques a médio e longo prazo e comparar se essa diminuição é compensável com o custo de implantação e manutenção do sistema.
2- Fazer uma previsão de demanda após a implantação e compará-la com a demanda anterior à implantação.
Revisão teórica
Gestão de Cadeia de Suprimentos
Maçada, Feldens e Santos (2007): empresas atuam em rede (cadeia)
Integração dos processos de negócio-chave do usuário final até o fornecedor original que aprovisiona produtos, serviços e informação, adicionando valor para os consumidores e acionistas (LAMBERT; COOPER, 2000)
Souza, Carvalho e Liboreiro (2006): o gerenciamento eficaz baseado no relacionamento direto dos que trabalham diariamente, pois a ideia é reduzir os lead-times e estoques ao mínimo necessário
BALLOU (1993), em relação a correta gestão dos estoques são: a melhoria dos serviços de atendimento ao consumidor; os estoques agem como amortecedores entre a demanda e o suprimento; podem proporcionam economia de escala nas compras e; agem como proteção contra aumento de preços e contingências.
Revisão teórica
Processo eletrônico (digital)
Rover (2008): “...a total informatização de um conjunto mínimo e significativo de ações e, por consequência, de documentos organizados em uma forma determinada e diversificada de fluxos que garantisse a esses documentos, individual e em conjunto, autenticidade, integridade e temporalidade.”
Muller et al. (2014): o processo eletrônico tem um impacto direto e físico no consumo de insumos
Krammes (2009): “Para cumprir as exigências formais de composição dos processos, foram criados mecanismos que garantem que os processos digitais possuam todos os requisitos dos autos em papel, assim como numeração de páginas, por exemplo.”
Método
Pesquisa exploratória e descritiva
Procedimento documental, bibliográfica e estudo de caso
Será feita uma analise do estoque de bens de consumo no primeiro cenário onde será avaliados os lotes de compra, estoques mínimos e custo do capital investido, um segundo cenário atualmente e uma estimativa para o futuro e será feita uma comparação do custo de estoque com o custo do sistema.
O Objeto de pesquisa é o estoque de bens de consumo do fórum de Mogi das Cruzes do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Serão coletados dados do estoque de bens de consumo, bem como o levantamento do custo do sistema e será feito um comparativo entre a economia no custo de estoque e o custo com a implantação e manutenção do sistema.
Resultados Esperados
Encontrar diminuição dos estoques em médio e longo prazo.
Contribuir com a gestão de estoque face à implantação desse tipo de sistema em outros Tribunais e demais sistemas públicos de gestão eletrônica de documentos.
Caso o custo de implantação e manutenção não compense a diminuição dos estoques, servir como base para estudos futuros sobre qual a motivação de se implantar o sistema (fatores intangíveis).
Referências (principais)
BALLOU, R. H. Logística empresarial. São Paulo: Atlas, 1993.
KRAMMES, A. G. Processo Judicial Eletrônico: o primeiro caso na justiça estadual brasileira. Democracia Digital e Governo Eletrônico, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: http://buscalegis.ufsc.br/revistas/index.php/observatoriodoegov /article/view/10189.
MAÇADA, A. C. G.; FELDENS, L. F.; SANTOS, A. M. Impacto da tecnologia de informação na gestão das cadeias de suprimentos. Revista Gestão e Produção, v. 14, n. 1, p. 1-12, 2007.
MULLER, L. de O.; SEWALD JR., E.; FERENHO, H. A.; MELO, T. R. A. Avaliação da Expansão do Processo Judicial Digital no Tribunal de Justiça de São Paulo sob a ótica da Gestão de Projetos: Um Estudo do Projeto PUMA. In: 14° Simposio Argentino de Informatica y Derecho, SID 2014. Anais eletrônicos...Buenos Aires, UNLP, 2014. Disponível em: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/ 42152.
ROVER, A. Definindo o termo processo eletrônico. 2008, Disponível em <http://www.infojur.ufsc.br/aires/arquivos/conceitoprocessoeletronico.pdf>
SOUZA, G. D. de; CARVALHO, Maria do Socorro M. V. de; LIBOREIRO, M. A. M. Gestão da cadeia de suprimentos integrada à tecnologia da informação. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 40, n. 4, Aug. 2006 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122006000400010&lng=en&nrm=iso>.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com