A Pesquisa Acadêmica
Por: Adriele_Luize • 20/9/2021 • Artigo • 2.375 Palavras (10 Páginas) • 117 Visualizações
TRILHA 01: PROJETO EXPERIEMENTAL – A PESQUISA ACADÊMICA
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Os projetos experimentais consistem em trabalhos teórico-práticos desenvolvidos a partir de metodologias científicas específicas que possibilitam a demonstração do nível de aprendizado do aluno e a sua capacidade de experimentar, desenvolver e empreender uma pesquisa aplicada a temas pertinentes ao Curso que está matriculado e podem ser realizados como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), divididos nos componentes curriculares de Metodologia Científica e Projeto Experimental I e II, elaborados nos módulos de cada curso.
O objetivo dos projetos experimentais é levar o aluno a vivenciar a atuação na área do curso através de alguns passos:
Proporcionar ao aluno a oportunidade de exercitar sua habilidade teórico-prática, pois estará vivendo várias situações, onde uma lhe chamará atenção e ele irá desenvolver um estudo direcionado, propondo levantamento bibliográfico e coleta de dados reais para posterior avaliação e conclusão.
Completar o processo de ensino-aprendizagem, através do relacionamento dos conhecimentos adquiridos em disciplinas isoladas.
Apresentar um bom experimento que marcará a passagem da vida de aprendiz para a vida profissional.
Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar àquela de caráter profissionalizante às constantes inovações tecnológicas e às políticas socioeconômicas a qual estão sujeitos.
Servir como incentivo para o desenvolvimento do potencial profissional de cada um, favorecendo o surgimento de profissionais empreendedores, capazes de adotar posturas baseadas em conhecimentos técnicos – científicos, após viverem a realidade da profissão.
O Projeto Experimental para conclusão dos cursos Técnicos do CETEP será elaborado durante os módulos constantes em cada matriz curricular correspondente ao curso em que o aluno estiver matriculado, em grupos de três a cinco alunos.
CETEP RECONCAVO II ALBERTO TORRES PROFESSORA: MARISETE ANDRADE
DISCIPLINA: PROJETO EXPERIMENTAL I (PROJEX I) MÓDULO: 2.2 EPI DATA: ___/___/___
CURSOS: ADMINISTRAÇÃO; AGROPECUÁRIA; INFORMÁTICA; NUTRIÇÃO; SECRETARIADO (MATUTINO)
ADMINISTRAÇÃO; AGROPECUÁRIA; ANÁLISES; INFORMÁTICA (VESPERTINO)
ALUNO/ALUNA: _________________________________________________ CURSO/TURNO: ____________
O componente Projeto Experimental I desenvolverá o pré-projeto, o qual será entregue no final do Módulo II e comporá a nota final do componente acima citado. O pré-projeto dará início ao trabalho de pesquisa, o qual planejará o desenvolvimento do projeto, cada trabalho será acompanhado pelo professor orientador, deverá ser elaborado em até 6(seis) páginas.
No componente Projeto Experimental II do curso os alunos deverão, conforme cronograma estipulado pelo professor da disciplina, iniciar a elaboração do seu Projeto Experimental para a apresentação final e conclusão do curso Técnico.
1 BASES DO PROJETO EXPERIMENTAL – PESQUISA ACADEMICA OU PESQUISA CIENTIFICA?
Você sabe o que é pesquisa acadêmica? Sabe diferenciá-la da pesquisa científica? E o que elas tem a ver com projeto experimental? Pode parecer mais um termo complexo de aprender e absorver, mas é um conhecimento muito importante para abrir seu caminho na vida acadêmica. A principal forma de se entender a pesquisa acadêmica é diferenciando-a da científica. Vejamos.
Uma pesquisa é um trabalho de investigação que um indivíduo realiza com a intenção de descobrir algo. Enquanto a pesquisa científica tem como foco o desenvolvimento de uma tecnologia ou descoberta dentro das ciências, a acadêmica pretende que o realizador aprenda algo sobre o assunto pesquisado. É por isso que o nome dado é pesquisa acadêmica: a intenção é que a pessoa se aprofunde na academia, sejam professores ou alunos. A pesquisa acadêmica é um exercício de estudo e aprendizado em primeiro lugar, mas não deixa de ser um esforço para acrescentar algo ao mundo. É a partir desse estudo que as ideias científicas podem surgir.
1.1 Benefícios e desafios da pesquisa acadêmica
1.1.1 Pesquisa acadêmica. Durante a vida escolar, diversas atividades extraclasse geram impacto na vida profissional. A pesquisa acadêmica é uma das mais importantes. Afinal, tanto quem deseja seguir carreira na área como quem tentará concursos públicos e empregos pode se beneficiar de um trabalho científico bem realizado enquanto estudante. Ao longo deste texto, apresentamos a pesquisa acadêmica, tiramos dúvidas e explicamos como realizar um trabalho de qualidade nessa área.
1.1.2 O que uma pesquisa acadêmica tem de diferente? A pesquisa faz parte do nosso cotidiano desde muito cedo. Quer seja no Ensino Fundamental, quer seja no Ensino Médio, sempre tivemos uma parte da nota composta por trabalhos, redações, apresentações e atividades complementares, não é mesmo? Logo, o que a pesquisa acadêmica tem de diferente?
1.1.3 Objetivo da pesquisa acadêmica. Podemos começar pela finalidade. Quando fazíamos trabalhos na escola, o objetivo era demonstrar nosso conhecimento sobre um determinado assunto. Por exemplo, um trabalho sobre o ciclo de reprodução dos mamíferos será avaliado com 10 se descrevermos o que está nos livros de Biologia com as nossas palavras.
Já a pesquisa acadêmica tem como alvo suprir uma necessidade de conhecimento, ou seja, partimos de um problema. No exemplo anterior, a finalidade não seria demonstrar que entendemos o ciclo reprodutivo, mas encontrar uma ou algumas questões nesse assunto e ir atrás das respostas.
1.1.4 Pensamento crítico e profundidade. Nesse sentido, o pensamento crítico é muito mais exigido do que em um trabalho. Para entregar respostas para as questões, o pesquisador analisa
as causas e fundamentos dos fenômenos estudados. Por esse motivo, o resultado é muito mais aprofundado.
1.1.5 Destinatários e formatação. Outra característica é que, enquanto os trabalhos se destinam ao avaliador, a pesquisa acadêmica está voltada para toda a comunidade científica. Não à toa, a formatação deve seguir padrões, que, no Brasil, são definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Vale ressaltar que, anualmente, várias instituições de ensino e faculdades montam apostilas sobre as normas da ABNT para publicação
...