A PRODUÇÃO AUTÔNOMA
Por: OlgaAoki • 9/7/2019 • Projeto de pesquisa • 1.012 Palavras (5 Páginas) • 199 Visualizações
MANUTENÇÃO AUTÔNOMA
MOGI GUAÇU – SP
2019
MANUTENÇÃO AUTÔNOMA
Trabalho de produção curso Ingredion para complementação da nota da avaliação do 1°Bimestre.
MOGI GUAÇU – SP
2019
SUMÁRIO
1. RESUMO 4
2. INTRODUÇÃO: O QUE É MANUTENÇÃO AUTÔNOMA? 5
3. QUAL SUA RELAÇÃO COM A TPM? 5
4. OS SETE PASSOS PARA A IMPLANTAÇÃO 6
4.1. Limpeza Inicial 6
4.2. Eliminar as fontes de sujeira e locais de difícil acesso: 7
4.3. Padrões de Limpeza e Inspeção: 7
4.4. Inspeção Geral: 7
4.5. Inspeção Autônoma: 7
4.6. Organização e Ordem: 8
4.7. Consolidação da Manutenção Autônoma: 8
5. CONCLUSÃO: 9
6. BIBLIOGRAFIA: 9
RESUMO
A Manutenção Autônoma tem como conceito um ensinamento estruturado para aumentar os níveis de habilidade dos funcionários de determinada empresa ou associação, para que possam entender, gerenciar e melhorar seus equipamentos, máquinas e processos. O objetivo principal é mudar a mentalidade de seus operadores de serem reativos ao trabalho e serem mais pró-ativos, para assim, conseguir condições ideias, eliminando e evitando desperdícios, falhas e prejuízos.
INTRODUÇÃO: O QUE É MANUTENÇÃO AUTÔNOMA?
A manutenção autônoma consiste em capacitar a mão-de-obra operária para o emprego de simples técnicas de manutenção, zelando por máquinas e equipamentos, detectando eventuais problemas futuros, que vão desde limpeza e lubrificação até ajustes e regulagens de máquinas mais específicas. Os seus principais objetivos são eliminar fontes de falhas a partir da geração de iniciativas do funcionário, fazendo com que ele tenha liberdade para autogerenciar essa produção, além de produzir em quantidade e qualidade.
QUAL SUA RELAÇÃO COM A TPM?
A Manutenção Produtiva Total (TPM - Total Productive Maintenance) tem por objetivo aumentar a eficiência e alcançar a total potencialidade dos equipamentos por meio de um conjunto de atividades de gerenciamento dos equipamentos.
[pic 1]
Um pilar do TPM é o de manutenção autônoma, dentre os 8 pilares existentes. A manutenção autônoma é uma das principais responsáveis pela consolidação do TPM e pela mudança de cultura necessária para o sucesso.
OS SETE PASSOS PARA A IMPLANTAÇÃO
O primeiro passo antes da implantação da manutenção autônoma é a necessidade de um pré-requisito fundamental conhecido como a base da TPM: O programa 5S. Uma gestão de qualidade que visa melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade, tomando por base cinco sensos, que são:
- Utilização;
- Organização;
- Limpeza;
- Bem estar;
- Autodisciplina.
Implementado o programa 5S, veja como acontece os 7 passos:
Limpeza Inicial
Nesse primeiro passo, é necessário realizar uma limpeza e ordenação em todos os equipamentos e objetos que estão à vista. é gerado um maior conhecimento e zelo por parte do operador pela máquina.
Eliminar as fontes de sujeira e locais de difícil acesso:
O objetivo principal é diminuir a limpeza frequente. Além disso, deve-se realizar uma limpeza nos equipamentos que não estão à vista. Se necessário, é possível fazer alterações de layout para facilitar a operação e a manutenção.
Padrões de Limpeza e Inspeção:
Nessa etapa, busca-se padronizar os processos de limpeza e inspeção, devem ser escritos de forma clara e detalhada e fixados em um local com boa visualização e próximo ao equipamento. Dessa forma, ficam claras para o operador as suas responsabilidades.
...