A História e a origem da mecanica
Por: tonny02 • 7/9/2018 • Trabalho acadêmico • 3.178 Palavras (13 Páginas) • 500 Visualizações
Rafael Baptista Chirrime Histórico da Mecânica Clássica, precursores e suas descobertas Licenciatura em Ensino de Matemática Universidade Pedagógica Delegação de Massinga 2018 |
Rafael Baptista Chirrime Histórico da Mecânica Clássica, precursores e suas descobertas Licenciatura em Ensino de Matemática [pic 1] Universidade Pedagógica Massinga 2018 |
Índice
1. Introdução 4
1.1. Objectivos 4
1.1.1 Geral 4
1.1.2 Específicos 4
1.2 Metodologias 4
2. Origem da mecânica 5
2.1 Mecânica na Grécia antiga 5
2.1.1 A mecânica de Aristóteles 6
2.1.2 Arquimedes e a estática 6
2.2 Idade media. 7
2.2.1 Princípio da Relatividade de Galileu 8
2.2.2 A mecânica relativista 8
2.3 Renascimento 9
3. Percursores e suas descobertas 11
4. Conclusão 14
5. Bibliografia 15
Introdução
O presente trabalho tem como objectivo a debruçar assuntos relacionadas com a Histórico sobre surgimento e desenvolvimento da mecânica clássica, precursores e suas obras, observando o desde a origem até data hoje, ou seja, desenvolvimento da mecânica clássica em cada época.
O interesse do homem em desvendar os segredos da natureza levou ao surgimento da ciência, da religião, da arte, etc. Na antiga Grécia as ciências da natureza, designavam-se simplesmente por “physis”, isto é, Física.
A Mecânica estuda o movimento mecânico e as interacções que o provocam.
1.1. Objectivos
1.1.1 Geral
- Fazer uma abordagem sobre histórico de Mecânica Clássica.
1.1.2 Específicos
- Descrever a origem da mecânica clássica;
- Indicar as épocas da evolução da mecânica clássica;
- Descrever os precursores e suas descobertas da mecânica clássica.
1.2 Metodologias
Para a elaboração deste presente trabalho recorreu-se a referencias bibliográficas citadas na ultima pagina do mesmo.
Origem da mecânica
A história da mecânica pode ser examinada em fases. A partir da divisão por etapas, fica mais fácil compreender os momentos que definiram a evolução do estudo desse preceito da física desde sua origem até a actualidade.
Considera-se que o interesse pela mecânica começou quando o homem percebeu os movimentos que existem na Terra. No entanto, em sua fase preliminar, a observação desse fenómeno não foi ainda transformada em estudos. Tal conhecimento servia para que o ser humano se beneficiasse da regularidade dos deslocamentos dos astros.
2.1 Mecânica na Grécia antiga
Desde a Antiguidade, tem sido dada ênfase especial aos movimentos de corpos celestes, ou seja, do Sol, da Lua, dos planetas e de outras estrelas observadas da Terra. Os pensadores gregos desenvolveram sistemas dedicados à descrição dos movimentos dos corpos celestes. Eles entenderam os movimentos como parte relevante da "natureza das coisas". Com isto contribuíram de forma decisiva para o estabelecimento das bases de duas áreas do conhecimento: a astronomia e a mecânica.
Anaxímenes de Mileto (570 - 500 a.C.) e os seguidores de sua Escola já se preocupavam com o movimento dos corpos celestes. Foi Anaxímenes quem primeiro propôs que os astros celestes seriam corpos fixos a esferas de revolução, e parece ter sido ele também quem pela primeira vez apresentou uma distinção entre planeta e estrela. Os gregos perceberam que os planetas exibiam um comportamento curioso e distinto dos demais astros. Eles se movimentavam de tal maneira que, em algumas épocas do ano, os planetas exibiam "movimentos retrógrados", isto é, eles repentinamente paravam no espaço e retrocediam. Por isso, deram-lhes o nome de errantes. Planeta em grego significa "errante".[pic 2]
É de Platão (427 - 347 a.C.) a proposta de um modelo mais complexo para o movimento dos corpos celestes, apresentado nos famosos diálogos. No modelo de Platão, a Terra seria imóvel e estaria envolvida por quatro capas esféricas: a primeira, com espessura igual a duas vezes o raio da Terra, seria composta de água; a segunda, com espessura de cinco vezes o raio da Terra, seria composta de ar e nela estaria a atmosfera; a terceira, de espessura aproximada de dez vezes o raio da Terra, seria composta de fogo. Na parte superior do fogo, estaria a quarta capa esférica com as estrelas. Os astros mais conhecidos: Sol, Lua, Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno, estariam evoluindo entre a atmosfera e as estrelas.
Foi um seguidor de Platão, Eudoxo de Cnido (408 - 355 a.C.), quem propôs o primeiro modelo um pouco mais detalhado sobre o movimento de revolução das esferas cristalinas concêntricas com a Terra, onde estariam fixos os corpos celestes. Eudóxio era um geómetra independente, bom matemático, e diferentemente de Platão, valorizava mais a observação do céu do que sua contemplação; tinha, porém, o apoio do Mestre em seus estudos. A forma de revolução das esferas proposta por Eudóxio conseguia descrever apenas alguns fenómenos de astronomia observados na época
...