A Introdução e Conclusão TCC
Por: PauloTebaldi • 26/6/2022 • Trabalho acadêmico • 1.078 Palavras (5 Páginas) • 95 Visualizações
1. introdução
Este trabalho tem por objetivo aplicar os conceitos de gerenciamento de projetos, em especial, as recomendações do PMBOK, em um projeto de tecnologia empregada para segurança no ambiente metroviário.
O foco deste trabalho é principalmente a etapa de planejamento do projeto, desde a sua concepção até o seu encerramento.
Serão apresentados os principais documentos do projeto; o termo de abertura, que é o documento que caracteriza o início oficial do projeto, contemplando as principais informações de forma macro e gerencial; a declaração de escopo, que é o documento que registra o que exatamente é o projeto, qual sua justificativa de existir, suas principais entregas, expectativas, definições do que faz parte do projeto ou não, critérios de aceitação, atividades principais, prazos e custos estimados. A partir da elaboração destes documentos, as atividades previstas foram agrupadas de acordo com as principais entregas para cada pacote de trabalho. Esta organização lógica foi traduzida na forma de EAP (Estrutura Analítica do Projeto), que é a estrutura na qual é possível ver a composição de atividades e entregas menores, que irão compor a entrega final do projeto, de modo que seja mais fácil gerenciá-las. Junto com a EAP, temos o dicionário da EAP, que irá esclarecer quais são as principais atividades que serão realizadas em cada pacote de trabalho, recursos, riscos e sequenciamento.
Após ter estruturado o projeto em forma de pacotes de trabalho, foram elaborados os nove planos de gerenciamento do projeto: escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e stakeholders.
Toda documentação deste trabalho foi desenvolvida tendo como objeto do projeto a implantação de um sistema de segurança perimetral utilizando fibra óptica para detectar intrusões nos trechos de via do metrô.
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fundamentação teórica utilizada neste estudo consiste basicamente nos conhecimentos adquiridos e materiais disponibilizados durante as aulas do MBA de gerenciamento de projetos da FGV, além do livro do Ricardo Vargas “Manual Prático do Plano de Projeto” utilizando a 6ª edição do PMBOK.
O PMBOK é o guia de gerenciamento de projetos mais conhecido do mundo, o qual foi desenvolvido e é atualizado pelo PMI (Project Management Institute), que é uma instituição internacional que reúne profissionais da área de gestão de projetos, os quais compartilham conhecimento e trocam experiências do dia a dia de trabalho na área. O guia tem a função de orientar as melhores práticas de gerenciamento que são geralmente aceitas em projetos de qualquer porte e área, porém cabe ao gerente do projeto adequar as orientações para a realidade do seu projeto.
O conceito
Segundo o Guia PMBOK (2013), “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são continuas e repetitivas”.
Já segundo VARGAS (2018), “Um projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade”
O guia PMBOK na 6ª edição agrupa o gerenciamento dos projetos em 10 grandes áreas, as quais contemplas 49 processos divididos em 5 grupos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
Os documentos do projeto e os planos de gerenciamento das áreas definem e documentam como serão gerenciados os processos pertencentes a cada uma das áreas durante o projeto. Todos estes processos estão integrados de alguma forma, originando um projeto único e estruturado.
De acordo com VARGAS (2018), as áreas do gerenciamento do projeto descrevem o gerenciamento de projetos em termos de seus processos componentes. Cada área do gerenciamento engloba os processos necessários de modo a garantir suas necessidades especificas conforme abaixo:
Gerenciamento da Integração – Assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados e integrados, garantindo que o seu todo seja sempre beneficiado.
Gerenciamento do Escopo – Assegurar que seja incluído no projeto todo o trabalho requerido, e somente o trabalho requerido, para conclui-lo de maneira bem-sucedida.
Gerenciamento do Cronograma – Assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto.
Gerenciamento dos Custos - Assegurar a conclusão do projeto de acordo com o orçamento previsto.
...