A Organização de Emergência
Por: Ivone Almeida • 27/9/2021 • Trabalho acadêmico • 781 Palavras (4 Páginas) • 98 Visualizações
Gestão da Prevenção: Estudo de caso
Nos dias de hoje, o sucesso das organizações está intimamente relacionado com as condições de trabalho que as entidades empregadoras providenciam aos seus colaboradores. Desta forma, as condições se Segurança e Saúde no Trabalho, tornam-se importantes para o aumento da motivação dos colaboradores, o que por sua vez, resulta num potencial aumento da competitividade, num aumento da produtividade, e na redução do absentismo com a diminuição de ocorrência de acidentes e doenças profissionais.
Analisando este caso, verifica-se que a empresa onde trabalha o Zé Manuel é uma pequena empresa onde ainda prevalece uma mentalidade focada para a produtividade, ignorando as condições de trabalho, independentemente de implicar riscos para a saúde ou mesmo a morte dos trabalhadores. A débil situação económica (devido à modernização no setor da construção) aliada aos poucos recursos humanos verificados nesta empresa pode ser um dos motivos para a baixa implementação de medidas de SST.
A primeira situação evidenciada nesta empresa pode ser a precariedade laboral evidenciada. Devido ao carácter temporário e instável da relação de trabalho, as entidades patronais não consideram compensador o investimento em formação e informação o que pode potenciar o contacto do trabalhador com situações perigosas decorrentes da atividade profissional. Seria importante dotar a empresa de recursos humanos estáveis e com formação adequada promovendo assim a satisfação e motivação dos trabalhadores.
Verifica-se também que o Zé Manuel já apresentava inúmeros cortes nas mãos. Tal acontece devido à falta de utilização de EPIs, nomeadamente luvas de proteção sempre que se justifique (ex: manusear a peça trabalhada, fixar a peça na máquina, etc), roupa de trabalho adequada, calçado de proteção, óculos de proteção e auriculares ou abafadores.
A idade avançada do Zé Manuel também pode ser considerada um fator de risco. O declínio relacionado com a idade afeta principalmente as capacidades físicas e sensoriais, que são relevantes, sobretudo, para o trabalho físico pesado. Redefinir funções, rotação das tarefas ou pausas mais frequentes podem ser algumas medidas a tomar pelas empresas mantendo os trabalhadores saudáveis e produtivos aliando assim, o conhecimento que já têm pela experiência e transmissão de conhecimentos.
É de salientar também a pressão exercida sobre o trabalhador por parte da chefia bem como a falta de apoio que esta demonstra relativamente à carga de trabalho excessiva aliada ao stress de ter de as 200 peças produzidas naquele período de tempo. Os riscos psicossociais decorrem de deficiências na conceção, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social tais como stress relacionado com o trabalho, esgotamento ou depressão. Seria importante adotar medidas preventivas individuais, de grupo ou a nível organizacional como por exemplo:
- Definir objetivos reais e atingíveis;
- Promover a formação e a informação
- Desenvolver programas de prevenção de riscos psicossociais e formar chefias intermédias e de topo
- Entre outros.
A liderança e envolvimento em SST é fraca ou inexistente. Na aquisição de uma máquina nova para um local de trabalho é necessário adequar a máquina nova ao local de trabalho e ao trabalhador para poder minimizar por exemplo possíveis riscos físicos ou ergonómicos. É de extrema importância formar e informar os colaboradores para que estes sejam capazes de identificar os riscos para a sua segurança e saúde e para os sensibilizar quanto ao cumprimento de procedimentos adequados para realização das tarefas inerentes ao posto de trabalho (utilização de equipamentos de proteção coletiva e individual). Aqui denota-se uma fraca responsabilidade da organização e do próprio trabalhador no que diz respeito às questões de segurança que a nova maquinaria iria acarretar. Seria importante para a empresa fazer uma avaliação de riscos para os poder eliminar ou minimizar.
...