A Política Social No Neoliberalismo.
Trabalho Universitário: A Política Social No Neoliberalismo.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luce82 • 24/11/2013 • 206 Palavras (1 Páginas) • 423 Visualizações
A crise é estrutural e intrínseca; é parte necessária do próprio desenvolvimento capitalista e não uma "doença" transitória. "Os ciclos em que se move a indústria moderna são estabilidade, animação crescente, prosperidade, superprodução, craque, estagnação, estabilidade. Começam a aparecer aqueles ciclos que desembocam sempre numa crise geral, o fim de um ciclo e o começo de outro. Até agora a duração desses ciclos é de dez ou onze anos, porém, este período é variável o período dos ciclos se irá encurtando gradualmente. O enorme poder de expansão do sistema fabril e sua dependência do mercado mundial geram necessariamente uma produção em ritmo febril, seguida de abarrotamento dos mercados que, ao se contraírem, ocasionam um estado de paralisação. A vida da indústria se converte numa sequência de períodos de atividade moderada, prosperidade, superprodução, crise e estagnação.
Surgem assim as cíclicas crises de superprodução e de superacumulação.
Uma crise de superprodução é, segundo Mandel , uma interrupção do processo de reprodução ampliada de capital ocasionada por uma queda na taxa de lucro, determinando redução dos investimentos e do nível de emprego.
A crise de superacumulação representa o período em que o excesso de capital é de tal ordem que não pode ser investido completamente, garantindo a taxa de lucro esperada.
...