A Princesa e o Sapo
Por: Aione Figueiredo • 31/7/2023 • Ensaio • 3.481 Palavras (14 Páginas) • 81 Visualizações
A PRINCESA E O SAPO
*Palco Elite*
(Adaptação Aione Figueiredo)
PERSONAGENS
TIANA
NAVEEN
BRUXO SOMBRA
MAMA ODI
RAY
CHARLOTTE
LAWRENCE
MARILOU
MARIANNE
JIBÓ A JIBÓIA
NARRADOR
MENINO A
MENINO B
MENINA A
MENINA B
CAÇADOR A
CAÇADOR B
CAÇADOR C
VAGALUME A
VAGALUME B
VAGALUME C
VAGALUME D
VAGALUME “CÃO”
CENA 1
Palco escuro. Toca a música tema, estilo Nova-Orleans. Após cinco segundos, uma luz clara ilumina o centro do palco. Há uma cadeira, uma mesa com pratos e uma panela na esquerda do palco. Há uma bola e uma cadeira de praia no lado direito do palco. No centro do palco há uma cadeira e um livro colorido. NARRADOR e se senta na cadeira, pegando o livro. MENINO A, MENINO B, MENINA A e MENINA B entram e se sentam no chão de lado. Enquanto o fazem, a música abaixa seu volume gradualmente.
NARRADOR abre o livro e começa a ler.
NARRADOR : “Exageros não fazem bem, sabia? Tem gente aí que não dá valor ao que tem, e só quer saber de brincar.”
A direita do palco fica iluminada em amarelo, enquanto a esquerda, em penumbra. Da direita, entra NAVEEN, feliz e sorridente, que passa a brincar com a bola enquanto o NARRADOR fala. Após, ele coloca os seus óculos escuros e toma sol na cadeira de praia, relaxando.
NARRADOR
“Era uma vez um príncipe chamado Naveen, vindo de uma terra distante. Ele era bonito, simpático e inteligente, mas não gostava de trabalhar: só de brincar e relaxar. Era desobediente e fugia de todas as suas responsabilidades. Que coisa feia né, não querer nada da vida!
LAWRENCE entra em cena e, meio irritado, cutuca NAVEEN, que finge que não está sentindo.
LAWRENCE
“Meu príncipe...” Breve pausa. Lawrence aumenta o tom de voz “Meu príncipe.” Breve pausa. Lawrence passa a gritar: “Meu príncipe!”
NAVEEN pula da cadeira, assustado.
NAVEEN
(Fingindo simpatia)
“Ow, Lawrence! Bom te ver meu amigão!” (Breve Pausa). “Diz aí, conseguiu que mamãe e papai renovassem a minha mesadinha?”
LAWRENCE
(Irritado)
“Sinto muito, príncipe Naveen, mas eles não irão fazer isso até verem que você se tornou responsável. Talvez se o senhor estudasse, ou, não sei arrumasse um emprego.”
NAVEEN se sobressalta, como se a palavra “emprego” o assustasse.
NAVEEN
“Tá maluco, Lawrence, amigão! Eu não sou feito pra isso... você sabe como é!”
LAWRENCE
(Revirando os olhos)
“Sim, imaginei que diria isso.”
NAVEEN
(Preocupado)
Mas então, o que fazer? Como eles podem voltar a me achar responsável sem que eu precise me esforçar como alguém normal?
LAWRENCE
(Maquiavélico)
“Há uma opção, meu príncipe... Entenda, eu tenho um amigo na América, muito rico! Sabe, a filha dele tem a sua idade, e...
LAWRENCE sussurra o resto no ouvido de NAVEEN, que arregala os olhos.
NAVEEN
(Incrédulo)
Casar?!
A luz da direita se apaga, e, na esquerda, projeta-se uma luz fica azulada. NAVEEN e LAWRENCE saem de cena. Da esquerda, surge TIANA, cansada e com pressa, que passa a limpar a mesa, conferir a panela e ir de um lado para o outro enquanto o NARRADOR fala.
NARRADOR (CONT.)
“Do outro lado do mundo, havia uma garota linda, batalhadora e inteligente chamada Tiana. Tiana não parava quieta, trabalhando 24h por dia! Ela só queria saber de trabalhar, trabalhar e trabalhar. Ela foi até perdendo amigos, no meio do caminho; ficou até doente de tanto trabalhar.”
TIANA se senta na cadeira, exausta. Ouve-se o som de uma campainha. TIANA suspira, se levanta e atende a porta. CHARLOTTE entra, animada e elétrica, seguida das irmãs MARILOU e MARIANNE, de mãos dadas.
CHARLOTTE
“Tiana, meu amor! Você não sabe das boas novas!”
MARILOU E MARIANNE
“São fantásticas!”
TIANA
“Charlotte! TIANA a cumprimenta. Após, abraça as irmãs Marilou, Marianne? Vocês aqui, nesse lado da cidade? O que houve?!
CHARLOTTE
É incrível! Vou me casar! Um príncipe, Ti, um príncipe vai me pedir em casamento!
MARILOU
“Lote é sortuda!”
MARIANNE
“Boatos que é um bonitão!”
TIANA
Um príncipe, é? Bem, era o seu sonho de criança ser uma princesa!
CHARLOTTE
Sim! Papai me arrumou um príncipe, que nem quando eu pedi um pônei! E você, meu amor, está convidada para o meu baile de noivado. Será glorioso!
TIANA
(Feliz)
Parabéns Lote! E quando será?
CHARLOTE
Sábado à noite!
TIANA fica triste e sem graça.
TIANA
Poxa Lote... é o meu turno extra. Não sei se vou conseguir ir. Sem esse turno, não consigo juntar pra investir no meu futuro restaurante.
...