A MEDIA E A EDUCAÇÃO NO BRASIL
Projeto de pesquisa: A MEDIA E A EDUCAÇÃO NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANELARA • 5/3/2014 • Projeto de pesquisa • 3.958 Palavras (16 Páginas) • 266 Visualizações
RESUMO
A mídia é um fator fundamental na vida da sociedade, sem ela a sociedade fica aquém da realidade. Assistir televisão, navegar na Internet, falar ao celular são coisas do cotidiano da maioria da população mundial. Vive-se em uma era tecnológica em que se vêem ao vivo acontecimentos no mundo inteiro. E essa tecnologia influencia o tempo todo à sociedade e em conseqüência, a educação, tanto informal quanto formal. A influência da mídia na sociedade e na educação é um tema muito discutido e questionado. Muitos autores escreveram e escrevem sobre essas influências, alguns as consideram positivas, outros a denominam negativas. Este trabalho busca analisar a influência da mídia na educação. Para tanto, abordou-se, na história da educação no Brasil, a presença da mídia na constituição dessa história.
Palavras-chave: Educação. Mídia. Sociedade.
ABSTRACT
The media is a key factor in society, without it we fall short of reality in which we live. Watching TV, surfing the Internet, talk on the phone are things of daily life for most of the world. We are in a technological age where they see live events worldwide. And that technology influences the time to society and as a result, the education, both formal and informal. The influence of media on society and education is a subject much discussed and questioned. Many authors have written and write about these influences, some of them as positive, others call it negative. This work analyzes the influence of media in education. Therefore, we dealt with the history of education in Brazil, the presence of the media in the
constitution of this story.
Keywords: Education. Media. Society.
1 INTRODUÇÃO
Dos avanços tecnológicos nasceu a mídia. Neste trabalho iremos transportar para os leitores como ela está incluída na educação da sociedade desde a escola. Este tema é bastante polêmico, pois muitos afirmam que a mídia pode ser uma influência negativa, já outros acreditam que a mídia deve ser de interesse de professores, pais, alunos, pois ela pode melhorar a educação.
Qual a importância da mídia na educação? Essa pergunta é muito polêmica e através dela podemos analisar e pesquisar a opinião de pais, professores e da própria sociedade porque há milhares de coisas que acontecem nesse nosso Brasil e no mundo que nós nunca chegaremos, a saber, se a mídia decidir não contar.
O interesse desse tema é levar o leitor a analisar e refletir que realmente a mídia é importante não somente na educação, mas também na sociedade, pois a partir dela o indivíduo aprende a interagir com o mundo a seu redor e também a ser uma pessoa crítica e de opinião na sociedade. Além disso, é de extrema importância estudar este tema, pois através dele podemos descobrir novas formas de ensino e maneiras descontraídas para que o aluno se interesse mais pela aprendizagem.
Além disso, esperamos que esta pesquisa possa ajudar a solucionar problemas que professores muitas vezes enfrentam nas escolas na hora de ensinar, pois o aluno só presta a atenção naquilo que é novo e interessante para ele. Assim, a aula pode se tornar mais interessante, quando o professor põe um filme, por exemplo, para os alunos assistirem e fazer relatórios, resumo ou resenhas para mostrar o que aprendeu.
Enfim, este trabalho busca definir e identificar a mídia no meio escolar e na sociedade, além de verificar suas influências negativas e positivas, destacando como exemplo, um dos tipos de mídia mais acessíveis ao público em geral, a televisão.
2 MÍDIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL
2.1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A educação a distância tem sido o grande desafio do preparo de participantes e professores, pois se trata de uma nova tecnologia e tudo que é novo requer que se trabalhe um processo de aprendizagem e adaptação.
Essa nova tecnologia recebeu notável impulso a partir da aplicação de novas tecnologias, notadamente aquelas que envolvem a Internet. A intensa capilarização das redes interconectadas de computadores vem ampliando o público desta modalidade de ensino ao mesmo tempo em que confronta aqueles que trabalham em educação com novos desafios dentro de uma realidade.
Novas tecnologias, ao se disseminarem pela sociedade, levam a novas experiências e a novas formas de relação como outro, com o conhecimento e com o processo de ensino-aprendizagem. Também foi assim com a escrita que é uma tecnologia. A própria origem da Educação e da Escola, tal como concebemos hoje, depende fundamentalmente desta tecnologia de registro e recuperação de informação que é a escrita. O desenvolvimento desta tecnologia promoveu grandes transformações na prática educativa.
Hoje para nós, é praticamente inconcebível ensinar e aprender sem os livros, objetos que somente começaram a ser usados em larga escala com o advento da máquina de imprimir e da técnica de corte de papel que permitiu que os livros se tornassem portáteis.
Atualmente, as novas tecnologias, especialmente as que estão ligadas às chamadas “mídias interativas”, estão promovendo mudanças na Educação, num processo que parece estar apenas começando. Para a maioria dos educadores elas são absolutamente desconhecidas. Uma parcela muito pequena teve algum contato ou usa com alguma freqüência estas tecnologias. E, mesmo para estes, elas representam uma imensa novidade.
As novas tecnologias são uma novidade que requer adaptação em termos operacionais, com isso é preciso aprender a mexer com equipamentos, a trabalhar com programas e assimilar conceitos e vocabulários próprios de uma nova área. Mas, além disto, estas tecnologias nos levam as novas experiências em sentido mais profundo. No mundo da comunicação mediada por computador vive-se num outro espaço e num outro tempo, diverso do tempo e do espaço vividos no mundo da comunicação de oralidade primária e da cultura escrita.
Com a chegada destas novas tecnologias, chega também um novo tempo e um grande desafio para a prática educativa que irá utilizar essa tecnologia, pois é preciso promover a ambientação de professores e alunos no espaço virtual dos sistemas on-line de educação a distância.
Existe ainda por parte de alguns alunos a aversão e difícil adaptação ao espaço virtual. O que grande parte deles acredita é que precisa ter um contato direto com o professor
...