A Pesquisa Social
Por: emanuely21 • 28/8/2021 • Trabalho acadêmico • 767 Palavras (4 Páginas) • 142 Visualizações
DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Ed. Vozes, 2002, p.31-50.
FICHAMENTO
A fase exploratória da pesquisa antecede o início do projeto, pois constrói as questões base que irão nortear todo o seu desenvolvimento, podendo então ser colocada como uma etapa indispensável e também a mais importante (p.31).
Será então necessário, segundo Deslandes que, a investigação seja realizada em determinadas etapas:
- A escolha do tópico de investigação;
- A delimitação do problema;
- A definição do objetivo e dos objetivos;
- A construção do marco teórico conceitual;
- A escolha dos instrumentos da coleta de dados;
- A exploração de campo (DESLANDES, 2002, p.32).
Deixar de organizar a fase exploratória de elaboração poderá tornar a pesquisa pobre, o que consequentemente irá dificultar todo o processo de investigação e desenvolvimento do projeto (p.32).
Esta fase de exploração poderá ser considerada concluída, conforme afirma a autora, quando:
[...] o pesquisador definiu seu objetivo de pesquisa, construiu o marco teórico conceitual a ser empregado, definiu os instrumentos de coleta, escolheu o espaço e o grupo de pesquisa, definiu a amostragem e estabeleceu estratégias para a entrada de campo (DESLANDES, 2002, p. 32).
Portanto, o projeto de pesquisa poderá ser considerado como o guia que indicará o caminho que deverá ser seguido no decorrer da investigação, sendo por tal motivo, indispensável que no decorrer do seu desenvolvimento seja (p.35):
1) definido o tema indicando a área de interesse que será investigada, definido o problema ou o objetivo da pesquisa elaborado de uma maneira mais aprofundada ao tema considerando as suas variáveis, sendo este individualizado e específico, podendo ser formulado como um questionamento, devendo ser claro e preciso considerando-se a sua originalidade, relevância, possibilidade de sua execução, tempo disponível para a investigação e a disponibilidade de recursos financeiros (p.37-39).
2) definida uma base teórica e conceitual através de uma busca científica sendo imprescindível que sejam abarcados de maneira clara pressupostos teóricos e conceituais que serão utilizados, sendo relacionada a ideia original do autor com o problema em questão (p.40).
3) formuladas hipóteses, relacionando as ideias do pesquisador com a realidade, sendo então respostas provisórias para o problema pesquisado, na maioria das vezes levantada mais de uma hipótese. Para que sejam aplicáveis deverão ser claras, específicas não podendo serem construídas apenas sobre valores morais e o mais imprescindível, deverá ser sustentada por uma teoria (p.40-41).
4) elaborada uma justificativa, baseada nas experiências do pesquisador em relação ao problema investigado, devendo responder aos motivos que o levaram a realizar tal pesquisa, qual a contribuição, intervenção ou então, solução para o problema pesquisado (p.42).
5) formulado um objetivo principal que deverá ser mais amplo e relacionado com os demais objetivos específicos, sendo estes alcançados no decorrer da pesquisa (p.42).
6) a delimitação metodológica pode ser considerada uma das partes mais complexas, pois irá contemplar tanto a fase exploratória realizada em campo assim como serão definidos todos os procedimentos que serão utilizados na análise dos dados coletados. Terá como seus principais elementos a definição da amostragem; a coleta de dados; a organização e a análise de dados (p.42-44).
...