A Musculação na Gestação
Por: Jeniffer Martins • 25/11/2022 • Trabalho acadêmico • 532 Palavras (3 Páginas) • 74 Visualizações
MÃES QUE TREINAM
Ser uma profissional reconhecida e respeitada. Cuidar do lar, das tarefas da casa. Ser uma excelente mãe. Ter disposição para o marido ou namorado. E, por último, porém não menos importante, ter corpo e mente saudáveis.
Atualmente, as mulheres, de uma maneira geral, conhecem bem tais “exigências”.
Pode soar inatingível, mas o fato é que existem muitas mães que conseguem conciliar a rotina sobrecarregada com os filhos à rotina de treinos, mantendo assim, além de uma mente equilibrada, um corpo bonito e saudável.
A palavra chave é: Organização. Planejar a rotina semanal evita imprevistos e, caso eles ocorram, com uma rotina organizada é possível resolvê-los com facilidade.
Para inserir uma rotina de treinos ao cotidiano, é necessário estar disposta a fazer alguns sacrifícios que, consequentemente, serão recompensados com autoestima, bem-estar e qualidade de vida. Para que isso aconteça, é imprescindível que o exercício físico seja inserido a sua vida assim como qualquer outra atividade básica, ou seja, ter hora e frequência, assim como tomar banho ou comer.
Estabelecer constância na organização da rotina é essencial tanto para fixar definitivamente o hábito de se exercitar quanto para colher bons resultados dos treinos realizados.
Quando a constância é empregada aos exercícios físicos, ela está diretamente ligada ao ritmo que está inserido na rotina, ao fortalecimento dos músculos e a qualidade dos treinos, isto é, quanto mais praticamos e estimulamos nosso corpo a uma frequência de movimentos (exercícios frequentes) mais ele é trabalhado, já quando os exercícios são esporádicos ou interrompidos, diminui a aptidão para responder a estímulos externos com a mesma eficiência que tinha anteriormente, o que torna difícil voltar a manter o ritmo e causa dores, mesmo que o corpo obtenha memória muscular.
A constância não é uma obrigação ou uma punição, ela faz parte de um estilo de vida, independente se o treino irá durar 30 minutos ou 1 hora. O importante é se movimentar, fazendo com que o corpo não perca estímulo, afinal mais vale o feito do que o perfeito.
Sustentar a constância não é uma tarefa simples, sendo assim, é primordial estabelecer metas alcançáveis durante as práticas, nada de se comparar aos outros e deixar a desmotivação levar.
Tão importante quanto se manter em movimento, é gostar do que está fazendo e quando está fazendo, por esse motivo:
- Procure um exercício que te faça bem e pesquise os benefícios do que escolheu. Você é única! Não precisa seguir “modinhas” ou fazer o mesmo exercício que todo mundo faz. São inúmeras opções, experimente e encontre aquela você se identifique e o seu corpo mais se adapte;
- Aceite o seu ritmo! Analise tempo e horário ao qual você possa se dedicar a essa prática. Assim se torna mais fácil evitar frustrações no processo de criação um novo hábito.
Faz parte da natureza das mães serem guerreiras. Vencer as batalhas de cada dia são o que elas fazem com excelência! Por isso merecem respeito e admiração, não só da comunidade como um todo, mas principalmente de si mesmas.
Você que é mãe, olhe para si com carinho e torne os exercícios físicos como fonte de bem-estar, como um momento de autocuidado.
Inspire-se, seja inspiração! Dedique-se. Elimine a comodidade e surpreenda-se com sua capacidade.
Jeniffer Martins Santos
Graduando Educação Física
Professora na Academia Ritmo
...