A MECATRÔNICA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS
Por: ewendel santana • 4/10/2021 • Relatório de pesquisa • 503 Palavras (3 Páginas) • 508 Visualizações
MECATRÔNICA OS IMPACTOS DA MECANIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO DOS PROCESSOS PARA A SOCIEDADE
MECATRÔNICA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS
Wendel da Silva Santana
A mecatrônica é conhecida como um processo de indústrias modernas que exigem ferramentas sofisticadas para gerar em tempo real, seus diversos processos integrados. Em outras palavras, quer dizer que a mecatrônica é a junção da engenharia mecânica com eletrônica com um controle inteligente por computador, ou seja, é uma máquina que tem tanto partes mecânicas como partes elétricas e sensores que captam informações e as repassa.
Isto faz com que cada vez mais se alargue o conhecimento em torno de novas áreas técnicas e científicas. Hoje, a incorporação de sistemas mecatrónicos em vários setores é visto com muita frequência e o campo da saúde ambiental ainda ocupa um papel marginal na pesquisa das questões ambientais. O quadro atual de fortes impactos à saúde causados pelas questões ambientais impõe a necessidade de se pautar sobre a produção industrial que é indestrutível.
Em uma máquina agrícola a mecatrônica é hoje determinante para o controle e ou automatização das operações. A introdução desta tecnologia iniciou-se pela utilização de componentes assistidos eletricamente, como seja a assistência elétrica dos comandos eletro hidráulicos de um sistema de transmissão ou da tomada de força em tratores agrícolas, posteriormente surgem os componentes assistidos e controlados por computadores.
Os componentes controlados de forma remota seguem instruções através de um controle com o auxílio de um computador e por último o desenvolvimento de máquinas completamente autónomas mostram a robotização. Exemplo da assistência por computador é o controle de um débito ou densidade proporcional a velocidade de avanço presente em máquinas de distribuição.
O controle remoto por wireless é hoje o que permite a transmissão de informação do peso medido pelas células de carga instaladas no eixo de um reboque unifeed e o respectivo monitor de comando instalado no interior da cabine do trator que ordena movimentos. A partir de 2008 praticamente todos os equipamentos automotrizes dispõem de controladores eletrônicos do motor, requisito indispensável para que sejam cumpridas as metas de emissões poluentes cada vez mais rígidas e atualmente regulamentados pelas normas TIER IV.
[pic 1]
Em resumo pode dizer-se que a incorporação de sistemas mecatrónicos na sociedade de uma máquina agrícola é hoje uma realidade à qual não devemos ser alheios na sua utilização. Tais características são fundamentais e determinarão a vida útil de um equipamento ou dispositivo mecatrônico, o controle é o “cérebro” ou “inteligência de qualquer projeto mecatrônico ou robótico. Todas as partes devem ser controladas por circuitos eletrônicos, capazes de realizar as seguintes funções básicas.
São elas:
- Controle de posição
- Sensores
- Inteligência por Software
- Controle cinemático
- Controle dinâmico
- Controle adaptativo
- Movimento e entre outros.
Desta forma pela importância que a mecatrónica assume na constituição e funcionamento de tantos sistemas mecanizados em Ciências Agrárias e pela sua constante evolução, última nota, para a necessidade de maior complementaridade na formação destas duas áreas de conhecimento tanto ao nível da formação de operadores como dos curricular das respetivas licenciaturas.
...