A PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
Por: Gabriel Casciano • 4/12/2021 • Projeto de pesquisa • 2.472 Palavras (10 Páginas) • 631 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Gabriel de Azevedo Casciano
2148456
Polo Cachoeiro 2021
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD, referente ao curso de graduação em Matemática, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto.
Polo Cachoeiro 2021
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 04
- OBJETIVOS 05
- OBJETIVO GERAL 05
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS 05
- DESENVOLVIMENTO 06
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 06
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 07
- Ambientes e público-alvo 07
- Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos 08
- Propostas de ação e estratégias didáticas 08
- Tempo de duração do projeto e cronograma 09
- AVALIAÇÃO 09
- RESULTADOS ESPERADOS 10
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
O projeto tem como foco o dinamismo no ensino, fazendo com que os alunos participem mais durante as atividades, contribuindo assim para um melhor ensino. Os alunos, em geral, não apreciam a metodologia atual, com aulas, atividades sobre o assunto, correção e prova, os mesmos dão valor apenas a prova, que é atividade em que eles obtem nota, fazendo com que não desfrutem do aprendizado como um todo, e desvalorizem o estudo e as demais partes.
Com a evolução da tecnologia, ocorreu um aumento da velocidade e do dinamismo das coisas em geral, porém, o sistema escolar atual, ainda possui estratégias antigas, usando métodos que não geram interesse dos alunos e não estimulam sua vontade de participar do aprendizado de maneira ativa, com questionamentos e opiniões, gerando assim um aprendizado somentes baseado na memorização do que lhes foi apresentado.
Uma das partes do projeto possui uma prática que visa fortalecer a participação dos alunos durante o aprendizado, motrando para eles aplicações do conteúdo em seu dia a dia, fazendo com que os mesmos deem mais valor ao estudo, aumentando seu proveito durantes as aulas, e aumentando seu foco durante o aprendizado.
O projeto tem como base os alunos que frequentam a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “André Altoé”, localizada na rua André Altoé, Parada Cristal, Jerônimo Monteiro – ES, a escola recentemente passou por uma renovação e também possui um ginásio, e a padaria “ Padoca do Cateem” também localizada na rua André Altoé, Parada Cristal, Jerônimo Monteiro – ES, a padaria possui um ambiente conservado e artigos diversos, como pães, salgados, biscoitos, etc.
Este projeto de pesquisa dilimitou-se em trazer informações sobre como o dinamismo no ensino pode influenciar na qualidade do mesmo, e estimular os alunos para que eles participem como um componente ativo durante as aulas, tendo como referência o ambiente escolar: EMEF “André Altoé” e o ambiente não escolar: “Padoca do Cateem”.
O projeto possui como foco a educação básica, visando combater a falta de interesse dos alunos nos estudos, com a falta de compromisso dos mesmos em relação a realização das atividades propostas; a pouca partição dos estudantes durante o ensino, com poucos ou até mesmo nenhum questionamento durante o aprendizado; e a falta de foco durante as aulas, com conversas paralelas recorrentes e a disperssão dos alunos.
Tais práticas possuem impacto direto na construção de conhecimento dos alunos, gerando assim uma dificuldade de aprendizado, que pode vir a impactar negativamente o presente dos alunos na série em questão, e também pode impactar nas séries seguintes, tendo em vista o conhecimento raso que os mesmos desenvolveram, o projeto proposto propõe uma dinâmica de ensino, para que assim os alunos tenham uma nova experiência.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
O projeto tem como objetivo utilizar o dinamismo no ensino, para que os alunos da EMEF “André Altoé” aprendam os conteúdos propostos de maneira dinâmica, e utilizar exemplos do dia a dia para mostrar para os alunos aplicações dos conteúdos em questão, atribuindo assim uma aplicação direta aos conteúdos didáticos, fazendo com que os estudantes deem mais valor ao estudo, e aumentem sua participação e foco no mesmo, e observem os benefícios de se aprender tais matérias, como por exemplo a matemática, que está presente em diversas atividades, como: pagamento, saber o valor do troco, prestações, etc.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Fazer com que os alunos deem mais valor ao estudo
- Melhorar o processo de aprendizagem
- Melhorar a participação dos alunos durante as aulas
- Melhorar o foco dos alunos durante as aulas
- Conhecimento básico sobre alimentação
- Mostrar aplicações das matérias aprendidas em sala no dia a dia
- Despertar o interesse/curiosidade na relação entre as matérias aprendidas em sala e atividades do dia a dia
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
...