A Matriz Energética Cada Vez Mais Renovável
Por: PauloSales31 • 11/9/2018 • Projeto de pesquisa • 4.660 Palavras (19 Páginas) • 193 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
PAULO ROBERTO COSTA SALES
RAFAEL VASQUES
GÉRLIA MARIA PERNA TORRES
KARINA MELO FERREIRA
PIM V PROJETO MULTIDISCIPLINAR:
Klabin
BRASIL
2018
PAULO ROBERTO COSTA SALES
RA: 1742911
RAFAEL VASQUES
RA: 1739479
GÉRLIA MARIA PERNA TORRES
RA: 1718021
KARINA MELO FERREIRA
RA: 1616383
Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de Gestor na área de Gestão Ambiental apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientadora: Prof(a) Michelly Barboza
BRASIL
2018
RESUMO
Este trabalho faz parte do Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM VI, e objetiva analisar o processo de produção de celulose na empresa Klabin, mostrando os tipos de recursos usados durante o processo, como é feita a gestão desses recursos; ainda buscaremos saber como é tratado os dejetos resultantes das operações industriais e também florestais. Dentro desta obra buscou-se identificar quais recursos eram renováveis e quais não o são; mostrar o tratamento de efluentes líquidos existente na empresa, bem como o tratamento e destinação adequada dos resíduos sólidos, mostramos ainda a relação entre empresa e seus colaboradores, o respeito pela legislação trabalhista comercial e responsabilidade socioambiental da empresa. Esse trabalho engloba as seguintes disciplinas: Gestão de Recursos Naturais, ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial e Auditoria e Certificação Ambiental.
O desenvolvimento do projeto foi realizado através de pesquisas feitas no site da empresa, nos livros-texto e em bibliografias referentes aos assuntos aqui abordados.
Palavras-chave: Recursos naturais. Ética e legislação: trabalhista e empresarial. Auditoria e certificação ambiental.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. RECURSOS NATURAIS 6
2.1 Mudanças climáticas 6
2.2 Matriz energética cada vez mais renovável 6
2.3 Compromisso com a redução das emissões 6
2.4 Uso racional da água 7
2.5 Gestão de efluente 7
2.6 Foco no reaproveitamento de resíduos 7
2.7 Materiais 7
2.8 Manejo responsável e conservação da biodiversidade 8
2.9 Patrimônio natural 8
3. ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL 9
3.1 Conceito de ética, moral e direito 9
3.2 Ética Empresarial 9
3.3 Responsabilidade Social 9
3.4 Responsabilidade Trabalhista 9
4.2 Sistemas de Gestão Ambiental na Klabin 11
4.3 Monitoramento e avaliação 11
4.4 Medidas de mitigação 12
4.5 Redução de impactos ambientais 13
4.6 Acidentes ambientais 14
4.7 Referência em segurança 14
5. DESCRIÇÃO DA EMPRESA 15
6. CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS............................................................................................................18
1. INTRODUÇÃO
A partir do conceito de ecodesenvolvimento proposto durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, no ano de 1972, surge à idéia de desenvolvimento sustentável. De acordo com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades dos seres humanos da atualidade, sem comprometer a capacidade do planeta para atender as futuras gerações. Portanto, é o desenvolvimento que não esgota os recursos, tornando-os perenemente disponíveis, se possível.
Não há mais dúvida que os recursos são finitos, e que, mesmo os recursos considerados renováveis não conseguem se restabelecer na mesma velocidade do seu uso nos dias atuais. Isso tem se tornado uma grande preocupação tanto para os governos quanto para as grandes corporações. Neste contexto, a Kablin busca ser referência em sustentabilidade no Brasil e ter práticas como o manejo florestal reconhecidas por organizações do mundo inteiro. Orienta suas ações para o fortalecimento da agenda dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas, agindo de modo propositivo em favor do desenvolvimento socioambiental dos locais onde atua.
A Kablin eleita no ano de 2016 como a empresa mais sustentável do Brasil, pelo Guia Exame de sustentabilidade. Preservar as florestas nativas, buscando constantemente a redução dos gases provocadores de efeito estufa, cuidar dos recursos hídricos e praticar a responsabilidade social com base no desenvolvimento local, está entre as prioridades da Klabin e de seus colaboradores. Possui a certificação FSC® - FOREST STEWARDSHIP COUNCIL, que assegura o correto manejo florestal, entre eles, o plano de manejo detalhado e a avaliação de impactos ambientais e sociais; a certificação ISO 14001, reconhecida mundialmente como meio de melhorar o desempenho ambiental e de controlar custos das organizações, entre outras. A Kablin também assumiu compromissos voluntários como a DCP - CARBON DISCLOSURE PROJECT, uma iniciativa mundial para facilitar o diálogo entre investidores e empresas que procuram minimizar os impactos ambientais de seus negócios diante das mudanças climáticas, além do Pacto Empresarial Pela Integridade e Contra a Corrupção.
...