TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza da Luz

Por:   •  18/4/2025  •  Artigo  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 3

 Luz = Fóton / Espectro Eletromagnético / Onda e Partícula: A Natureza da Luz  

[pic 1]

O Fóton levando o “quantum”, pacote de energia.

A emissão de um Fóton ocorre durante a transição de um elétron de um átomo entre dois estados energéticos diferentes, pois o elétron passa de uma camada mais interna para uma mais externa do átomo quando recebe energia, e quando ele retorna para seu estado original, emite a energia correspondente a esta diferença sob a forma de um fóton: partículas elementares que viajam com a velocidade da luz. A estrutura do átomo é composta por três partículas fundamentais: prótons (com carga positiva), nêutrons (partículas neutras) e elétrons (com carga negativa). A força nuclear forte é uma das quatro forças fundamentais da natureza, responsável por manter a união entre quarks, formadores dos prótons. Estes, possuem cargas positivas, causando repulsão mútua entre eles, mas a força nuclear forte é capaz de mantê-los coesos, unidos no núcleo, mas...  

[pic 2]Fusão termonuclear no núcleo do Sol.

O núcleo do Sol é a região mais massiva e mais quente onde ocorrem as fusões termonucleares que proporcionam toda a energia que a nossa estrela produz. Essas reações liberam fótons de raios gama, que percorrem as partículas do Sol, perdendo energia ao longo do caminho e finalmente saindo do Sol como raios X, ultravioleta, luz infravermelha e visivel. A fusão nuclear ocorre devido à pressão gravitacional sobre o núcleo onde a temperatura chega a 15 milhões de graus Kelvin (15.000.000 Kº). Esta ”luta titânica” entre a gravidade e a fusão termonuclear obriga os elétrons a sair da eletrosfera sendo liberados dos núcleos atômicos de Hidrogênio, superando a força nuclear forte que mantém as partículas unidas. Portanto, o material não se comporta como um gás, mas como um plasma. Os núcleos de hidrogênio se colidem com a enorme pressão, e formam um átomo de hélio. A massa desse átomo é menor, e o restante é transformado em energia. Essa energia é transmitida pelo coração do Sol em forma de fóton. Para esse fóton vir para a Terra, ele passa por vários processos para atravessar as várias camadas do Sol, o tempo de trânsito de um fóton na superfície do coração é entre 10 000 e 170 000 anos, com colisões.  

[pic 3]A energia produzida pelo Sol equivale a 30 quatrilhões de vezes a potência gerada pela Usina de Itaipu. É como se milhões de armas nucleares explodissem em seu núcleo por segundo.

No início, o fóton começa a penetrar na zona de radiação de 300 000 km de espessura, a densidade é tão alta que ele tem dificuldades em se mover, colide com outras partículas: átomos de hidrogênio ionizado e hélio. Este trânsito caótico é chamado pelos cientistas de o passeio de fótons aleatórios, ele é absorvido por átomos e reeditado imediatamente. Na medida em que sobe à superfície do Sol, a densidade da matéria diminui, há menos colisões e interações, o avanço é muito menos complicado. Há mais de 200 000 km da superfície, ele entra na zona de convecção. O ritmo é acelerado, o fóton é empurrado para fora, auxiliado pelo borbulhamento do material. Cativado por enormes colunas de gás ele leva apenas 10 dias para atingir a superfície do Sol. Ele emerge nos gases da atmosfera solar. Então, leva oito minutos para cruzar os 150 milhões de quilômetros até a Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (425.7 Kb)   docx (371.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com