A Importancia Da Contabilidade Para A Gestao Publica E Privada
Ensaios: A Importancia Da Contabilidade Para A Gestao Publica E Privada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianemelo2014 • 5/5/2014 • 3.865 Palavras (16 Páginas) • 576 Visualizações
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis – Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
SUMÁRIO
1. INTRIDUÇÃO
2. DEMONSTRAÇÃO CONTÁBEIS DE ÓRGÃO PÚBLICO;
a- BALANÇO ORÇAMENTÁRIO;
b- BALANÇO FINANCEIRO;
C- DEMONSTRAÇÕES DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS;
d- BALANÇO PATRIMONIAL;
e- DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ECONÔMICO;
f- DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES NO PATRIMONIO LÍQUIDO;
2. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL;
3. GESTÃO EMPRESARIAL DO AGRONEGÓCIO;
4. A SIMULAÇÃO EMPRESARIAL NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO;
5. A CONTABILIDADE DA PESQUISA CIENTIFICA PARA A GESTÃO PÚBLICA E EMPRESARIAL.
6. CONCLUSÃO
7. REFERENCIA
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará sobre; A Contabilidade Aplicada ao órgão Público é o ramo da ciência que se aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais da Contabilidade e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial das entidades do órgão público. Tem como objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio. A mesma é mais uma ferramenta que deu novos rumos ao controle das entidades.
2 DESENVOLVIMENTO
1- Órgãos Públicos e suas Demonstrações Contábeis.
A Contabilidade Pública tem como objetivo evidenciar a situação de arrecadação de receitas e gastos com despesas perante a fazenda pública, conforme o art. 83 da Lei Federal n. 4,320, de 17 de março de 1964, que diz: “ A contabilidade evidenciará perante a fazenda pública a situação de tosos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados.”
A Contabilidade Pública envolve o acompanhamento da execução orçamentária, devendo permitir o conhecimento do patrimônio público, a determinação custos industriais, caso o órgão público possua atividades industriais, o levantamento das demonstrações: balanço orçamentário; balanço financeiro; balanço patrimonial e outras. O método das partidas dobradas deverá ser observado para a escrituração.
Todas estas afirmações estão nos arts. 85 e 86 da Lei Federal n. 4.320/64: Art.85. Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais, a análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros.
a- Balanço Orçamentário;
O Balanço Orçamentário, definido na lei nº 4.320/1964, as receitas e as despesas previstas e confronto com as realizadas.
O Balanço Orçamentário evidencia as receitas e as despesas orçamentárias, detalhadas em níveis relevantes de análise, confrontando o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrar o resultado orçamentário e discriminar:
No seu lado direito, as receitas por fonte (espécie);
No seu lado esquerdo, as despesas por grupo de natureza.
O Balanço Orçamentário apresentará as receitas, detalhadas por categoria econômica, origem e espécie (destacando as receitas intra-orçamentárias), especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre atual, a realizada até o bimestre atual e o saldo a realizar. Demonstrará também as despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa (destacando as despesas intra-orçamentárias), discriminando a dotação inicial, os créditos adicionais, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas no bimestre atual e até o bimestre atual, as despesas liquidadas no bimestre atual e até o bimestre atual, e o saldo a liquidar.
b- Balanço Financeiro;
Segundo a Lei 4.320/64, os ingressos (entradas) e dispêndios (saídas) de recursos financeiros a título de receitas e despesas orçamentárias, bem como os recebimentos e pagamentos de natureza extra orçamentária, conjugados com os saldos de disponibilidades do exercício anterior e aqueles que passarão para o exercício seguinte.
O Balanço Financeiro é composto por duas colunas principais, sendo que na da esquerda, situam-se as receitas e na direita, as despesas.
Na coluna direita, são demonstradas as despesas orçamentárias, receitas não-orçamentárias e os saldos de disponibilidades do exercício anterior.
Na coluna direita, são demonstradas as despesas orçamentárias, despesas não-orçamentárias e os saldos de disponibilidade que ficarão para o exercício posterior ao balanço financeiro.
O Balanço Financeiro evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público no período a que se refere.
c- Demonstrações das Variações Patrimoniais;
Evidencia as alterações ocorridas no Patrimônio da União durante o período, resultante ou independente da execução orçamentária e revela o Resultado Patrimonial, que pode ser positivo ou negativo, dependendo do resultado líquido das variações positivas e negativas.
d- Balanço Patrimonial;
O balanço patrimonial elaborado pelos órgãos públicos, exigido pela Lei n. 4.320/64, contém os mesmos elementos do balanço patrimonial da Lei n. 6.404/76, de 15 de dezembro de 1976,ou seja, é constituído pelo ativo (bens e direitos), passivo (obrigações apagar) e pelo patrimônio líquido (diferença entre o ativo e o passivo).O que há de diferente é a forma como os elementos
...