A Metodologia Científica
Por: Igor Muller • 30/4/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 3.944 Palavras (16 Páginas) • 129 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS CUIABÁ
INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO.
CURSO DE GEOGRAFIA BACHARELADO
3° SEMESTRE
Metodologia da Pesquisa
Tempo e Clima em Cuiabá-MT e as influência na aviação local
CUIABÁ – MT
2017
IGOR DOS SANTOS MÜLLER
Metodologia da Pesquisa
Tempo e Clima em Cuiabá-MT e as influência na aviação local
Pré-projeto apresentado na Disciplina de Metodologia da Pesquisa como requisito básico para a apresentação do trabalho de conclusão da Disciplina no Curso de Bacharelado em Geografia.
Docente: Doutoranda Camila Riboli Rampazzo
CUIABÁ – MT
2017
SUMÁRIO
- TITULO.......................................................................................................
- INTRODUÇÃO............................................................................................
- PROBLEMÁTICA.......................................................................................
- OBJETIVOS................................................................................................
- GERAL..................................................................................................
- ESPECÍFICO........................................................................................
- JUSTIFICATIVA.........................................................................................
- REFERENCIAL TEÓRICO.........................................................................
- METODOLOGIA.........................................................................................
- CRONOGRAMA.........................................................................................
- REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO.............................................................
- Titulo
Tempo e Clima em Cuiabá-Mt e as influência na aviação local
- Introdução.
Através de entrevistas, trabalho de campo e pesquisas, assim fazer um levantamento de um ano e meio em horários de pousos e decolagens de aviões, levando em conta a temperatura, precipitação, queimadas e nuvens. A região estudada será Cuiabá-MT com rotas regionais.
A produção de esse relatório dar-se a fim de identificar informações especifica sobre alguns fenômenos atmosféricos que atuam diretamente na aviação local, tais como tempo, clima, nuvens, queimadas e identificar os principais períodos de atuação.
3. Problemática.
O grande problema e causada na Primavera-Verão, pela nuvem chamada Cúmulu-Nimbo que na parte inferior dela estão gotículas de água sobre o meio esta água liquida com gelo e tempestade e superior da nuvem gelo, sabemos que esse tipo de nuvens pode ultrapassar seus 18 km de expansão na vertical, os pilotos de aviões, sabem muito bem o estrago que essa nuvem pode causar a aeronave. Neste período (Primavera-Verão) também se pode observar o aumento da temperatura juntamente com o aumento da precipitação causando também alguns efeitos na decolagem da aeronave na pista de voo, como a diminuição na sustentação, levando que a aeronave precisa pegar mais velocidade na pista de voo para sua decolagem.
Outra variável que ocorre na região estudada que não e necessariamente possuem uma causa natural, são as queimadas que ocorrem todos os anos principalmente no inverno e primavera. A fumaça das queimadas preocupa bastante a segurança do voo, pois como se espalha rapidamente na atmosfera, obstrui a visibilidade quase total do horizonte e como aquece o ar tem-se a diminui a estabilidade das aeronaves em voo.
O fator temperaturas elevadas na aviação, significa perda de potência nos motores, fazendo com que a aeronave precise de mais pista para realizar sua decolagem segura e seja suficiente para sua sustentação no ar.
4. Objetivos
4.1 Geral.
Identificar os principais fenômenos que atua diretamente na aviação local, tais como tempo, clima, nuvens e queimadas e identificar os principais períodos de atuação e as principais consequências na aviação.
4.2 Específico.
Analisar e identificar as variáveis temperatura e precipitação que são dois dos fatores clima mais importantes para aviação. Porque atuam diretamente nos pousos e decolagens.
Classificar as nuvens de acordo com as suas formas e classificando a de mais risco para a aviação.
Caracterizar os problemas associados a ocorrências de queimadas e os agravantes eventuais como d suas ocorrência.
Identificar as principais rotas afetadas por condições climáticas adversas.
5. Justificativa.
E de suma importância este trabalho, que deve ser feito pelo fato de que ainda não há um trabalho especifico que analisa as variáveis (Temperatura e Precipitação) que atuam diretamente na aviação local da cidade de Cuiabá, e expondo quais os riscos que os tripulantes e passageiros podem Passar diante dos fatores clima. Tendo foco extra não somente sobre os fenômenos naturais mais também um fenômeno que afeta o mundo inteiro “Queimadas”, mas principalmente nossa região Centro-Oeste por ter temperaturas mais elevadas e proporcionando os riscos maiores.
6. Referencial Teórico.
O clima, assim como o tempo, resulta da combinação de elementos, mas, neste caso, trata-se da combinação de tendências “dominantes” e “permanentes” dos elementos mais gerais da atmosfera sobre um lugar (PÉDELABORDE, 1970; MERCATOR, 2009). Isto é cada região compõe de um determinado clima seja ele equatorial, tropical, subtropical, temperado, mediterrâneo, desértico e outros. E nessas regiões também existe o clima local que é “à série de estados atmosféricos sobre determinado lugar em sua sucessão habitual”. (MAX SORRE 2006, p.90). Ou seja, o clima é definido através de sua localização geográfica seja na latitude ou longitude de um determinado local. Segundo Branco Pércio (1993, p. 306).
...