A Organização Do Espaço Em Sala De Aula.
Trabalho Escolar: A Organização Do Espaço Em Sala De Aula.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andrea1972 • 26/3/2014 • 714 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
Universidade Paulista
UNIP
TG- Trabalho Em Grupo
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EM SALA DE AULA E AS SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Andréa Mendes de Godoy RA- 1141132
Alcione de Melo RA-1141121
Fernanda Cristina M. da Silva RA- 1141185
Janeide Alves dos Santos RA-1141181
Jocineide P. Rocha Lima RA-1141190
Polo de Cosmópolis, 2013
A busca pela educação de qualidade torna-se cada vez mais importante e nesse processo, a relevância da organização do espaço para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças não podem ser desconsiderada, já que contribui de forma efetiva para uma educação de qualidade.
O espaço educa seu planejamento nunca é neutro sua formalização reproduz as concepções de quem organiza. Logo a forma como se dispõem os móveis, os materiais, o modo como eles são ocupados pelos alunos, o modo como interagem, revelam a concepção pedagógica em uso. Do mesmo modo reflete o que pensa sobre o aluno e como deve ser seu processo educativo.
O espaço é vida é desafio tanto para o professor quanto para os alunos. Estuda-lo, buscar conhecer seu papel no contexto da educação é uma necessidade iminente. Conforme concebido e disposto, ele pode ser ou não um ambiente onde se pode criar, imaginar e construir, pode ser ou não para os alunos um lugar acolhedor, prazeroso e estimulante. Se o professor quer é participação e criatividade dos alunos é preciso organizar o ambiente, móveis, mesas e cadeiras, dentre outros recursos. Deve estar de modo que as atividades a serem desenvolvidas sejam favoráveis para a construção de novos conhecimentos. Normalmente encontramos salas de aula estruturadas por modelos tradicionais, carteiras dispostas lado a lado, voltadas é claro para a lousa, onde os alunos deveriam permanecer quietos e imóveis prestando atenção no discurso do professor, mas isso não é o que acontece e a tal indisciplina corre generalizada frustrando toda ação pedagógica intencional do professor. Quando reorganizamos o ambiente e passamos a trabalhar em grupo o professor acompanha o desenvolvimento das atividades mediando as ações, nesse contexto deixa de ser o centro das atenções e desloca o eixo da ação para construtiva e criativa para a aprendizagem do aluno.
Trabalhar em grupo melhora a interação entre os alunos, permite a realização de atividades variadas diminui a indisciplina e aumenta o nível de envolvimento.
É de extrema importância a organização desse espaço de acordo com a sala e as disciplinas a serem estudadas. Cabe ao professor essas mudanças dentro da sala de aula, proporcionando um ambiente adequado onde facilite a aprendizagem e mediação entre alunos e professores. Não existe uma definição de como deve ser a sala, existe sim uma flexibilidade desse espaço e uma coerência entre o plano e a função.
Forneiro (2008) refere-se ao espaço como conteúdo
...