A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA E ENTALPHY
Ensaio: A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA E ENTALPHY. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diogogarciasm • 28/11/2014 • Ensaio • 757 Palavras (4 Páginas) • 337 Visualizações
LISTA DE EXERCÍCIOS 3 – PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA E ENTALPIA
1) Escreva o que entende pela 1a LEI DA TERMODINÂMICA e mostre uma equação para o seu cálculo.
2) Um cilindro com êmbolo móvel contém 5 kg de vapor d’água saturado à temperatura de 250°C com título 0% (líquido saturado). Calor é então fornecido à pressão constante até que todo o líquido desapareça (100% de vapor seco, título 100%).
a) Faça um diagrama T-V e outro p-V para esse processo;
b) Determine a pressão de saturação para essa temperatura;
c) Determine a temperatura, a pressão, o volume específico e a energia interna específica do estado inicial (líquido saturado);
d) Determine a temperatura, a pressão, o volume específico e a energia interna específica do estado final (vapor seco);
e) Calcule a variação de volume específico e de volume total durante o processo;
f) Calcule o trabalho total realizado no processo;
g) Calcule a variação na energia interna total durante o processo;
h) Calcule o calor recebido pela água no processo.
3) a) Qual a variação no volume específico de 1 kg de água durante sua vaporização (passagem de líquido saturado, x = 0%, para vapor seco, x = 100%) sob uma pressão constante igual a 1,0 MPa?
b) Qual a variação no volume total?
c) Qual o trabalho realizado?
d) Qual a variação na sua energia interna total?
e) Qual o calor necessário para que essa vaporização ocorra?
f) O que aconteceria se fosse fornecida apenas a metade desse calor?
4) Qual o trabalho realizado por 10 kg de vapor ao passar de 300°C para 600°C sob pressão constante de 5,0 MPa? Qual a variação na sua energia interna total? Qual o trabalho realizado? Quanto calor deve ser fornecido ao vapor nesse caso?
5) Qual o trabalho realizado por 1 kg de um vapor d'água quando ele passa de 500°C à pressão de 2,0 MPa para 100°C sob pressão constante? Qual a variação na energia interna total nesse caso? Qual a quantidade de calor que deve ser fornecida ao vapor para que isso ocorra?
6) Um cilindro com êmbolo contém 100 kg de vapor úmido a 225°C, título de 10%. A que pressão ele se encontra? Qual será a variação na sua energia interna total se sua temperatura passar para 350°C, mantendo a mesma pressão? (Considere só uma casa decimal no valor da pressão.) Qual o trabalho realizado nesse caso, se a pressão for mantida constante durante todo o processo? Quanto calor deve ser fornecido ao vapor nesse caso?
7) Em um cilindro com êmbolo móvel, 100 kg de vapor d'água úmido a 1,0 MPa, com título de 30%, recebem calor e passam para 400°C e 5 MPa. Qual a variação na sua energia interna total. Sabendo que a pressão aumentou linearmente, calcule o trabalho realizado? Quanto calor deve ter sido fornecido ao vapor nesse processo?
8) Em um CICLO termodinâmico, o estado
...