A Preocupação com o meio ambiente e com o crescente desenvolvimento econômico
Por: lidiaky • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 3.643 Palavras (15 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
NOME DO POLO
2º SEMESTRE
EDSON RODRIGUES SOARES
RA 8979238137
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II
RELATÓRIO FINAL
PROFESSOR-TUTOR EAD ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO
LIMEIRA/SP
2014
EDSON RODRIGUES SOARES
RA 8979238137
ENSAIO ACADÊMICO - DE QUE MANEIRA AS ORGANIZAÇÕES ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO PODEM SE ANTECIPAR AOS IMPACTOS CAUSADOS NO MEIO AMBIENTE POR MEIO DA ATIVIDADE FIM DA ORGANIZAÇÃO. COMO O DIREITO EMPRESARIAL ATUA EM RELAÇÃO ÀS RESPONSABILIDADES DA ORGANIZAÇÃO NESTA ÁREA?
Projeto Interdisciplinar II apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, no Curso de Tecnologia em Marketing da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do Professor-Tutor a Distância André Luís Negretto Florindo.
LIMEIRA/SP
2014
RESUMO
A Responsabilidade Social das empresas é uma forma de gestão de como elas se relacionam com Direito Empresarial e ambiental nos diversos segmentos do ordenamento jurídico. Por se tratar de uma prática empresarial de concessão de benefícios a consumidores que demonstrarem redução de impactos ambientais, um ótimo exemplo desta complexidade de normas discutidas e também de atitudes públicas e privadas em prol da sustentabilidade. No atual momento em que vivemos, as empresas estão buscando outra fonte de parâmetro para se destacar no mercado, o zelo com o meio-ambiente, ou a chamada sustentabilidade empresarial. Auxiliando assim, este novo seguimento, o direito ambiental, que é extremamente necessário para a fiscalização dos atos humanos em relação à degradação da natureza, essencial a nossa sobrevivência. As empresas antes consideradas poluidoras, hoje buscam um diferencial, ser ecologicamente correta, com finalidade de conseguir maiores fatias do mercado de consumo e ainda minimizando o impacto ambiental. O objetivo deste trabalho é refletir a respeito do papel desempenhado pelas empresas na realização das atividades do Estado relacionadas com a prestação dos direitos sociais e sua função social. Em tempos remotos elas eram tidas como meros instrumentos para agrupar diversas pessoas em operações coordenadas por poucos, com a finalidade de substituir os trabalhos manufatureiros ou o mero escambo para transformarem a sociedade e suprir esta de todas as suas necessidades, fornecendo os mais variados bens e serviços que se pode imaginar. Os administradores passaram a preocupar-se mais com as pessoas e o meio em que interagem. A responsabilidade empresarial em relação ao meio ambiente deixou de ser apenas uma postura frente às imposições para transformar-se em atitudes voluntárias, superando as próprias expectativas da sociedade. A gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial. Naturalmente, não se pode afirmar que todos os setores empresariais já se encontram conscientizados da importância da gestão responsável dos recursos naturais. A empresa que não buscar adequar suas atividades ao conceito de desenvolvimento sustentável está fadada a perder competitividade em curto ou médio prazo.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. SITUAÇÃO PROBLEMA 5
2. ENSAIO ACADÊMICO 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
A preocupação com o meio ambiente e com o crescente desenvolvimento econômico a questão ambiental passou a sofrer um impacto negativo significativo. Havia uma exploração desordenada dos recursos naturais e do despejo aleatório de resíduos na natureza. Esse processo contribuiu para que em maiores proporções fizesse aumentar o aceleramento da globalização, processo de integração das economias e das sociedades dos diversos países com fortes efeitos sobre os sistemas produtivos, hábitos de consumo das populações, e com o crescimento descontrolado da população, tornando alarmante a crise ambiental planetária.
A evolução da raça humana e do planeta pode estar em risco devido a falta de consciência e na crença de que jamais se esgotará as fontes e os recursos e naturais, visando somente pelo lucro. As atitudes irresponsáveis contribuem para degradação do planeta. Na atualidade, muito são os problemas ambientais, como escassez de água potável, aquecimento planetário, buraco na camada de ozônio, desertificação, desmatamento, extinção de espécies, falta de tratamento dos resíduos industriais, acúmulo de lixo urbano e vazamento de petróleo. O meio ambiente ecologicamente equilibrado é uma questão que deveria se tornar uma preocupação de todos, uma vez que está preservado nas suas condições naturais repercutem positivamente em todas as áreas da vida humana.
Não é ético que uma empresa tenha lucros à custa da degradação do meio ambiente e da qualidade de vida da coletividade. E as atividades econômicas potencialmente causadoras de impactos ao meio ambiente precisam estar sujeitas ao controle pelo Poder Público. Entre os mecanismos estatais para o controle dos impactos ambientais podemos dizer que o mais eficaz é o licenciamento ambiental.
Por meio desse instrumento a Administração Pública estabelece em documento as condições e os limites para o exercício de cada uma das atividades potencialmente causadoras de impacto ao meio ambiente.
...