A Importância Da Igreja Parra O Direito Medieval
Monografias: A Importância Da Igreja Parra O Direito Medieval. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: scamelo • 30/3/2014 • 275 Palavras (2 Páginas) • 483 Visualizações
A importância da igreja para o Direito Medieval
Podemos destacar a importância da igreja da Idade Medieval tendo assumido muitas
das tarefas públicas, sociais e morais do antigo império romano. Ela foi a responsável pela fixação de um conceito de direito, sustentado na ética moral e também na ética cristã. Ao ler-se Wieacker (1967, p. 17) essa importância fica mais esclarecida:
A cristandade fixou desde o início o conceito do direito. Na medida em que a fonte de todo o
direito não escrito – que arrancava da consciência vital espontânea – continuou a ser a ética social,
e na medida em que toda a ética européia continuou a ser, até bem tarde na época moderna, a ética
cristã, a doutrina cristã influenciou o pensamento jurídico, mesmo quando legislador e juristas
estavam pouco conscientes dessa relação. Através do cristianismo, todo o direito positivo entrou
numa relação ancilar com os valores sobrenaturais, perante os quais ele tinha sempre que se
legitimar.
Vários fatores evidenciam a importância do direito canônico para o medievo, como o caráter ecumênico da igreja, onde ela se coloca como única religião verdadeira; a dominação sob certos ramos do direito privado, que foram administrados exclusivamente pelo direito canônico, mesmo para os laicos; o fato de ser o único direito escrito, durante a maior parte da idade média, tendo sido objeto de trabalhos doutrinais, muito mais cedo que o direito laico, constituindo-se numa ciência do direito canônico, exercendo influência na formulação e desenvolvimento deste direito laico.
O direito na época medieval, é um direito religioso (direito canônico), onde suas regras são retiradas de principios divinos, principios esses que são revelados no Antigo e Novo Testamento. É o direito de todos aqueles que adotam a religião cristã.
...