A Participação Dos Jovens Na Sociedade .
Artigo: A Participação Dos Jovens Na Sociedade .. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liiiiv • 17/9/2013 • 450 Palavras (2 Páginas) • 662 Visualizações
É de fundamental importância a participação do jovem e adolescente na sociedade . Hoje é bem comum ver um jovem atuando ativamente no meio em que vive , não só votando mais também lutando pelos seus direitos de cidadão.
A internet tem sido uma arma poderosa nas mãos dos jovens , pois através dela é possível mobilizar inúmeras pessoas e fazer com que elas apoiem seus ideias , como houve a pouco tempo no Egito com manifestações contra a ditadura , e no Brasil as manifestações foram contra o aumento na tarifa de transporte publico .
Mesmo com inúmeros instrumentos poderosos em mãos , ainda há uma pequena parcela de jovens que estão acomodadas pelo pensamento negativo de que nada de que fizerem terá um impacto positivo na sociedade . Este pensamento negativo está ligado muita das vezes a falta de encorajamento do meio em que vive e frequenta .
O jovem na sociedade
Não raras vezes, vemos estudantes na rua a protestar. A protestar contra as propinas, contra os exames, contra as aulas... Têm obviamente legitimidade e não podem esperar que venham os outros lutar pelos seus direitos se eles próprios não os fizerem. Não me parece é que consigam na sociedade a credibilidade de que necessitam, se continuarem a lutar só por si e nunca contra os problemas da sociedade.
As grandes evoluções das sociedades ocorrem com os jovens, sempre assim foi e continuará a ser. O caminho nunca é fácil, mas tem de ser feito. A sociedade por que hoje lutarmos será aquela em que viveremos no futuro. Aquela em que teremos ou não emprego, aquela em que educaremos os nossos filhos. Temos em Portugal bons exemplos da participação dos jovens na sociedade, com o 25 de Abril que hoje toda a sociedade reconhece como um grande passo para o país (com algumas falhas, é certo), dado pelos jovens. Noutros países temos outros exemplos como Tiananmen, ou agora as manifestações na Venezuela. E não estou a apelar a nenhum golpe de estado nem sequer a chamar o que quer que seja aos nossos governantes, isso deixarei para outros locais.
Estou apenas a dar exemplos de intervenção efectiva dos jovens, nos problemas que afectam a sociedade e não só naqueles que lhes são específicos. É esse o caminho para a credibilização da classe estudantil, mas também para um país melhor. A participação não terá de ser nas ruas, pode ser em qualquer local de intervenção cívica, mas tem que deixar de ser egoísta e ser cada vez mais uma luta pelas causas da sociedade.
Apelo então às Associações Académicas para que mais façam o seu melhor, não só por um melhor Ensino Superior, mas por um melhor Portugal.
...