A IMPORTANCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
Trabalho Escolar: A IMPORTANCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: toninho01 • 7/11/2013 • 2.981 Palavras (12 Páginas) • 575 Visualizações
FACULDADE INTERATIVA COC
CURSO DE PEDAGOGIA
ATIVIDADE AVALIATIVA 2
PROJETO DE PESQUISA
Alunos:
Antonio Carlos
Dane Valéria
Regiane Cavalcante
Simone Kian
Vilma Laurentino
São José dos Campos-SP
2010
RESUMO
1- O SISTEMA EDUCACIONAL E A RELAÇÃO ESCOLA/ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL
1.1- O que a escola espera do aluno
1.2- O que o aluno espera da escola
1.3- O papel do professor como mediador da relação
1.4 – Situações pedagógicas produtivas em sala de aula
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESUMO
A presente pesquisa é uma análise da compreensão das disciplinas como fator de estímulo ao estudo e à aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. .Por se tratar de uma fase em que os alunos estão passando por várias transformações biológicas e psicológicas, e conseqüentemente, ajustes nas relações sociais acreditamos ser relevante a percepção de que muitas vezes o que os educadores acreditam ser indisciplina possa estar ligado a fatores como dificuldades de aprendizagem e baixa auto-estima relacionadas a dificuldades na compreensão dos conteúdos escolares. Estudos da teoria de Piaget e Vygotsky mostram que alunos adolescentes, já desenvolvidos biologicamente podem ainda apresentar menor desenvolvimento psicológico e cognitivo, dependendo de fatores hormonais, ambientais, culturais e sócio-econômicos, que dificultam seu pleno desenvolvimento. Análises de estudiosos como Paulo Freire, Barry J. Wadsworth, Telma Weiz e outros, dão suporte aos fatores estudados por esta pesquisa, concluindo que educadores comprometidos com uma educação de qualidade e que amem sua profissão devem estar atentos a essa dificuldade de compreensão das disciplinas, que pode acarretar uma série de problemas para o aluno tanto em sala de aula como em toda sua vida futura.
Palavras-chave: educação, aprendizagem, ensino fundamental.
1- A RELAÇÃO ESCOLA/ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL
O amor é a base sobre a qual se constrói
todo o futuro comportamento responsável.
Foster
A sociedade atual está passando por várias transformações sócio-econômicas e dentre as causas podemos citar os avanços tecnológicos e à velocidade na comunicação, que tem proporcionado grande quantidade de informações globalizadas.
Esse mundo cada vez mais rápido requer mudanças de atitudes nas pessoas e esse novo comportamento esperado foi de encontro aos parâmetros da educação tradicional dos futuros cidadãos, exigindo mudanças no ensino/aprendizagem.
“A sociedade é que decide o que suas crianças e jovens devem aprender.” (Weiz, 2002, pg. 31)
Um grande conflito está instalado, pois o que é antigo já não serve, mas o novo ainda não está definido pela sociedade.
Como a escola vai transmitir conhecimentos e valores esperados pela sociedade a seus alunos se essa mesma sociedade passa por um período de avaliação do que deve ser conservado ou descartado?
Vários aspectos devem ser considerados e é preciso ter o devido cuidado para que sejam resgatados valores essenciais à convivência com outras pessoas, como a ética, a moral e o amor ao próximo - e conseqüentemente, uma verdadeira relação dialógica.
A atualidade é marcada pela mudança acelerada dos usos e costumes, assim como dos valores éticos e morais. Vive-se o momento do descartável, de tudo o que é fácil e rápido conseguir, da corrupção vista como fato corriqueiro e aceita como normal na vida política. Prevalece a moral da vantagem – é a lei do mais experto e não do mais capaz ou do mais honesto. (Leibig, 2007, pg.53-54)
Nesse sentido é interessante verificar como anda o diálogo entre escola e aluno; refletir se um tem correspondido à expectativa do outro, e como o professor deve agir dialogicamente para que essa relação se torne mais produtiva.
4.1 - O que a escola espera do aluno
A exigência sócio-econômica para que haja mudanças na educação tem feito com que a escola precise se adaptar rapidamente a essas transformações.
Isso tem se mostrado num trabalho difícil, devido à natureza cultural da educação.
As escolas passam a seus alunos, além dos conhecimentos científicos e acadêmicos, os valores culturais do meio em que vivem, mas as transformações culturais são muito mais lentas e não acompanham a descoberta de novos fatos que exigem mudanças sociais.
A escola tem o importante papel na formação de atitudes, valores e no estabelecimento das relações sociais e humanas. (...) Fazendo valer o código de ética e incentivando a prática das virtudes na sala de aula, os educadores estarão contribuindo para a formação de jovens e adultos comprometidos
...