A História das ideias psicológicas
Por: Otávio Augusto • 18/11/2017 • Abstract • 408 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
Atividade de História das Ideias Psicológicas
Teoria Psicanalítica de Freud
- Local e data de desenvolvimento:
A teoria psicanalítica deu-se em vista com a publicação de ‘’A interpretação dos sonhos’’ originalmente publicada no dia 04 de novembro de 1899¹ na Áustria, trazendo as ideias de inconsciente, consciente e pré-consciente.
- Objeto de estudos:
No seu desenvolvimento Charcot e Breuer tinha como objetos de estudo indivíduos diagnosticados com doenças psiquiátricas, em sua maioria diagnosticadas com histeria. Cada um dele usou-se métodos diferenciados para chegar a determinadas conclusões.
- Métodos:
O uso de um tratamento de exposição oralizada no qual o indivíduo expunha sonhos, fatos precedentes, tanto da infância quanto recentes, e opiniões. O uso da hipnose foi utilizada no desenvolvimento da teoria também, assim dando a ideia de inconsciente posteriormente posta em questão.
- Primeira Tópica:
Nesta primeira tópica propõe-se a existência de três instâncias psíquicas
- Consciente: Fenômenos observáveis conscientemente pelo indivíduo.
- Pré-consciente: São fenômenos da mente que por sua natureza são inconscientes, porém podem se tornar conscientes, exemplificado por fenômenos de cunho sexual.
- Inconsciente: Essa, tratada como a mais importante parte da Psique, sendo considerada a mais vasta e a responsável por boa parte do comportamento e vida psíquica.
- Segunda Tópica:
Posta em discussão com a publicação de 1923 um modelo estrutural de personalidade com intitulação Id, ego e superego.
Id: Assemelha-se com a instância inconsciente, por abarcar instintos, impulsos orgânicos e desejos do inconsciente, ainda sim, exemplificando com fenômenos da libido, impulsos sexuais.
Ego: O Ego, tendo suas partes tanto no inconsciente, no consciente e no pré-consciente vem como forma de controle de atos vindos do Id, que de certa forma podem ser considerados errados, hediondos; o Ego então permite que determinadas atitudes não venham a cabo por considera-las erradas ou passíveis de punições.
Superego: Vem como uma força de inibir, através de punição (sentimentos), gerar determinada consciência moral para o Ego, e conduzir o Ego a uma certa perfeição, tratada como Ego Ideal.
- Significado em dizer que a psicanálise é uma teoria dinâmica, econômica e tópica:
Pode se dizer dinâmica por haver uma comunicação entre estruturas dentro dessa Psique, sendo forças conflitantes ou convergentes; pode ser dita econômica por uma certa quantificação de energia circulando entre essas instâncias da Psique humana, e tópica por classificar e dividir a Psique e dá-la uma interface funcional e mais inteligível.
¹ Publicação datada de 1900 por ter sido finalmente editada no início deste ano (1900), porém já publicada no final do ano anterior (1899) na Áustria.
Psicologia 2016/01
Nome: Otávio A. Gomes e Silva
...