A PEDAGOGIA E SUAS ESPECIFICIDADES
Dissertações: A PEDAGOGIA E SUAS ESPECIFICIDADES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katiacosta3837 • 28/10/2014 • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 1.458 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO.......................................................... 7
4 REFERÊNCIA 8
INTRODUÇÃO
Trataremos assuntos relacionados à Pedagogia que atualmente é desvalorizada por muitos.
Para compreendermos adequadamente a sua importância, os seus valores e a sua função na educação, faremos uma pequena súmula dos seus conceitos.
O pedagogo pode ser considerado um legítimo profissional da educação. Saviani nos auxilia em alguns significativos para a educação dizendo que:
A reflexão sobre os problemas educacionais nos leva à questão dos valores e objetivos da educação. Partindo de uma compreensão do homem no contexto situação, liberdade, consciência, referindo à realidade existencial concreta do homem brasileiro, pode-se enunciar esquematicamente objetivos gerais para a educação brasileira: educação para a subsistência , para a libertação, para a comunicação e para a transformação. Esta é a forma através da qual traduzimos em termos de Brasil, o significado da educação com promoção do homem. (SAVIANI, p.48).
Diante do exposto, sabemos que o pedagogo é responsável por avaliar, educar e orientar alunos no Ensino Infantil, Fundamental e Médio, administrando e supervisionando processos escolares em instituições públicas ou privadas, em funções de diretoria, coordenação e orientação pedagógica. O campo de atuação do profissional formado em pedagogia vai além da escola. É possível atuar em pesquisa nas áreas de tecnologia, educação a distância e desenvolvimento de materiais didáticos.
2 DESENVOLVIMENTO
A Pedagogia é a ciência da Educação, considerando que através do desempenho de que a realiza com eficiência o resultado é o saber.
A Pedagogia é uma disciplina que começou a se desenvolver no século XIX. Popularmente a pedagogia é vista como modo de ensinar. Transmitir o ensino de forma adequada utilizando técnicas de ensino.
Como educadores, para se construir um mundo melhor, é preciso investir muito cedo na formação do caráter do indivíduo e, através da educação, desenvolver seu estado físico e moral, assegurando sua sobrevivência no meio em que vive; preparando e motivando-o para atividades culturais num ambiente organizado e com responsabilidade.
Três pensadores que deixaram suas atribuições sobre educação até o dia atual. Foram os gregos: Sócrates (389-399 a.c), Platão (427-347 a.c) e Aristóteles (384-332 a.c).
Sócrates acreditava que o objetivo da educação era preparar o homem para o caminho da virtude e buscar a sabedoria.
Platão foi o principal discípulo de Sócrates e formou junto com ele as bases do pensamento ocidental. Segundo a concepção platônica, a educação deveria testar as aptidões dos alunos de modo que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação para se tornarem governantes.
Aristóteles planejou um sistema de ensino bem mais próximo do que praticava realmente na Grécia de então equilibrando entre as atividades físicas e intelectuais e acessíveis a grande número de pessoas.
É possível atuar em pesquisa nas áreas de tecnologia, educação a distância e desenvolvimento de materiais didáticos. As oportunidades para pedagogos também estão na rede hospitalar, educação corporativa e atividades de lazer, dentro do contexto de relações de aprendizagem e bem estar social.
No seu conceito restrito Pedagogia refere-se à habilidade que os educadores utilizam para partilhar seu conhecimento específico com o conteúdo de sua própria área.
Estas complexas junções entre habilidades e capacidades se completam no ensino profissional, que também incluem bagagens essenciais, disposições e compromissos que concedem aos educadores a prática de alto nível.
A terminologia provém do grego Paidós (criança) e Agein (conduzir), e podemos defini-la como a “ciência que estuda os processos formativos de todos os seres humanos” e essa ciência pertence ao campo das ciências sociais e ciências humanas.
A pedagogia é uma ciência e estuda diversos tema que se relaciona com a educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático.
A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais.
A Pedagogia firmou-se como correlação da educação é a ciência do ensino.
A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático.
O pedagogo é especialista em pedagogia; Aquele que ensina criança.
A pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta
...