A Motivação e Espírito de Unidade
Por: DiegoStos • 4/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 147 Visualizações
PASSAR UM LISTA PARA COLOCAREM NOME,CLUBE E E-MAIL PARA ENVIAR ATIVIDADES RECREATIVAS, DICAS DE LEITURA E FILMES PARA REALIZAR NO CANTINHO DA UNIDADE
Motivação e Espírito de Unidade
Vídeo APOIANDO AO OUTRO https://www.youtube.com/watch?v=9DYrpwzMDog (FAZER A DINAMICA)- a unidade precisa de todos para continuarem firme, um apoiando ao outro.
OU
Video Desafiando Gigantes https://www.youtube.com/watch?v=HbeGO4EIVA4 ( que o brock atravessar o campo de futebol americano com o rapaz nas costa)
Comentar com eles QUEM SÃO OS PRINCIPAIS PILARES NA UNIDADE, o conselheiro e o capitão, o conselheiro como treinador Taylor e o capitão como Brock, que motiva pelo exemplo do “ eu posso, todos podem”.
Mostrar a eles que são a referencia de confiança da unidade e do clube:
- Se escolhidos pelo clube, são visto como poder de influencia e liderança.
- Se escolhidos pela unidade, vistos como referência dos demais.
O que é Motivação?
Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam. PARA ISSO PRECISAM DE METAS DE INTERESSE EM COMUM PARA A UNIDADE.
A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.
Motivação, liderança e o capitão
Motivação e liderança são conceitos que estão intimamente ligados. Um bom capitão deve estar motivado e ao mesmo tempo, deve ser capaz de motivar os elementos da sua equipe.
- O Espírito de Unidade permite que a unidade se transforme num sólido bloco e orgulho para os desbravadores.
COMO MOTIVAR SUA UNIDADE
Uma das principais falhas em qualquer grupo á a inatividade de certos membros do grupo. Inatividade de qualquer membro cria problemas para o grupo e o líder. Um dos problemas óbvios á a perda dos recursos do membro inativo, o que diminui a afetividade do grupo como uma unidade.
Mas provavelmente é mais crítico o efeito desmoralizador que cada membro inativo tem sobre os outros membros, por razão da falta de participação nas responsabilidades do clube. Isto diminui o entusiasmo e pode repercutir em efeitos negativos ao grupo.
[pic 1]
DINAMICA: Proteja o balão (não sei se o espaço vai ser favorável)
Cada um fica com um balão e um palito de dente na mão. O orientador dá a seguinte ordem: defendam seu balão! Todos devem estar juntos em um lugar espaçoso. A tendência é todos estourarem os balões uns dos outros. Quando fizerem isto perguntamos: _ Por que destruiram os sonhos, motivação dos outros? Por que para protege nossa motivação, queremos desmotivar o outro? Deixe-os pensarem um pouco e responda para manter nossa motivação você não precisa destruir a motivação do outro, basta que cada um projetemos a si e ao outro e nenhuma motivação será destruída!
Uma das causas da inatividade de certos membros é a falta de compreensão da tarefa a ser realizada, é o papel deles. Muitas vezes há suficiente motivação aplicado para colocar-lhes em ação.
Para manter a motivação da unidade, é preciso traçar um objetivo comum que todos almejam em busca do êxito. Isso será aparente através de três linhas de pensamento.
- Personalidade exemplar do conselheiro.
- Personalidade exemplar do capitão
- Nçao realizar somente o que o capitçao ou o conselheiro desejam, mas a maioria do grupo.
EXEMPLO: se existe alguém que é péssimo em futebol, ao invés de fazer uma especialidade futebol, por que não fazer algo diferente, que motive a todos: FUTEBOL DE BOTÃO, HANDEBOL, SOFTBOL, PATINS, PIÃO, algo neutro e novo para todos.
O que pode ser feito para criar o Espírito de Unidade?
- Reuniões extras
- Brincadeiras
- Excursões ou acampamentos
- Classes regulares
- Especialidades
- Reuniões sociais
- Cantinho da unidade
- Trabalho missionário
- Festinhas de aniversariantes, boas vindas a novos desbravadores, etc.
- Visitas a parques, zoológicas.
SUGESTÃO
- Uns 15 minutos antes da reunião normal do clube de domingo, a unidade se reúne para fazer o culto exclusivamente para ela. Com leitura bíblica, bons testemunhos, com música, com histórias, orações, etc. Tendo momentos espirituais marcantes sendo desenvolvidos na unidade, um espirito realmente cristão, de cooperação e tendo sempre a supervisão do amigo inseparável da unidade – o conselheiro.
- O capitão e o capelão ao final do culto, delegam as responsabilidades do próximo culto a um desbravador da unidade que terá uma semana para desempenhar bem o seu papel no próximo culto.
DISCIPLINA
Dinâmica - Objetivos:
Proporcionar reflexão sobre a importância da disciplina.
Aplicar punições para os infratores das regras.
Elogiar os cumpridores das normas
Material:
01 folha de papel madeira ou cartolina
01 pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
01 cartão amarelo
01 cartão vermelho
Procedimento:
– Comecem falando sobre a importância das normas e regras para que se tenha uma convivência em grupo de forma respeitosa e harmônica.
– Junto com a turma, comecem a elaborar pelos menos 03 regras que possam ser cumpridas durante a aula da EBD, como por exemplo:
...