A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA OS DESAFIOS ENFRENTADOS
Por: Lucy Mary Alves da Silva • 9/6/2021 • Monografia • 6.209 Palavras (25 Páginas) • 282 Visualizações
unip- Universidade Paulista
Educação a distância
licenciatura em matemática
henrique flores santos
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS.
SALINAS-MG
2021
UNIP- Universidade Paulista
Educação a distância
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
HENRIQUE FLORES SANTOS
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS.
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Graduação em Matemática apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
salinas – mg
2021
RESUMO
Partindo da realidade atual onde o conhecimento é fragmentado em conteúdos o que dificulta a construção de um conhecimento significativo por parte do educando, evidenciado principalmente dentro do ensino da matemática , o presente trabalho tem como objetivo analisar como a interdisciplinaridade pode favorecer o ensino da matemática levando sentido aos elementos matemáticos dentro da realidade do aluno e investigar os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos para o desenvolvimento da interdisciplinaridade dentro da educação matemática a través de uma pesquisa qualitativa. A conclusão aponta que a interdisciplinaridade é uma ferramenta singular que promove saberes articulados entre as diferentes ciências, propiciando ao ensino da matemática a construção do saber de foram criativas e reflexivas.
Palavras -chave: Interdisciplinaridade, ensino da matemática, construção do conhecimento.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
CAPÍTULO I - O QUE É INTERDISCIPLINARIDADE.............................................8
CAPÍTULO II - A INTERDISCIPLINARIEDADE E O PAPEL DO PROFFESSOR 13
CAPÍTULO III - A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DA MATEMÁTICA. 20
CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO
A educação brasileira, ao longo do tempo passou por enormes influências A pesar de muitos avanços, a educação brasileira apresenta sérios problemas. Elementos como a situação econômica, a extensão territorial, a atuação docente também é um fator que dificulta diretamente a aprendizagem do aluno e consequentemente a qualidade da educação brasileira em geral.
O comportamento do professor terá aqui um enfoque maior pois ele por estar na ponta do problema pode, a partir do momento que repensa suas práticas, reverter até certo ponto a situação precária da educação brasileira.
A prática docente é algo que deve ser embasado em teorias e práticas de sucesso, que leve o aluno a construir seu conhecimento, mas que mais que isso, que esse conhecimento seja construído num espaço crítico, de maneira a contribuir na formação cidadã desse aluno, capacitando-o a agir positivamente na sua realidade. Porém, diferentes estudos apontam que grande parte das práticas desenvolvidas na sala de aula pouco contribuem para construção de um conhecimento que faça sentindo para os alunos, ou em outras palavras, o que acontece nas salas de aula é o repasse de conteúdo sem nenhuma articulação do a realidade do aluno. Se não faz sentindo para o mesmo, esse conhecimento tão pouco vai ser usado.
Como reposta a questão das práticas pedagógicas ineficientes dos professores e a questão da fragmentação do conhecimento em disciplinas, a interdisciplinaridade surge como uma metodologia que vai tornar possível a superação dessa lacuna que fica entre a construção do conhecimento e a aplicabilidade do mesmo na vida real do aluno.
O ensino de matemática, não é diferente. Ela é alvo de sérias críticas, pois não ser capaz de levar o aluno a entender como aplicar seus conceitos na sua vida diária, tornando a disciplina o terror entre os estudantes. A interdisciplinaridade dentro do ensino da matemática poderá promover grandes avanços na produção de um conhecimento partindo de uma realidade histórico -critica, onde a matemática, a partir do momento que o conhecimento faça sentido, será usada para resolver as demandas que surgem no cotidiano dos estudantes.
Os objetivos desse trabalho é analisar como a interdisciplinaridade pode favorecer o ensino da matemática levando sentido aos elementos matemáticos dentro da realidade do aluno e investigar os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos para o desenvolvimento da interdisciplinaridade dentro da educação matemática.
O que justifica o desenvolvimento desse trabalho é o fato de que ensino da matemática ao longo do tempo tem sido alvo de estudiosos que buscam novas abordagens metodológicas com o objetivo de contribuir para o ensino da matemática de forma diferenciada, que se distancie do ensino tradicional. Eles buscam contribuir para o ensino de matemática onde a mesma seja significativa para os alunos.
Além disso observa-se que fragmentação das disciplinas que ocorreu com o desenvolvimento da ciência moderna, aprofundou a distância entre essas disciplinas o que impede que o aluno tenha uma visão holística do conhecimento, ou seja, o seu conhecimento vai ser limitado não fazendo sentindo na realidade nos mesmos. Em relação a essas questões a interdisciplinaridade é um aparato metodológico de grande relevância pois permite a conexão das disciplinas, num processo de troca, onde o conhecimento construído pelo aluno é realizado dentro de um espaço que leva em conta o potencial subjetivo dos alunos.
Dessa forma é importante o estudo acerca de como a interdisciplinaridade poderá ser usada no ensino de matemática de forma a alavancar o ensino em direção a melhor qualidade. Mas também é importante identificar quais os desafios enfrentados pelos docentes ao implementarem uma prática interdisciplinar, para que sejam desenvolvidos questionamentos a fim de superá-los.
O trabalho será feito através de uma revisão bibliográfica através de obras que tratam do tema que foram previamente analisadas e publicadas.
...