A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Por: anarh • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 6.516 Palavras (27 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
UNIBERO – Campus Marte
Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Gestão de Desempenho
Tutor Presencial: Jamil Farah Ayyad
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Angelica Felix da Silva - RA 6748351279
Ana Paula Pereira Cunha - RA 7375581154
Eliandra Derciliano dos Santos - RA: 6790432908
Regina dos Santos Souza – RA 6947440138
SÃO PAULO / SP
Setembro / 2014
SUMÁRIO
RESENHA..............................................................................................
EMPRESA APRESENTADA PARA CASO DE ESTUDO...........................
a. Características da Empresa..............................
b. História da Belíssima Moda Feminina.................................................
c. Missão, Visão e Valores.........................................................................
IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO................................
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................................
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS...........................................................
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA BELISSIMA.................................
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS...................................................
GESTÃO POR DESEMPENHO EM 5 PASSOS..........................................
PROPOSTA DE MODELO DE AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NA ETAPA.............................
CONCLUSÃO................................................................................................
BIBLIOGRÁFIA..............................................................................................
Professora Monica Satolani
RESUMO
Este trabalho nos mostra que a gestão de competências e a gestão de desempenho constituem tecnologias gerenciais distintas e ao mesmo tempo partes interdependentes de um mesmo construto. Podemos concluir que mais que tecnologias independentes, a gestão de competências e a gestão de desempenho parecem complementar-se em um contexto mais amplo de gestão organizacional.
O presente trabalho enfoca a gestão por competências, tem se firmado como uma importante opção estratégica na área de gestão de pessoas. É destacada a forma como a adoção dessa nova perspectiva contribui para o reposicionamento estratégico da gestão de pessoas, bem como os impactos gerados nas principais atividades a ela relacionadas: recrutamento e seleção, gestão da remuneração, avaliação do desempenho e desenvolvimento de pessoal.
RESENHA
O cenário organizacional vem sofrendo mudanças. Antes, as empresas davam ênfase ao lucro, porém nos dias atuais muitas delas já se conscientizaram que o bem mais valioso que elas possuem são as pessoas. São elas que dão vida às organizações com suas experiências. Apesar de toda a tecnologia e instrumentos disponíveis atualmente, são os colaboradores que, com seu conhecimento, habilidades e atitudes fazem esses mecanismos funcionarem.
Portanto, a Gestão de Desempenho tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano das organizações que possuem o objetivo perpetuarem no mercado com excelência.
É muito interessante o modo como a aplicação do projeto dessa gestão foi descrita nos textos. A maneira como os gestores, juntamente com o setor de Recursos Humanos, avistaram a necessidade de alinhar os perfis dos cargos e o comportamental dos colaboradores com sua missão, visão e seus valores.
Os textos nos mostram como desenvolver este projeto com o qual as organizações só têm a ganhar. Desde a sensibilização de peças-chaves que está gestão é altamente construtiva e mais assertiva para as empresas no momento de avaliar o desempenho de seus funcionários bem como auxiliar no processo de recrutamento e seleção de futuros funcionários.
Um dos pontos positivos dos textos é a maneira detalhadamente descrita do que é a Gestão de Desempenho, seu objetivo para com a organização e seus colaboradores e seu modo de aplicação.
O modelo da empresa ainda discorre claramente sobre as competências organizacionais, recursos, mapeamento da gestão por competências e a avaliação da performance que, juntamente com as outras etapas (sensibilização, definição de perfis, avaliação de potencial, formação de banco de talentos, capacitação e gestão de desempenho), é o ponto vital de todo o processo da implantação desta gestão organizacional. De nada adianta fazer toda esta mobilização se os gestores não avaliarem o resultado de todo o processo.
Porém, apesar do ponto positivo, há ainda o lado negativo. Os textos, que foram muito bem elaborados, não discorrem sobre a dificuldade inicial da aceitação do projeto a ser implantado. A despeito de ser extremamente interessante e necessário para as organizações que desejam perpetuar com qualidade no mercado volátil e ágil em que vivemos muitos gestores não veem a necessidade da Gestão de Desempenho ser incorporada na empresa e muitos ainda afirmam que é só “mais uma ideia do setor de RH”. Não é fácil convencer, ou melhor, sensibilizar e venda e o patrocínio deste projeto para as pessoas chaves das organizações.
Muitas das vezes é um processo longo e árduo a ser percorrido até que todos, gestores e colaboradores, percebam que todos só tendem a ganhar com esta gestão. Objetivos e metas bem traçados da empresa e também alinhar com os perfis dos colaboradores, suas competências técnicas e de suporte somente melhoram o resultado final de todas as organizações: serviço e lucro. Além da motivação de todos.
Todos os textos foram muito bem elaborados e contribuíram muito para com o andamento deste projeto.
EMPRESA APRESENTADA PARA CASO DE ESTUDO
...