A Nanotecnologia das Coisas
Por: Kedma GK • 17/2/2023 • Resenha • 316 Palavras (2 Páginas) • 53 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE (biotecnologia)
Resumo
A palestra foi dividida em quatro partes: o conceito de nanotecnologia; as vertentes de pesquisa do laboratório de nanotecnologia (LNNANO); a estratégia geral do LNNANO e os exemplos práticos da nanotecnologia aplicada no dia a dia.
O conceito descreve objetos físicos aplicáveis com finalidade específica em algum setor e que incorpora uma ou mais nanotecnologias com objetivo deliberado de entregar valor por meio de melhorias do desempenho de pelo menos um, atributo facilmente reconhecível em produto, serviço ou processo.
O laboratório de nanotecnologia tem um modus operandi: pensar macro, planejar micro e realizar nano. Possui também seis linhas de pesquisa responsáveis por áreas de P & D distintas.
Linha 1- investigação de produtos e coprodutos agropecuários, agroindustriais e florestais
Linha 2- desenvolvimento de micro e nanossistemas lipossomais, lipídicos, metálicos e poliméricos obtidos por rotas de síntese verde.
Linha 3- desenvolvimento de superfícies e nanoestruturas funcionais aplicáveis a embalagens ativas, películas comestíveis, nanoalimentos…
Linha 4- responsáveis por ensaios para avaliação da nanosegurança in vitro e in vivo em bactérias, leveduras, entre outros microorganismos.
Linha 5- fabricação digital por manufatura aditiva, subtrativa e transformativa; bioengenharia reversa.
Linha 6- implantação de processos para o escalonamento industrial, gerenciamento de resíduos, avaliação de riscos, impactos e uso de inteligência artificial para sustentabilidade de processos nanobiotecnológicos.
A nanotecnologia verde é uma vertente de nanotecnologia alinhada com a preocupação com questões relacionadas à sustentabilidade. Para isso utilizam-se nanoinsumos, como por exemplo: lipossomos naturais, emulsão sustentável, nanopartículas lipídicas etc.
Podemos citar como exemplos práticos os nanopesticidas da agricultura, que possuem como vantagens a menor quantidade de princípio ativo, e redução de impactos adversos a organismos não alvo. Na área de alimentos existe a criação de películas comestíveis nanoestruturadas, que possuem como vantagens a criação de uma barreira contra patógenos indesejáveis e o aumento do tempo de prateleira. Não se pode esquecer dos fármacos que utilizam lipossomas, estes apresentam as vantagens de ter proteção contra rápida degradação e eliminação, e redução da toxicidade.
...