A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Por: Feitoza • 15/5/2018 • Monografia • 6.728 Palavras (27 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
FRANCISCA DE ARRUDA
MARCIA MARIA DA SILVA
MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
SANTA MARIA DA VITÓRIA
2017
FRANCISCA DE ARRUDA
MARCIA MARIA DA SILVA
MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Trabalho de conclusão de curso apresentada à Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação como requisito parcial para a obtenção do título em Pedagogia
Professor Orientador: João Alves Barboza
Santa Maria da Vitória
2017
FRANCISCA DE ARRUDA
MARCIA MARIA DA SILVA
MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Trabalho de Conclusão de Curso, aprovado como requisito parcial para a obtenção do título de Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação.
Professor/a Orientador/a:
_______________________________________________
Prof.
Professor/a Avaliador/a:
______________________________________________
Prof.
Coordenador/a da FACITE:
______________________________________________
Prof.
Santa Maria da Vitória
2017
Dedicamos este trabalho aos nossos familiares pela compreensão e orientação nas horas de angústia, pelo incentivo e por todas as vezes que viabilizou a busca dos nossos sonhos, e a todos que buscam dignidade e qualidade da educação em nosso país. Dedicação especial, a Deus por esta conquista.
AGRADECIMENTO
Este trabalho não teria sido possível sem a colaboração e participação de algumaspessoas, muito importantes, que direta ou indiretamente contribuíram para a suaconcretização.
Primeiramente, queremos expressar nossa gratidão a DEUS criador e protetor da vida.
A nossasfamíliaspelo encorajamento, apoio, incentivo, disponibilidade durante todo este processo.
Ao nosso orientador, João Alves Barboza, o nossoenormeobrigado, pela sua orientação científica, apoio permanente, disponibilidade, sábiosconselhos, espontaneidade e acima de tudo pela paciência durante toda a etapa.
Enfim, obrigado a todos que fizeram parte dessa conquista, um sonho que está se realizando. Sentimos felizes por ter vocês em nossas vidas.
Os vossos filhos não são vossos. São filhos do apelo que a vida faz a si própria. Nascem através de vós, mas não de vós. E ainda que estejam convosco, não vos pertencem. Podeis dar-lhes o vosso amor, mas não os vossos pensamentos, porque eles têm os seus próprios pensamentos.(KHALIL GIBRAN)
RESUMO
A presente monografia tem como tema aimportância da Família no Processo Ensino-Aprendizagem, apresentando como a participação dos paisauxiliao aprendizado do seu filho, fazer com que a criança desde pequena compreenda com ajuda dos pais e educadores o quanto seu desempenho escolar é gratificante para ambos, buscando alcançar um objetivo em comum, que é de proporcionar as crianças uma educação de qualidade e contribuir positivamente no desenvolvimento integral da criança. O tema é constantemente colocado em evidência e pode-se perceber que a grande preocupação dos docentes na atualidade é a necessidade de aproximar a escola da família, procurando formas de comunicação mais eficazes, de maneira que a família possa conceber a escola como parceira e que também possa entender o seu real papel no aprendizado escolar dos alunos.Para desenvolver este estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e também quantitativa e qualitativa em uma escola da rede municipal de ensino, onde o instrumento de coleta de dados foi a aplicação de um questionário fechado. Ao fim deste trabalho conclui-se que é muito importante que haja uma interação entre a família e a escola para que o desenvolvimento dos alunos seja mais eficaz. Ficou claro que se faz necessário rever ações que demonstraram não atender a expectativa da escola e muito menos da família. A aprendizagem e o desempenho escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar, e posteriormente, da relação entre professor e aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora ambas passaram a ser vistas como participantes na educação. Embora distintas, buscam atingir objetivos complementares.
PALAVRAS CHAVE: Família. Escola e Aprendizagem.
ABSTRACT
This monograph focuses on the importance of the Family in the Teaching-Learning Process, presenting how parental involvement helps the child's learning, making the child understand with the help of parents and educators how much their school performance is rewarding For both, seeking to achieve a common goal, which is to provide children with a quality education and contribute positively to the integral development of the child. The theme is constantly highlighted and one can see that the main concern of teachers today is the need to bring the school closer to the family, seeking more effective forms of communication, so that the family can design the school as a partner and Can also understand their real role in students' school learning. In order to develop this study, a bibliographical and quantitative and qualitative research was carried out in a school in the municipal school system, where the instrument of data collection was the application of a closed questionnaire. At the end of this work it is concluded that it is very important that there is an interaction between the family and the school so that the development of the students is more effective. It became clear that it is necessary to review actions that have demonstrated that they do not meet the expectation of the school and much less of the family. Learning and school performance depend, first and foremost, on the family relationship, and later, on the relationship between teacher and student. If previously schools and families had goals that apparently were not related, now both have come to be seen as participants in education. Although distinct, they seek to achieve complementary goals.
...