TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA E O LEGADO AFRO-INDÍGENA NA FORMAÇÃO DA CULTURA E DA IDENTIDADE BRASILEIRA

Por:   •  23/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA

EDSON CANTUARIA DE AZEVEDO NETO

HISTÓRIA E ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

A INFLUÊNCIA E O LEGADO AFRO-INDÍGENA NA FORMAÇÃO DA CULTURA E DA IDENTIDADE BRASILEIRA

RIO DE JANEIRO

JUNHO 2022

EDSON CANTUARIA DE AZEVEDO NETO

HISTÓRIA E ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

Trabalho de conclusão de matéria na Universidade Veiga de Almeida, como parte das exigências para obtenção da Graduação em Sistemas de Informação.

RIO DE JANEIRO

JUNHO 2022

SUMÁRIO

I – INTRODUÇÃO        4

II – DESENVOLVIMENTO        4

1.1        Os Africanos no Brasil        4

1.2        Os Indígenas no Brasil        5

III – CONCLUSÃO        6

BIBLIOGRAFIA        6

I – INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo apresentar a influência dos indígenas e africanos na formação da atual sociedade brasileira. Onde as culturas, culinárias, religiões marcaram uma parte da identidade do Brasil.

II – DESENVOLVIMENTO

  1. Os Africanos no Brasil

Os Africanos possuem uma diversidade cultural ampla devido a sua extensão territorial, e muitas dessas culturas está presente nos dias atuais.

A formação da cultura afro-brasileira teve seu início com o tráfico escravo a partir dos navios por volta da década de 1530. Era um negócio altamente lucrativo, o que se intensificou e o Brasil transformou-se no país que mais possuiu escravos africanos no mundo.

Os escravos muitas vezes tentam fugir de seus servos, e os que conseguiam, formavam uma pequena sociedade, estabelecendo seus próprios valores e estruturas sociais. O nome dado para esses fugitivos são os Quilombola. Os mesmos escravos fugiam para o quilombo, onde esse era um local secreto e fortemente fortificado sendo esse organizado por pessoas fugitivas das fazendas, casas de famílias e afins.

Há um símbolo de luta e resistência contra a escravidão que foi o Zumbi dos Palmares (1655–1695), onde o mesmo lutou não só pela liberdade dos escravos como também pela prática de suas culturas e religiões.

Até mesmo nos atualmente é possível encontrar marcas da escravidão, ou até mesmo, pensamentos que remetem preconceitos tanto sociais, econômicos ou políticos.

Alguns dos costumes que os africanos trouxeram consigo nessa jornada foram:

  • Religiões: a umbanda, o candomblé, a quimbanda tem uma forte presença em todo território brasileiro. Podemos ver a existência de suas divindades sendo dita de forma natural, por mais que ainda haja a frequência de preconceitos, a conscientização e adequação das religiões africanas cada vez vem ganhando espaço dentro do Brasil.

  • Arte Marciais: A capoeira, uma arte de defesa que era ensinado dentro dos quilombos, algumas décadas depois, vem se tornado uma das maiores lutas em todo mundo. É um misto de dança, música e arte marcial. Hoje é uma das mais fortes expressões de cultura afro-brasileira em todo mundo.
  • Músicas e Culinária: O samba, congada, maracatu são um retrato da música afro-brasileira que permanecem até hoje. A música teve heranças africanas de instrumentos, como o berimbau e a marimba, cantos e danças. Em comidas temos pratos típicos que se instalaram como principais sabores de algumas regiões como o acarajé, pamonha, caruru ou quiabo com chuchu.
  1. Os Indígenas no Brasil

Assim como a cultura africana é diversificada, a indígena é tão vasta quanto. Por mais que os povos indígenas estivessem divididos em várias sociedades diferentes, muitos deles tinham traços comuns onde é possível embasar uma cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com